sábado, 17 de março de 2012

São Paulo - A Nasa divulgou um vídeo que mostra como a Lua, em 4,5 bilhões de anos,


se transformou no satélite que conhecemos atualmente, com todos aqueles buracos.
A animação “Evolution of the Moon” dura cerca de três minutos. Ele mostra como a Lua se formou. Depois, exibe todas as transformações que ela sofreu e explica como cada marca foi feita em sua superfície.

Graças a novas medições, a ciência tem novos pontos de vista sobre como sua superfície foi alterada durante os bilhões de anos. Segundo a Nasa, o vídeo esclarece que embora a Lua tenha se mantido praticamente intacta ao longo da história da humanidade, a nossa compreensão sobre a Lua e como ela evoluiu ao longo do tempo mudou drasticamente.
No começo, a Lua era praticamente uma bola gigante de magma, formada pelo que sobrou de uma colisão que aconteceu entre a Terra e um corpo de tamanho próximo ao de Marte. Depois, a Lua passou por um processo de esfriamento e enfrentou várias batidas, responsáveis por moldar a superfície.
A simulação foi feita por cientistas da Nasa a partir de imagens capturadas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), responsável por acompanhar a Lua. Trata-se de uma comemoração da Nasa pelos 1000 dias que a sonda vai completar na próxima segunda-feira (19). A sonda orbita a Lua desde 23 de junho de 2009.
 http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/nasa-cria-video-sobre-os-4-5-bi-anos-de-evolucao-da-lua-16032012-40.shl

Nenhum comentário:

Postar um comentário