quinta-feira, 1 de março de 2012

Coreia do Norte vai abandonar programa nuclear em troca de ajuda alimentar

Oferta dos Estados Unidos foi realizada semana passada durante negociações em Pequim


 A Coreia do Norte confirmou nesta quarta-feira (29) ter aceitado a suspensão de seus testes nucleares, dos lançamentos de mísseis e do enriquecimento de combustível nuclear em troca de uma ajuda alimentar americana. As informações são da agência de notícias oficial KCNA.
De acordo com Pyongyang, Washington prometeu, durante as negociações em Pequim na semana passada, fornecer 240 mil toneladas de "ajuda alimentar" e estudar uma ajuda adicional.
Momentos antes do anúncio oficial norte-coreano, os Estados Unidos declararam que a Coreia do Norte tinha aceitado o acordo, que afeta principalmente as atividades do complexo nuclear de Yongbyon.
A Coreia do Norte também aceitou o retorno de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para supervisionar a moratória sobre o enriquecimento de urânio em Yongbyon, acrescentou a porta-voz da diplomacia americana, Victoria Nuland.
Os Estados Unidos "ainda têm profundas preocupações com o comportamento da Coreia do Norte em muitas áreas", mas estes anúncios refletem "importantes, embora limitados, progressos" em alguns assuntos, indicou o Departamento de Estado.
Segundo a KCNA, o governo norte-coreano tomou a decisão de suspender o programa em resposta a um pedido dos Estados Unidos e para "uma atmosfera positiva". Isso seria indício das boas relações entre Pyongyang e Washington, segundo a agência oficial.

 http://noticias.r7.com/internacional/noticias/coreia-do-norte-vai-abandonar-programa-nuclear-em-troca-de-ajuda-alimentar-20120229.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário