quarta-feira, 14 de março de 2012

Como lidar com a falta de desejo sexual?

 Diante da falta de libido, muitos casais acham que o amor acabou, mas um dos principais motivos para essa "baixa" no desejo sexual é o estresse.


 Muitos elementos podem comprometer o desejo sexual. A diminuição da libido, relativamente comum na mulher, atinge tanto mulheres jovens como aquelas em fase pré e pós-menopausa. "Se a saúde da mulher está em dia, o principal motivo para essa falta de desejo é o estresse", explica ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho.
Mas há outros motivos que justificam a falta de libido como o cuidado com o parente doente, enfrentar dificuldades financeiras ou até ter de suprir as necessidades de um marido exigente. Outra causa comum, ressalta o ginecologista, é o uso de antidepressivos. "Doenças orgânicas como infecções e problemas genitais que provocam desconforto ou dor à relação sexual, reduzindo o interesse pelo sexo", observa o médico.
Diante da falta de desejo, muitos casais acham que o amor acabou, mas na maioria das vezes isso não é verdade. O que deve ser esclarecido, aponta Domingos Mantelli, é que sexo não deve ser confundido com amor, que é um sentimento humano muito mais profundo. A solução é passar por uma consulta com um ginecologista de confiança para que ele possa avaliar as causas e, se for o caso, explicar para o casal qual o tratamento mais eficaz a ser realizado.
Desejo diminui com a idade?
Segundo o ginecologista, a ideia de que o desejo diminui com a idade é equivocada. O que é verdade é que a produção hormonal da mulher começa a diminuir a partir dos 35 anos e, dessa maneira, há uma tendência a uma diminuição da libido. "Por outro lado, a maturidade traz para a mulher um melhor entendimento da sua sexualidade e uma maior aceitação do seu corpo, coisas que contribuem intensamente para o aumento da libido", reforça Domingos.
Antes de qualquer tratamento, o primeiro passo é conversar com seu ginecologista para checar se a falta do desejo sexual está associada apenas a preocupações externas ou se existe realmente um problema orgânico. O tratamento deve passar por uma avaliação completa do ponto de vista físico e com uma avaliação psicológica da paciente. "É importante saber de detalhes da vida do casal, do grau de intimidade e liberdade de discutir o problema entre eles, avaliação das condições familiares e mesmo das condições financeiras. Dessa forma, com o diagnóstico médico é possível resolver o problema", observa o ginecologista.
Existem tratamentos que ajudam a mulher a recuperar o interesse pelo sexo. Mas, em alguns casos, somente o uso de medicação pode ajudar. "É possível também repor, por meio de remédios, os hormônios que o corpo da mulher deixa de produzir naturalmente", ressalta o obstetra.
Quando seu organismo está saudável e suas emoções equilibradas, você se sente mais disposta e o desejo sexual reaparece. Outra forma de resolver o problema é tentar estabelecer um diálogo aberto com seu companheiro com bastante sinceridade. Tente também deixar o estresse e as preocupações de lado por alguns momentos e seja feliz. Dessa maneira, o sexo passa a ser uma consequência natural dos fatos, e muito mais prazeroso para o casal.
 http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/artigo.aspx?cp-documentid=32263313

Nenhum comentário:

Postar um comentário