BRASÍLIA - A um mês da visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos,

 o governo federal conseguiu obter a promessa de que terá 20 mil vagas para estudantes e pesquisadores brasileiros nas universidades americanas nos próximos quatro anos. É a maior quantidade de bolsas oferecida por um único país ao programa Ciência sem Fronteiras, lançado em 2011 pelo governo.
Com a viagem marcada para 9 e 10 de abril, Dilma considerava essencial obter um número significativo de vagas para o programa. Queria que os americanos se comprometessem pelo menos com o mesma quantidade oferecida pelos alemães - 10 mil em quatro anos. Obteve o dobro.
'É para os Estados Unidos que vamos mandar o maior número de estudantes e pesquisadores do programa', afirmou hoje o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, depois do terceiro encontro da Comissão Mista Brasil-EUA de Cooperação Científica e Tecnológica, no Itamaraty.
O número representa 20% das vagas que os EUA oferecerão em intercâmbio para a América Latina. 'Brasil e EUA têm desafios semelhantes em várias áreas, a cooperação faz muito sentido', disse o conselheiro científico da Casa Branca, John Holdren.
 http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/pesquisadores-brasileiros-ter%C3%A3o-20-mil-bolsas-nos-estados-unidos