domingo, 4 de março de 2012

Bem-estar em 24h

Repouso da tarde



 O living depois do almoço combina com relaxamento em poltronas ou sofás bem aconchegantes. O ambiente é propício para a leitura e para assistir a filmes, além de ouvir música. “A canção preenche o espaço e tem um aspecto vibracional importante para a vida. A natureza tem som”, observa Sil Berti. Ela recomenda, ainda, materiais naturais em tapetes, almofadas e no piso. As plantas naturais são sempre bem-vindas: “Elas controlam a qualidade do ar e a umidade, eliminam toxinas e deixam o ambiente bonito e refrescante”, ressalta Sil.

De acordo com a professora coordenadora do Laboratório de Psicologia Ambiental da UFSC, Ariane Kuhnen, lugares restauradores são aqueles que oferecem sensação de bem-estar, diminuindo a atividade cardíaca. “Em sua maioria, são ambientes ao ar livre ou planejados que oferecem contato com plantas, animais, sons e odores agradáveis”, aponta. Móveis que podem ser remanejados de acordo com a necessidade são boas opções de organização do living, além de cortinas para o caso de esconder uma vista ruim.

 Jantar em família



 O dia vai chegando ao fim e o momento é de reduzir o ritmo. Pratos leves e chás relaxantes ajudam o corpo a se aquietar. Além disso, a hora do jantar, em muitos casos, é quando os familiares ou amigos podem estar juntos para a refeição.

A mesa redonda ou quadrada – e não retangular, por conta das diferentes medidas dos lados – coloca todos em condições iguais para o diálogo. A iluminação do ambiente pode ser suave. “Eu sugiro uma luz focada sobre a mesa”, diz Ricardo Caminada. Outra opção é usar castiçais, o que confere uma atmosfera tranquila e toda especial para o encontro do jantar. Cadeiras confortáveis e aparador para apoiar o serviço também funcionam bem. Sil Berti recomenda ter um quartzo rosa no centro da mesa: “Ele tem a energia do amor e, quando a família se encontra, essa vibração é importante”, frisa. Para quem gosta, o momento pode ser propício a fazer uma oração.


Para uma boa noite


A madrugada é a hora do relaxamento total e, para isso, é importante “esvaziar” o quarto. Mantenha-o o mais clean possível e evite criados-mudos abarrotados de objetos. Afaste aparelhos eletrônicos da cama, como celulares, rádios-relógios, computadores e televisão, pois emitem ondas que podem prejudicar o repouso.

Tons pastel em paredes e colchas contribuem para o relaxamento, embora as cores sejam elementos bastante particulares. “Um tom vibrante pode ser relaxante para mim e perturbador para outra pessoa”, exemplifica Caminada. Ele aposta em cortinas para diminuir o barulho externo e a luminosidade e em um confortável tapete para reduzir o eco.

Em todas as interferências que fazemos nos ambientes, entretanto, é bom estar atento ao que de fato nos agrada. “A casa muitas vezes é restauradora pelas características de ser um lar, mas nem sempre é assim. Algumas não têm identidade com os moradores, são reproduções que, às vezes, não se aplicam ao seu modo de vida. A casa deve mostrar quem são as pessoas que ali vivem”, ressalta a psicóloga Ariane Kuhnen.
http://r7.portaldecoracao.com.br/decoracao/Portugues/detNoticia.php?codnoticia=836

Nenhum comentário:

Postar um comentário