domingo, 4 de março de 2012

Volvo S60 T5: sueco briga com alemães


A Volvo quer crescer no Brasil: a meta é comercializar 5 000 carros em 2011



 – no ano passado, a marca vendeu 2 200 unidades no país. O carro-chefe desse nada tímido crescimento deve ser o S60, um sedã cheio de tecnologia, performance cativante e preço competitivo.  Seus principais concorrentes vêm da Alemanha: o Audi A4, com motor 2.0 de 180 cv (R$ 134 900), o BMW 325i, com um 2.5 de 218 cv (R$ 196 050), e o Mercedes-Benz C200 CGI Avantgarde, com um 1.8 de 184 cv (R$ 139 900). O S60 traz motor mais potente, um 2.0 turbo de 240 cv, e é mais barato: R$ 129 900. Veja agora como ele se comportou em nosso teste prático e decida se vale a pena. Mas todos os preços podem subir por causa do novo IPI


Trânsito
A transmissão automática de seis velocidades Powershift faz trocas tão precisas que parece um câmbio CVT. E para os distraídos, há o City Safety, que freia o carro em caso de colisão iminente, e o detector de pedestres, que identifica, uma pessoa atravessando em frente ao veículo e também freia automaticamente.
Estrada
Conforme dito anteriormente, o câmbio é excelente, mas para rodar na estrada, faltam as borboletas atrás do volante, que deixariam o  carro ainda mais espertinho.  Com o piloto automático adaptativo, pode-se regular a velocidade na qual se quer andar e o carro mantém uma distância de 50 m do veículo da frente.




Noite
Os designers da Volvo projetaram um sistema de iluminação com leds que deixa o carro reconhecível mesmo no escuro. Os faróis têm boa iluminação, mas poderiam ser adaptativos como no T6, no qual o facho de luz é direcionado conforme o motorista vira o volante, ótimo recurso em curvas. Há luzes de neblina na traseira.
Chuva
O comportamento do S60 na chuva é de primeira, bastante estável e com ótima aderência. O único senão é a visibilidade traseira, pois o vidro é bastante inclinado e os apoios de cabeça do banco traseiro são altos, o que atrapalha a visão (mesmo sem chuva). E como é de praxe, sedãs não possuem limpador de para-brisa atrás.
Subida
Subidas não são um problema para o S60 , mas é o único momento em que se sente a redução da marcha. Nada que desabone o modelo. Mesmo as subidas mais íngremes são vencidas sem dificuldades pelo sedã equipado com motor 2.0 turbo de 240 cv e 32,6 kgfm. E olha que ele pesa mais de 1,5 tonelada!



Dia-a-dia
O S60 é extremamente confortável. A posição de dirigir ideal é facilmente encontrada, graças aos comandos elétricos do banco do motorista e ao ajuste de altura do volante. Sistema de som com comandos no volante e ar-condicionado também são impecáveis. Além disso, o carro é bonito e chama a atenção nas ruas.
Viagem
Não dá para negar que o sedã da Volvo tem muitos atributos, mas o espaço para as bagagens não é um deles. O porta-malas tem 380 litros, menos que o de muitos sedãs compactos no mercado  (o do Fiat Siena, por exemplo, tem 500 litros). Com o banco traseiro rebatido, a situação melhora um pouco: a capacidade sobe para 690 litros.
Estacionar
Além de sensores de estacionamento, o S60 traz ainda uma câmera acionada quando o motorista engata a ré. Isso ajuda muito na hora de fazer uma baliza, especialmente se você não quer ralar a roda na guia. Mas a direção com assistência elétrica é surpreendentemente dura para fazer manobras. É preciso ter braço!

Criança
O espaço para instalar a cadeirinha é ótimo: a criança fica confortável e, mesmo com o banco afastado, o passageiro da frente não vai apertado (a não ser que tenha mais de 1,80 m, é claro). Mas o assento traseiro é mais inclinado, então pode ser difícil encontrar a posição ideal para fixar alguns modelos de cadeirinha. Também há Isofix.
Posto
Nem muito econômico, nem muito gastão. Registramos uma média de  8,4 km/l rodando com o S60 em percurso misto, com prioridade para a cidade.  Está dentro da média dos carros de sua categoria. Apesar de não ter cilindrada muito alta, o turbo faz com que a visita ao posto de combustível seja mais frequente.



Notas
Trânsito    10
Estrada    9
Noite    9
Chuva    8
Subida    10
Dia-a-dia    10
Viagem    6
Estacionar    9
Criança    9
Posto    7
Média final    8,7


 http://motor4.com.br/motor4/?p=1766

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