sábado, 10 de março de 2012

36 horas em Bruges, Bélgica

Bruges é retratada na comédia de humor negro
 
 "Na Mira do Chefe" (2008) como uma cidade de conto de fadas tão sem graça que quase enlouquece o personagem de Colin Farrell. "Talvez o inferno seja isso: passar o resto da eternidade em Bruges", ele conclui na cena final do filme (quer dizer, na versão permitida para menores). Na verdade, a charmosa capital de Flandres Ocidental, no noroeste da Bélgica, é tranquila, sim, com cisnes deslizando pelos canais medievais, vielas cheias de lojinhas de presentes e cafés sossegados _ mas a cidade tem muito a oferecer, como os restaurantes ambiciosos dirigidos por chefs jovens e chocolaterias criativas de profissionais audaciosos. Museus novos e reformados estão abrindo as portas e, à noite, os pubs oferecem as melhores cervejas belgas da região. Inferno? Acho que não.
Sexta-feira, 15h30
Passeio no País das Maravilhas
Grande parte do encantador centro da cidade parece mesmo cenário de um conto de fadas, com pontes de pedra sobre canais pitorescos e mansões em ruas de pedra. Para admirar as partes mais belas desse verdadeiro país das maravilhas medieval, caminhe ao longo do canal Dijver, que serpenteia pela cidade, terminando o passeio na Markt, a praça principal dominada pelo campanário do século XIII. Os mais cheios de energia podem subir os 366 degraus da escadaria da torre para admirar a vista da cidade, mas antes é melhor exercitar a capacidade da panorâmica de sua câmera no chão mesmo _ clicando o prédio do tribunal, em estilo neogótico, o próprio campanário e os edifícios exóticos que circundam a praça.
17h00
Degustação de chocolate
Com uma concentração absurdamente alta de chocolaterias na cidade, a impressão que se tem é que há bandejas de trufas e pilhas de pralinê em todas as vitrines. Se for sucumbir à tentação, escolha as opções mais criativas como a loja de Dominique Persoone, a Chocolate Line (Simon Stevinplein 19; 32-50-34-10-90; thechocolateline.be), onde vai encontrar combinações exóticas como ganache amargo com vodca, maracujá e limão. Já a novidade BbyB (Sint-Amandsstraat 39; 32-50-70-57-60; bbyb.be) aposta no sabor sem truques. Inaugurada em outubro de 2010, a loja, elegante e toda em branco, está lotada de barras simples de chocolate belga acondicionadas em caixas numeradas _ assim, a No. 15 é ao leite, nozes e babelutte (um caramelo popular na região) e a No. 50 tem chocolate amargo, kumaru e limão siciliano.
20h00
Três estrelas brilhantes
O novo buchicho no mundo da gastronomia belga não envolve nem chocolate nem cerveja, mas o elegante restaurante Hertog Jan (Torhoutsesteenweg 479; 32-50-67-34-46; hertog-jan.com), que, em novembro, recebeu a terceira estrela do guia Michelin, tornando-se assim o terceiro do país a receber a honraria. Se você conseguir reservar uma mesa em seu salão minimalista, pode se preparar para degustar os pratos bonitos do chef Gert De Mangeleer _ que vão desde as vieiras com tutano de vitelo, lâminas de tupinambo e pequeninas porções de ovas de arenque, até um carneiro suculento servido com nabo, limão e murta. O menu degustação inclui cinco pratos e sai por 115 euros ou US$ 150 (a US$ 1,30 para o euro) , fora as bebidas.


 http://nytsyn.br.msn.com/viagem/36-horas-em-bruges-b%C3%A9lgica

Nenhum comentário:

Postar um comentário