domingo, 4 de março de 2012

Teste: Ford New Fiesta ganha 9,0



Rodamos uma semana com o Ford New Fiesta e sempre ouvimos os mesmos comentários:


parece um carro grande. E, de fato, o sedã fabricado no México chegou recentemente para colocar a Ford num patamar superior na categoria dos carros médios. Acostumados com o Fiesta antigo, compacto, as pessoas abrem a boca e derrubam o queixo quando observam o New Fiesta. Tem razão de ser? Vejamos. Ele é vendido somente na versão 1.6 a partir de R$ 49 900. O motor Sigma de 1596 cm3 de cilindrada oferece bons 115 cv de potência com etanol e 110 cv com gasolina. Medindo 4,410 m de comprimento e com uma distância entre-eixos de 2,489 m, o New Fiesta não apenas parece ser um carro maior – ele é, de fato, mais imponente e também razoavelmente espaçoso por dentro.
ESTILO E ENGENHARIA
Nota 9

O New Fiesta é um sedã elegante. Seu estilo é bastante agressivo na parte dianteira e suas linhas fluem elegantemente até a traseira. Esta é bem alta, o que favorece a capacidade do porta-malas (440 litros). Entretanto, não há como negar que, visto totalmente de frente, este Ford é muito mais bonito do que visto totalmente de traseira.

Sexta geração da linha, o New Fiesta é um produto global, com o mesmo padrão de construção e design em todas as regiões do mundo. Sua plataforma, carroceria e interior são totalmente novos. Este sedã nasceu dentro da evolução do conceito Kinetic, ou seja, “energia em movimento”, através de desenho fluído, com planos rápidos e jogo de luz e sombra. A frente é marcada por uma grade dianteira cromada de três barras e por outra grade inferior no formato trapezoidal. Os faróis são alongados e avançam pelas laterais. A esportividade surge nas rodas de liga leve de 15 polegadas. Como dissemos, a traseira tem perfil alto. As lanternas são duplas e saem da tampa do porta-malas rumo à lateral do veículo. Há uma régua central cromada para dar um toque de sofisticação. Segundo a Ford, a faixa inferior em preto na traseira serve para provocar um efeito que alarga visualmente o veículo.
Quanto à engenharia, a grande preocupação da Ford foi com a segurança. Seu alto padrão mereceu cinco estrelas do instituto Euro NCAP. O New Fiesta é o único da categoria a contar com sete airbags opcionais (frontais, laterais, de cortina e de joelhos). A estrutura do carro foi projetada de forma a maximizar a proteção aos ocupantes em caso de impacto. O fato de ser um veículo global presente em quatro continentes fez com que o New Fiesta fosse validado para as mais diversas regiões, condições de piso e clima. Além da dirigibilidade e desempenho, a engenharia do silêncio foi uma interessante preocupação do projeto. A meta foi oferecer o carro mais silencioso da categoria. E nos sete dias que rodamos com o carro pudemos sentir que ele realmente cumpriu sua meta. Para tanto, além de um pára-brisa com propriedades de redução de ruído, foram usados isoladores no capô, nas caixas de rodas, no teto, nas colunas, nas portas, nos painéis, no assoalho e no porta-malas.
O New Fiesta tem tração dianteira e suspensão MacPherson. Os amortecedores, combinados com uma barra estabilizadora dianteira de 22 milímetros, são calibrados para funcionar em harmonia com o sistema de direção elétrica e oferecer um comportamento dinâmico aprimorado. O resultado é visível ao rodar. A suspensão traseira é formada combina dirigibilidade, conforto e utilização de espaço. Amortecedores especialmente sintonizados completam o conjunto. O sistema de freios, a tambor na traseira e a disco na dianteira, com ABS opcional, garante controle e estabilidade nas frenagens. As rodas de 15 polegadas utilizam pneus 185/60 R15. Talvez esses pneus pudessem ser mais largos, devido ao porte do carro e a uma certa instabilidade em altas velocidades.

INTERIOR
Nota 8

Vamos falar uma verdade: o motorista “veste” o Ford New Fiesta. O fabricante caprichou nos detalhes do interior do veículo. A cabine é do tipo cockpit, ou seja, envolve os ocupantes e permite fácil acesso às posições de comando. O ambiente é atraente. A forma é esportiva e agradável aos sentidos, devido ao uso de materiais de acabamento com toque suave. Os ajustes da coluna de direção, a posição dos bancos e a colocação dos pedais e da manopla do câmbio foram elaborados para atender motoristas de diferentes biótipos, segundo a Ford. O posicionamento dos equipamentos de entretenimento ficou bem resolvido. A Ford buscou um carro que não canse ao dirigir. Bem, rodamos quase 1 000 km com ele sem estresse. Gostamos especialmente da qualidade e do desenho dos bancos, confortáveis e com uma elegante linha branca em seus contornos.

DESEMPENHO
Nota 10

Dirigir é o melhor do New Fiesta. É impressionante como esse carro convida para acelerar, para fazer curvas. Não se trata, evidentemente, de um veículo “fun to drive”, mas chega perto. Seu motor é o Sigma 1.6 Flex, da nova geração Ford no mundo. Leve, potente e silencioso, trata-se de um propulsor espetacular, com um acerto empolgante. Ele proporciona excelente relação de performance. Sua construção conta com bloco, cabeçote, cárter e mancais em alumínio. O Sigma 1.6 possui acelerador eletrônico.
O carro acelera de 0 a 100 km/h em 11s9 com gasolina e 11s5 com etanol. A velocidade máxima é limitada a 190 km/h. De acordo os números de fábrica, ele faz 11,9 km/l com gasolina e 8,3 km/l com etanol na cidade. Na estrada, faz 12,7 km/l com gasolina e 8,7 km/l com etanol. O consumo médio é de 12,3 km/l com gasolina e 8,5 km/l com etanol. O tanque tem capacidade para 47 litros, o que nos pareceu pequeno.
DIRIGIBILIDADE
Nota 8

Até uma certa velocidade, a dirigibilidade do New Fiesta é exemplar. Entretanto, o carro mostrou-se um pouco instável em certas situações. A transmissão manual de cinco velocidades, da família IB5 da Ford, é feita de alumínio fundido sob alta pressão. A relação de marchas nos pareceu muito adequada – para sermos sinceros, realmente otimizada para o veículo. O câmbio acionado por cabos de aço e a embreagem com assistência hidráulica proporcionam engates rápidos, muito precisos. Outro item interessante é a direção elétrica. Ela dá um resultado excelente na condução, pois ajusta automaticamente o esforço ao volante de acordo com a velocidade do veículo, com respostas rápidas. O carro possui um sistema de compensação de deriva (DPC) que, segundo o fabricante, minimiza a fadiga do motorista em estradas retas, além de um sistema de redução de vibrações. Quanto aos freios, são bons. Certamente contribuem para a sensação de confiança ao dirigir. Eles proporcionam controle e estabilidade para paradas seguras.



COMPRANDO E MANTENDO
Nota 10

O New Fiesta é vendido a partir de R$ 49 900 na versão 1. Já a versão 2, com ABS nos freios, custa R$ 51 150. O carro completo, a versão 3, sai por R$ 54 900. Uma enorme vantagem para o consumidor é a revisão programada. Esse programa garante o mesmo valor em todo o Brasil e permite ao cliente saber de antemão quanto vai gastar na manutenção. A Revisão Preço Fixo Ford tem os seguintes preços:
1ª revisão: R$ 164;
2ª revisão: R$ 212;
3ª revisão: R$ 296;
4ª revisão: R$ 600.
A Ford oferece oito opções de cores para o New Fiesta: as sólidas preto Bristol e branco Ártico, as metálicas prata Dublin, vermelho Magenta e cinza Varsóvia e as perolizadas vermelho Córdoba, verde Coimbra e azul Montecarlo. A garantia é de três anos.
NOSSO VEREDICTO
Nota 9,0

Desta vez a Ford arrebentou. Com um carro mundial surpreendente em todos os aspectos, ela oferece um dos melhores produtos na casa dos R$ 50 000, conquistando a confiança do consumidor com a garantia de três anos, um ousado plano de revisão com preço fixo e, o que é melhor, um carro excelente sob quase todos os aspectos. Depois de rodarmos uma semana e quase 1 000 km com o Ford New Fiesta, tanto na cidade quanto na estrada, enfrentando sol, chuva, trânsito e estrada livre, podemos afirmar sem medo de errar: este carro tem todos os requisitos para estar na garagem de quem procura um sedã médio com ótimo valor de revenda, facilidade de manutenção, qualidade de construção e – o que não é nada desprezível – muito gostoso de dirigir.
 http://motor4.com.br/motor4/?p=1766

Nenhum comentário:

Postar um comentário