sábado, 17 de março de 2012

Amazonas (AM)

O maior estado em área territorial – o 1,6 milhão de quilômetros quadrados equivale a quase cinco vezes ao tamanho da Alemanha


  tem uma das menores densidades demográficas do páis, de 2,23 habitantes por quilômetro quadrado. Isso é fácil de entender em um sobrevoo sobre o tapete verde interminável formado pelas copas das árvores da floresta. Manaus, principal porta de entrada para os turistas que desejam se embrenhar na maior bacia hidrográfica do planeta, concentra mais da metade da população, de 3,5 milhões de habitantes.


 Dos 62 municípios, apenas um município, além da capital, abriga mais de 100 mil moradores: é Parintins, onde se realiza, desde 1965, a esfuziante festa folclórica do boi, em julho. Na virada do século 20, durante o ciclo da borracha, a onda migratória absorveu muitos nordestinos, além de portugueses, italianos, espanhóis e japoneses, além de uma pequena comunidade de afrodescendentes, vinda do Haiti.

 
 A miscigenação do estrangeiro com os índios levou à predominância do caboclo entre a população. Como incomparável opção turística, a floresta pode ser explorada como ponto de hospedagem nos sofisticados hotéis de selva e para atividades de ecoturismo. Municípios vizinhos a Manaus,


   como Presidente Figueiredo, tornam-se a cada dia referência em esportes de aventura graças às suas cachoeiras, corredeiras e cavernas. Para observar jacarés, tamanduás e outros animais selvagens, o melhor destino é Novo Airão, onde está a Estação Ecológica de Anavilhanas.
http://viajeaqui.abril.com.br/estados/br-amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário