quarta-feira, 21 de março de 2012

Colágeno marinho hidrolisado é garantia de beleza e ganhos à saúde





O clima tropical do Brasil, as baixas e as altas temperaturas são as grandes inimigas da pele e dos cabelos em todas as estações.



  Por isso, além da utilização de um bom filtro solar, uma máscara hidratante para os cabelos não ficarem desidratados e uma base fortificante antes da camada de esmalte para proteger as unhas, é fundamental cuidar da beleza de dentro para fora com a alimentação. Mas será mesmo que apenas esses cuidados são suficientes? Não há nenhum cosmético capaz de substituir a boa alimentação e suprir a falta de nutrientes. Escolher os alimentos certos são a garantia de uma bela pele, cabelos saudáveis e unhas fortes, alerta a nutricionista Tatiana Barão, da Naturalis.
O problema é que a maioria das pessoas se esquece que de nada adianta todos esses esforços se não houver uma reeducação alimentar. Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para garantir saúde e beleza o ano inteiro. “Ter uma boa alimentação, balanceada e saudável deve ser um hábito cultivado diariamente para garantir o bem-estar do organismo como um todo, explica Tatiana.
Alimentos ricos em ferro, cálcio, fósforo, vitamina C, oligoelementos e aminoácidos em geral, são fundamentais para manter a saúde em dia. A hidratação não deve ser esquecida, devendo-se garantir cerca de 8 a 10 copos de água por dia, volume necessário para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas. O consumo de líquidos é fundamental para manter a camada natural de proteção e um teor adequado de água na epiderme.
Para quem já passou dos 25 anos há outro fator que requer atenção para manter a saúde e a beleza da pele, cabelos e unhas: a produção de colágeno. A partir dos 25 anos o organismo começa naturalmente a diminuir a produção dessa proteína, que é extremamente importante, pois faz parte da composição de órgãos de sustentação como a pele, ossos, tendões e cartilagens. O colágeno é a proteína mais abundante no organismo, constituindo cerca de 25% das proteínas do corpo. Sua principal função é manter a forma e impedir a deformação dos tecidos. A falta do colágeno proporcionará a diminuição da elasticidade e hidratação da pele, perda do viço dos cabelos, diminuição da espessura capilar, unhas fracas e quebradiças, entre outras consequências nos ossos e articulações, atesta a nutricionista.
No entanto, para que o organismo possa absorver essa proteína, o colágeno deve obrigatoriamente ser hidrolisado, pois dessa forma suas moléculas são quebradas e divididas em pequenas partes que garantirão a absorção do produto. “O colágeno deve ser hidrolisado, caso contrário, cerca de 80% dele será excretado pelo organismo, visto que é uma extensa proteína e de difícil absorção, alerta Tatiana.
O que fazer?
Para garantir uma boa produção de colágeno e retardar esse processo, a nutricionista da Naturalis indica uma alimentação balanceada, contendo alimentos ricos em proteínas como grãos, carnes, ovos, leite e derivados, e fontes de ômega-3, como a linhaça e peixes. Também é importante incluir alimentos como nozes, castanha, folhas escuras e lentilha. Tatiana explica ainda que nutrientes como as vitaminas C e A e o zinco, ferro, cobre e manganês são essenciais para a formação do colágeno. Outra sugestão é o consumo de suplementos de colágeno hidrolisado, que fornecem aminoácidos específicos responsáveis por estimular a produção dessa proteína pelo próprio corpo. Quando complementado com vitaminas e minerais da alimentação ou na forma de suplementos, tem a sua ação potencializada e os resultados são vistos de forma mais satisfatória.
 http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/categoria/beleza/

Nenhum comentário:

Postar um comentário