segunda-feira, 16 de julho de 2012

Água ajuda a emagrecer, combate o inchaço e previne a celulite

Você sabia que hoje é o Dia Mundial da Água?



 Ela é tão importante para a saúde que tem até data para homenageá-la. Na quantidade certa, esse líquido precioso mantém a hidratação, garante seu organismo em pleno funcionamento e ainda ajuda a emagrecer! Ou seja, ela é tudo de bom!
“A recomendação diária para as mulheres é de 2 litros e para os homens de 2,5 a 3 litros. Mas, essa dose pode variar de acordo com fatores como temperatura, sudorese e a prática de atividades físicas”, explica a nutricionista Cynthia Antonaccio, em entrevista à revista BOA FORMA.
Que tal incluir mais água em seu cardápio diário? Entenda aqui por que vale tanto a pena se hidratar!
1. Ajuda a perder peso
Isso acontece, principalmente, quando ela é consumida com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade.
2. Melhora a performance na malhação
O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares deslizam com mais facilidade na presença da água, o que reduz o risco de cãibras e de contusões e faz o seu treino render. Por isso, não se esqueça de levar a garrafinha para a academia!
3. Previne a celulite
Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento dos famigerados furinhos da celulite.
4. Combate o inchaço
Quanto mais água você bebe, maior o volume de sangue. Com isso, as células ficam mais irrigadas e o organismo não retém sódio – o grande responsável pelo inchaço.
5. Ativa a digestão
Ela ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também de saliva e suco gástrico, que atuam na digestão. Mas atenção! O ideal é ingerir até 300 ml durante o almoço ou o jantar, sem comprometer a digestão. Mais do que isso, pode deixar o estômago dilatado.
 http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/secao/bebidas-do-bem/

Desvende três mitos sobre sucos de frutas na dieta

Será que suco engorda? É melhor usar polpa de fruta in natura ou congelada?



 Pode consumir a versão light de caixinha sempre? São tantas dúvidas sobre esse tema, principalmente quando se trata de dieta. Mas não se preocupe. A revista BOA FORMA desvendou três mitos sobre essa bebida. Veja aqui:
1. Suco de fruta engorda?
Não, desde que seja feito sem açúcar. Já basta o gosto docinho da fruta, né. “Uma estratégia é usar o suco como substituto ou complemento do lanche da manhã ou da tarde”, orienta Mariana Del Bosco, nutricionista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), em entrevista à revista BOA FORMA. Evite consumi-lo no almoço ou jantar. É que ele pode prejudicar a perda de peso, pois o excesso de líquido atrapalha a digestão.
2. Pode substituir o suco natural pelo de caixinha?
O suco de caixinha é uma opção prática. Mas pode ter muito açúcar (ou adoçante), além de corantes e conservantes. Por isso, reserve-os para quando você estiver fora de casa, em um lugar sem acesso a uma lanchonete, ou viajando. Mais uma dica: leia o rótulo para checar o que tem na caixinha: suco, néctar ou refresco (ou bebida de fruta). A diferença entre essas três opções é a quantidade de fruta. O suco é o que tem mais polpa. Fique de olho também na quantidade de calorias.
3. Vale a pena investir na polpa de fruta congelada?
Apesar de perder alguns nutrientes no processamento, a polpa é uma alternativa prática para incluir os benefícios da fruta no dia a dia. Mas adote pequenos cuidados na hora da compra. Prefira uma marca que respeite as normas de pasteurização e congelamento, além de estar armazenada em um freezer em boas condições de funcionamento. Também verifique o prazo de validade. Embora em quantidade menor, a polpa perde vitamina C mesmo depois de congelada. Isso significa que, após o prazo vencido, é provável que não reste mais nada dela. Mas a boa notícia é que as fibras solúveis e os minerais são preservados.
 http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/secao/bebidas-do-bem/

Descubra as calorias de 11 drinques

Happy hour, balada com as amigas, festa de aniversário…



 Nesses eventos, sempre são oferecidas bebidinhas alcoólicas. Para quem está de dieta, olhar todos aqueles deliciosos aperitivos pode virar uma tortura. Mas calma! Não precisa cortá-los do seu cardápio. O importante é consumir com moderação e bom senso. Fique de olho também nas calorias. Quer saber quanto vale cada drinque? A revista BOA FORMA publicou o valor calórico de 11 bebidas. Veja aqui:
Bellini: suco de pêssego e espumante (150 ml) – 92 calorias
Margarita: tequila, triple sec, suco de limão e gelo picado (150 ml) – 131 calorias
Sangria: vinho tinto, frutas e gelo (200 ml) – 148 calorias
Bloody Mary: vodca e suco de tomate temperado (200 ml) – 168 calorias
Cuba Libre: rum e Coca-Cola (250 ml) – 170 calorias
Gin Tonica: gim ou vodca e tônica (250 ml) – 170 calorias
Sex on the Beach: vodca, licor de pêssego e suco de laranja (150 ml) – 200 calorias
Dry Martini: gim e vermute seco (100 ml) – 210 calorias
Mojito: club soda, rum, suco de limão, açúcar, hortelã e gelo (200 ml) – 250 calorias
Long Island: rum, vodca, tequila, gim e Coca-Cola (300 ml) – 261 calorias
Piña Colada: rum, leite de coco e suco de abacaxi (200 ml) – 280 calorias
 http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/secao/bebidas-do-bem/

Descubra as calorias de 7 vinhos e espumantes

Quantas calorias tem uma taça de vinho tinto? Será que o vinho branco é menos calórico?


  Ou é melhor beber champanhe? Quem está de dieta sempre tem essas dúvidas, principalmente quando se está em uma festa. Escolha sua bebida de preferência e consuma com moderação. Fique de olho também no número de calorias. Veja aqui os valores calóricos de 7 vinhos e espumantes, publicados  na revista BOA FORMA. A referência é uma taça de 125 ml:
• Vinho rosé:  93 calorias
• Champanhe brut rosê:  95 calorias
• Vinho tinto: 105 calorias
• Prosecco: 106 calorias
• Vinho branco seco: 107 calorias
• Champanhe demi-sec:  110 calorias
 http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/secao/bebidas-do-bem/

Tire seis dúvidas sobre chás

O chá virou um grande aliado da dieta. Chá verde, chá amarelo, chá branco, e, recentemente, até o chá mate entrou para a lista das ervas que ajudam a eliminar a retenção de líquidos e a emagrecer.



 Você sabe como prepará-los? Quantas xícaras pode beber por dia? Qual é o melhor horário para consumi-los? A revista BOA FORMA respondeu essas e outras dúvidas sobre o consumo de chás. Veja aqui:
1. Qual o jeito certo de preparar?
Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.
2. Quantas xícaras de chá deve-se beber por dia para emagrecer?
De cinco a seis xícaras. Se você quiser ir além, beba no máximo 1,5 litro. Em grande quantidade, a erva (como o chá verde) pode causar diurese.
3. Posso adoçar o chá?
Sim, mas use uma quantidade pequena de mel (uma colher de chá) ou de estévia. Açúcar e adoçantes químicos prejudicam o poder do chá de desintoxicar o organismo, dificultando a perda de peso. Ou então tome o chá puro. Assim você sentirá o gostinho da erva.
4. Qual a temperatura e o horário ideais para se beber o chá?
Em jejum, o ideal é tomar o chá morno – cai melhor no estômago vazio. Nos demais horários (lanches da manhã e tarde, meia hora antes ou duas depois das refeições principais), tome-o na temperatura que você preferir – quente, frio ou gelado -, desde que tenha sido feito da maneira adequada. Se você tiver insônia, tome a última xícara no máximo até as 17 horas.
5. Chá verde tem prazo de validade?
Sim. Até seis meses, as catequinas (principais substâncias do chá verde) são mantidas intactas. Depois disso, elas perdem cerca de 32% do efeito antioxidante. Ou seja, o chá deixa de ter o mesmo poder de manter as células saudáveis e a pele jovem. Isso acontece porque as catequinas são sensíveis à luz e ao oxigênio. Mas esse prazo de validade pode ser ainda menor se a erva for armazenada de maneira inadequada. “O ideal é comprar e manter o chá verde num frasco escuro e hermeticamente fechado”, aconselha Vanderli Marchiori, nutricionista especializada em fitoterapia, de São Paulo, em entrevista à revista BOA FORMA. Como as catequinas também são sensíveis ao calor, outra recomendação é manter a embalagem na geladeira.
6. Tem alguma contra-indicação?
Sim. Grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite. Se estiver usando algum medicamento, é aconselhável perguntar ao seu médico se você pode consumir chás.
(Com reportagem de Deise Coelho para a revista BOA FORMA)
 http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/secao/bebidas-do-bem/

Emagrecer pode ser prazeroso

Para provar que é possível emagrecer sem recorrer a dietas mirabolantes,



 estreamos o blog com uma ótima sugestão de leitura para o fim de semana. Nosso especial sobre alimentação saudável. Confira exercícios, cardápios e dicas simples para perder peso. Você vai perceber que é possível mudar seus hábitos à mesa sem radicalismo e conseguir se livrar aqueles quilinhos indesejáveis sem abrir mão das coisas boas da vida. Depois conte o que achou das sugestões.
 http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/2009/01/emagrecer-pode-ser-prazeroso/

Café pode acelerar seu metabolismo e facilitar a perda de peso

Um estudo publicado no jornal “Metabolism” descobriu que tomar dois copos de café pode fazer uma mulher queimar até 50 calorias a mais durante as quatro horas seguintes à ingestão.


 ”Cafeína estimula o sistema nervoso, sinalizando ao seu corpo que ele deve gastar energia do seu estoque de gordura”, afirmou o pesquisador Paul Arciero à revista americana Shape. “Mas evite misturar o café com leite, chantili ou açúcar, substâncias que podem elevar seu nível de insulina e acabar com os benefícios da bebida”.
 Notícia bacana, não? Mas antes de correr até a máquina de café, saiba que não os especialistas não recomendam sua ingestão como ferramenta para emagrecer. O ideal é não passar de três xícaras por dia para evitar ansiedade, náuseas e dores de cabeça .
 http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/2009/01/cafe-pode-acelerar-seu-metabolismo-facilitar-perda-peso/