sábado, 10 de março de 2012

Os vinhos e as raízes da África do Sul

A África do Sul foi o centro das atenções mundiais por causa da Copa do Mundo de 2010



 (quem consegue se esquecer das barulhentas vuvuzelas?), e com ela surgiram inúmeros hotéis de luxo e restaurantes de chefs famosos na Cidade do Cabo. Porém, suas raízes, muito mais profundas, cultivadas com cuidado ao longo de muito tempo, estão em Cape Winelands, na província de Western Cape; ali, o visitante encontra montanhas escarpadas, cidadezinhas holandesas históricas e vinícolas onde de vez em quando se vê um leopardo.
Muitas propriedades tradicionais se transformaram em vinícolas chiques e/ou hotéis nessa região tranquila que representa o novo espírito do país, além de sua herança colonial centenária. Estradas sinuosas à beira do Oceano Atlântico permeiam o habitat de babuínos negros, pongas e vilarejos com influência europeia.
Cruzada pelo Cabo
Saia da Cidade do Cabo rumo ao sul pela rodovia M63, seguindo para as montanhas do interior e depois para o leste, pela M41, na direção de Constantia. São menos de 25 quilômetros do centro até chegar à primeira vinícola. A Klein Constantia Estate, criada no fim do século XVII, tem fãs nobres: segundo a lenda, Napoleão Bonaparte bebeu um sem-fim de garrafas produzidas ali enquanto exilado em Santa Helena.
Saboreie um confit de carneiro e salada Niçoise de salmão no Constantia Uitsig Hotel's River Cafe, que tem até uma pequena horta no pátio. O salão de chá ao lado serve chá de rooibos, uma infusão avermelhada de gosto suave feita com folhas que mais parecem agulhas.
Pegue a M4 e vá para o sul. Com uma vista espetacular do Oceano Atlântico, a Cliffside Road limita o Parque Nacional da Montanha da Mesa, um santuário de 248 quilômetros quadrados pontuados por ribanceiras e planícies. Em False Bay, a Boulders Beach hospeda uma colônia de mais de dois mil pinguins; é possível dar uma boa espiada neles do passadiço suspenso que fica na praia ao lado, Foxy Beach, onde eles botam seus ovos.
Continue em direção ao sul até o Cabo da Boa Esperança, considerado o mais belo do mundo por Sir Francis Drake. Dois faróis enfeitados com cruzes no alto homenageiam os exploradores portugueses Bartolomeu Dias e Vasco da Gama, que abriram as rotas de comércio com a Índia com suas viagens de 1488 e 1497.
É uma subida e tanto até o farol de Cape Point; melhor pegar o funicular, chamado de "Holandês Voador" (em referência ao famoso navio fantasma que, dizem, assombra as águas do cabo), mas, se preferir, explore as trilhas da reserva, onde é possível encontrar no fynbos, a vegetação natural dessa região cuja biodiversidade é maior que a da Amazônia, espécimes como a prótea. Há também mais de 250 espécies de pássaros, como o famoso pássaro-sol, além de cabras-de-leque, babuínos e avestruzes.
 http://nytsyn.br.msn.com/viagem/os-vinhos-e-as-ra%C3%ADzes-da-%C3%A1frica-do-sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário