domingo, 11 de março de 2012

Alemão cria conexão de internet que usa a luz de lâmpadas

No futuro, dados de smartphones e tablets serão transmitidos pela luz de um quarto

   Se você estiver usando internet sem fio em uma loja de café, roubando do vizinho ao lado, ou competindo pela banda larga em alguma conferência, você provavelmente vai ficar frustrado com a lentidão da conexão. Mas e se fosse possível usar outras ondas para surfar na internet?

Pois a solução já existe, afirma o site de tecnologia Good Technology. A descoberta é de um físico alemão, Harald Haas, que surgiu com uma solução que ele batizou de "dados por meio de iluminação", levando o envio de dados através de uma lâmpada LED, cuja intensidade varia mais rápido do que o movimento do olho humano. É a mesma ideia por trás de controles remotos infravermelhos, mas muito mais poderoso.
Leia mais notícias no R7

Haas diz que sua invenção pode produzir taxas de dados mais rápido do que 10 megabits por segundo, o que é mais veloz do que uma conexão média de banda larga. Ele vislumbra um futuro onde os dados para laptops, smartphones e tablets serão transmitidos através da luz em um quarto. E a segurança seria um piscar de olhos: se você não pode ver a luz, você não pode acessar os dados.

Com o tempo, haverá todo tipo de uso para esta tecnologia, de acesso à Internet através de lâmpadas de rua a carros que se comunicam por meio dos faróis. Há até quem diga que a nova tecnologia vai acabar com as preocupações de que as ondas eletromagnéticas que vêm com Wi-Fi podem prejudicar a saúde.
 http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/alemao-cria-conexao-de-internet-que-usa-a-luz-de-lampadas-20120310.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário