sexta-feira, 2 de março de 2012

Telefone celular deixa você mais egoísta

O telefone celular, desenvolvido e aperfeiçoado ao longo das últimas décadas para conectar e aproximar as pessoas,

 pode na verdade estar fazendo o contrário. Um estudo da Universidade de Maryland, em College Park (EUA), afirma que o uso desse aparelho tende a criar comportamentos menos sociáveis nas pessoas.
A base do estudo é o conceito de comportamento “pró-social”, definido pelos pesquisadores como a ação destinada a beneficiar outra pessoa ou a sociedade como um todo. No trabalho, intitulado “O efeito do uso do telefone móvel no comportamento pró-social”, os pesquisadores americanos conduziram testes com voluntários de cerca de 20 anos de idade.
Durante determinado período, as ligações de celular e as atividades rotineiras de cada participante foram monitoradas. Os pesquisadores descobriram, após pouco tempo, que os usuários de celular eram menos inclinados a participar de atividades comunitárias em grupo, comparados aos não usuários.
Mesmo em testes nos quais a chance de ajudar os outros era dada explicitamente (por exemplo, em uma atividade na qual a participação era opcional e renderia doação em dinheiro a uma instituição de caridade), a participação pró-social dos portadores de celular ficou abaixo do esperado.
A razão para este aparente “egoísmo” de usuários de celular foi alvo de discussão entre os pesquisadores. De acordo com a teoria mais defendida, o motivo é justamente o potencial de conectividade do aparelho.
Como o uso do celular preenche na pessoa a necessidade de pertencer a uma comunidade, fazendo parte de um grupo, tal pessoa deixa de procurar esse pertencimento fora do âmbito do telefone celular. Dessa maneira, o usuário se torna menos pró-social

 http://hypescience.com/telefone-celular-deixa-voce-mais-egoista/

Nenhum comentário:

Postar um comentário