quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Brigatone (brigadeiro rechedo com panetone)

                                Brigatone


Ingredientes

Brigadeiro

  • 1 lata(s) de leite condensado
  • 90 grama(s) de chocolate em gotas
  • 1 pitada de farinha de amêndoas
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher(es) de chá de manteiga
  • 1/2 lata(s) de creme de leite

Montagem

  • Manteiga para untar a mão
  • Sobras de panetone para o recheio
  • Quanto baste de chocolate granulado

Modo de preparo

Brigadeiro

Comece fazendo o brigadeiro colocando em uma panela o leite condensado, o chocolate em gotas, a farinha de amêndoas, o sal e a manteiga.

Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Transfira o brigadeiro para um recipiente untado e deixe esfriar.

Montagem

Para montar passe um pouquinho de manteiga na palma da mão e pegue uma pequena porção do brigadeiro. Faça bolinhas com a massa de brigadeiro. Com o dedo indicador, afunde o meio da bolinha fazendo um buraquinho para encaixar o recheio.

Coloque nesse espaço uma bolinha feita da massa de panetone, feche e molde a bolinha recheada. Passe o brigadeiro no granulado e sirva.

 http://comidasebebidas.uol.com.br/receitas/2012/12/08/brigatone-brigadeiro-rechedo-com-panetone.htm

“Fórmula da juventude” foi criada por pesquisador de Hong Kong

Com o aumento da expectativa de vida da população, torna-se uma grande ambição a busca por um processo que reverta o envelhecimento.


  Cientistas de Hong Kong estão dando os primeiros passos nesse que pode ser um marco na história da medicina moderna. O estudo, publicado na revista Cell Metabolism, abre novos caminhos para o desenvolvimento de tratamentos para uma doença chamada Progeria, um acontecimento genético raríssimo que ocorre em um a cada quatro milhões de recém-nascidos.
  Os portadores da Progeria são pessoas absolutamente normais em seu desenvolvimento cerebral e cognitivo, mas algo é rapidamente notado: A aparência, mesmo nos primeiros estágios de vida, é de uma pessoa com idade avançada. Geralmente param de crescer e a pele torna-se enrugada, fato este exacerbado pela rápida eliminação de gordura do corpo e perda de cabelo.
Segundo a Reuters, a pesquisa é da Universidade de Hong Kong, onde foi identificada uma mutação em uma proteína chamada Lamin A. Essa seria a grande culpada pelo envelhecimento precoce.
A pesquisa, que usou ratos e outros mecanismos laboratoriais, mostrou que quando se associa a proteína alterada ao gene SIRT1 (associado à longevidade), a proteína mutante volta ao seu “normal”, permitindo um comportamento celular saudável.
  Além disso, cientistas estão testando como se comportaria uma possível interação entre a proteína mutante, o gene SIRTI 1 com o resveratrol, famoso composto encontrado nas cascas de uvas escuras. Essa combinação teria o poder de dificultar o processo de envelhecimento, permitindo um prolongamento na “juventude”.
O estudo foi liderado por Zhou Zhongjun, onde ratos foram alimentados com esse composto com alta concentração de resveratrol, o que mostrou-se com grande potencial para retardar o início do envelhecimento e o tempo de vida saudável.

Os ratos com Progeria viveram 30% mais comendo o composto fornecido por Zhou Zhongjun. Isso fornece uma esperança para os portadores do problema genético, visto que a expectativa de vida é extremamente baixa.
Através do estudo, novas possibilidades podem ser testadas e aplicadas em indústrias de produtos cosméticos, suplementos alimentares, medicamentos preventivos e diversos outros. Ainda é cedo para pensar em algo assim, mas já estamos dando os primeiros passos na busca pelo controle da juventude.

 http://www.jornalciencia.com/saude/beleza/2301-progeria-ou-sindrome-de-hutchinson-gilford

Descoberto planeta habitável a 12 anos-luz com estrela visível a olho nu

Um planeta habitável descoberto recentemente e que orbita um “gêmeo” do Sol está tão próximo que pode ser observado a olho nu da Terra, dizem cientistas. 


 O planeta pode ter quatro vizinhos que também orbitam a estrela Tau Centi a apenas 12 anos-luz do Sol. Esta, por sua vez, é quase idêntico ao nosso Sol, embora tenha 78% da sua luminosidade e 55% de sua massa.
  Astrônomos estimam que os planetas em questão são entre duas e seis vezes maiores que a Terra, e um deles, o HD 10700e, com 5x o nosso tamanho, fica na “zona habitável”, também conhecida como “zona de Goldilocks” – uma área orbital em que as temperaturas são ideais para que exista água líquida e, consequentemente, vida  como a conhecemos.
A Tau Ceti fica na constelação Cetus, a baleia. Os detalhes da descoberta devem aparecer na revista Astronomy & Astrophysics. Devido às dificuldades em se detectar outros sistemas solares, a maior parte dos encontrados tinham grandes massas, mas este pode ser o de menor massa já descoberto.
Ela sempre aparece como alvo de programas de busca por vida alienígena como o SETI, devido à sua similaridade com o Sol. Ela pode ser vista a olho nu da Terra como uma estrela de terceira magnitude.
Cientistas da Austrália, Grã-Bretanha, Chile e EUA encontraram os planetas com uma técnica de alta sensibilidade que combinou dados de 6.000 observações de três telescópios diferentes. Eles usaram o método de velocidade radial que detecta oscilações no movimento de estrelas causado pelo empuxo gravitacional dos planetas.
  O Dr. James Jenkins, da Universidade do Chile e membro da equipe internacional da Universidade de Hertfordshire, afirmou ao Daily Mail que “Tau Ceti é um dos nossos vizinhos cósmicos mais próximos e é tão luminoso que nós podemos, talvez, conseguir estudar as atmosferas desses planetas em um futuro não muito distante. Sistemas planetários encontrados em estrelas próximas de nosso Sol indicam que esses sistemas são comuns em nossa Via Láctea”.
Mais de 800 planetas orbitando outras estrelas já foram descobertos desde os anos 90, e aqueles próximos a estrelas como o Sol são os mais interessantes astronomicamente falando.

  Esta descoberta dialoga com a nossa visão emergente de que praticamente qualquer estrela tem planetas, e que a galáxia deve ter esses planetas habitáveis do tamanho da Terra. Nós agora estamos começando a entender que a natureza parece preferir imensamente sistemas que têm vários planetas com órbitas de menos que cem dias. Isso é bem diferente do nosso Sistema Solar onde não há nada em uma órbita dentro da de Mercúrio. Então nosso Sistema Solar é, de certa forma, um pouco estranho e não o mais típico tipo que a natureza faz”, diz em um comunicado à imprensa Steve Vogt, um veterano caçador de exoplanetas.
O Professor Chris Tinney, membro da Universidade de Nova Gales do Sul, afirmou que “quando nós olhamos para o céu noturno, vale contemplar que pode haver mais planetas lá fora do que estrelas, uma fração dos quais pode ser habitável”.
Há um dado, contudo, que pode ameaçar a possibilidade de vida no planeta: A Tau Ceti tem quase dez vezes mais detritos espaciais em sua órbita do que nosso Sol, o que significa que os planetas podem ser constantemente atingidos por objetos cósmicos.

 http://www.jornalciencia.com/universo/espaco/2302-descoberto-planeta-habitavel-visivel-da-terra-a-apenas-12-anos-luz


É possível queimar gordura corporal enquanto estamos dormindo?

 Não é de hoje que a ciência alerta para a importância de um sono com qualidade.


 A falta de sono afeta todo o nosso corpo, criando desequilíbrios hormonais, o que acaba afetando nosso metabolismo. Mas, quais seriam as consequências? Alguns sintomas indesejados podem aparecer: aumento no apetite e dificuldade em sentir-se satisfeito após uma refeição, fato este que estimula a ingestão de uma quantidade maior de alimentos.
  Não apenas isso, o desejo por alimentos com muito açúcar, e carboidratos em geral, aumenta. Dormir pouco ou com qualidade ruim aumenta o hormônio grelina em nossa corrente sanguínea. Este, por sua vez, é responsável por reduzir a funcionalidade de nosso metabolismo, o que dificulta a queima de gorduras.
As pessoas que gozam de bom sono são beneficiadas em diversos aspectos e a queima de gordura é um deles. Dormir adequadamente estimula a capacidade do nosso corpo em queimar as indesejáveis gordurinhas. Quando estamos dormindo, carboidratos são quebrados para liberar energia. Se o sono é de péssima qualidade, essas moléculas são “estocadas”, aumentando o acúmulo de gordura corporal.
Como perder peso dormindo?


  1 – Durma pelo menos 7 horas e não ultrapasse 9 horas!
2 – Faça exercícios. A movimentação do corpo estimula um sono profundo e reparador, porque reduz o nível de hormônios do estresse, contribuindo para o relaxamento do corpo.
 3 – Aromaterapia? Sim! Os óleos essenciais podem ser aliados na hora de estimular o sono. Antes de deitar-se, utilize essência de lavanda em velas, banho, óleo de massagem, travesseiro, difusor... Tudo vale para conquistar uma noite bem dormida.
4 – Nada de ir dormir com o sol surgindo. A qualidade do sono aumenta quando dormimos cedo. Ter também uma hora fixa para deitar e acordar ajuda o organismo a entender seus
 horários.
  5 – Não deixa a tela do seu computador ligada. Isso também vale para sua TV e celulares. Desligar esses aparelhos 30 minutos antes de ir pra cama favorece o sono.
6 – É a treva? Talvez. A luz artificial, qualquer que seja, afeta diretamente nosso biorritmo. Para ter um sono de qualidade, tente ficar em um ambiente o mais escuro possível.
Seguindo essas dicas você terá uma melhor qualidade de vida e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para a queima daquelas gordurinhas que você insiste em esconder!

 http://www.jornalciencia.com/saude/corpo/2309-e-possivel-queimar-gordura-corporal-enquanto-estamos-dormindo-

sábado, 22 de dezembro de 2012

Terrível caracol é considerado o animal mais venenoso do mundo

Vamos admitir, as conchas dos caracóis marinhos são verdadeiras  obras de arte,



 possuindo uma combinação de cores que hipnotiza qualquer pessoa, mas, quando estivermos falando do caracol-do-cone é melhor você correr. Pegar nele? Nem pense nisso!

Essa espécie de caracol, cujo nome científico é Connus pannaeus possui um veneno poderosíssimo formado por centenas de compostos, muitos deles encontrados até em venenos de cobra. Possui um substância que é particularmente centenas de vezes mais potente que a morfina. Pesquisas revelam que apenas uma gota do veneno desse “dócil” animal é suficiente para matar 20 pessoas adultas.
Apesar de terrível ele não é uma descoberta científica recente, a cerca de 25 anos os cientistas da Universidade de Utah isolaram a molécula do veneno desse caracol  e constataram que possuía um poder analgésico nos humanos. Os estudos não pararam por aí, esse só foi o ponta pé inicial de uma série de estudos que duraram mais de 20 anos para conseguirem sintetizar em laboratório o mesmo composto que atualmente é utilizado em um novo fármaco, chamado de Prialt (princípio ativo é a ziconotida).
Umas das grandes  vantagens desse novo medicamento é seu absurdo poder analgésico, sendo classificado como mil vezes mais potente que a morfina. O grande problema da morfina é o seu poder de viciamento por ser uma molécula opióide, derivado de ópio. Já a ziconotida não possui efeito viciante.
Muitas das moléculas que compõem o seu veneno ainda não possuem estudos que provem ou indiquem suas respectivas ações, porém, existem cerca de 6 tipos de toxinas que são bastante estudadas e suas ações no corpo humano são completamente elucidadas.



 É importante salientar que esse veneno pode ser retirado de todos os caracóis do gênero Conus. O gene responsável pela fabricação do veneno parece ter sofrido uma mutação ao longo das gerações o que proporciona ao animal produzir suas toxinas rapidamente e com uma variedade espantosa de moléculas.



O veneno pode ser retirado dos caracóis mortos ou com o caracol vivo. O grande problema de se retirar sua glândula após a morte é que dentro dela possui uma infinidade de milhares de compostos que muitas vezes não são usados pelo caracol para matar a presa e isso dificuldade a isolação dos principais princípios ativos. Já a retirada do veneno do caracol vivo também é complicado porque não é fácil lidar com um animal grande, extremamente perigoso e que não libera as toxinas facilmente.
A ação de suas neurotoxinas nos faz pensar que suas vítimas (moluscos e peixes) não sintam dor. Como a inserção do veneno na presa é de forma rápida, paralisando-o eficazmente e, logo em seguida, a ação poderosa de seus analgésicos entram em ação, a presa poderá ser engolida e se sentir nas nuvens por estar sob ação alucinógena e analgésica. Confira no vídeo abaixo:

 http://www.youtube.com/watch?v=LcBKH7s4SVQ&feature=player_embedded

 http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/440-terrivel-caracol-e-considerado-o-animal-mais-venenoso-do-mundo

Peru Brasileirinho

Esta receita foi testada para ser preparada e servida para 8 pessoas. 

 

Ingredientes

 

  • 3 colher(es) de sopa de óleo
  • 2 cebola(s) média(s)
  • 1 linguiça(s) calabresa curada
  • 1 colher(es) de sopa de bacon em cubos
  • 100 grama(s) de banana-passa
  • 1 xícara(s) de chá de castanha do pará
  • 3 xícara(s) de chá de farinha de mandioca crua
  • 2 colher(es) de sopa de salsinha
  • 1 peru inteiro
  • 1 ½ xícara(s) de chá de vinho branco seco
  • 2 tablete(s) de caldo de galinha
  • rolo(s) de papel alumínio
  • rolo(s) de barbante para amarrar
  • 2 colher(es) de sopa de manteiga
  • 500 grama(s) de jabuticaba
  • 2 xícara(s) de chá de vinho branco seco
  • 1 xícara(s) de chá de água
  • 4 colher(es) de sopa de açúcar

Modo de Preparo

 

Iniciar o Preparo

  • 1. em uma panela colocar 3 colher(es) de sopa de óleo e levar ao fogo para aquecer, juntar metade de 2 unidade(s) de cebola(s) média(s) picadas, 1 linguiça(s) calabresa curada em cubos, 1 colher(es) de sopa de bacon em cubos e fritar por 3 minutos, ou até começar a dourar, acrescentar 100 grama(s) banana-passa picada, 1 xícara(s) de chá de castanha do pará picada e misturar bem, adicionar 3 xícara(s) de chá de farinha de mandioca crua, cozinhar por 3 minutos mexendo sempre, desligar o fogo e acrescentar 2 colher(es) de sopa de salsinha picada misturar e reservar.

    2. descongelar um dia antes 1 peru inteiro de aproximadamente 3kilos, retirar os miúdos e colocar em uma assadeira grande, rechear com a farofa e reservar o restante, amarrar as coxas com 0 rolo(s) de barbante para amarrar e reservar.

    3. colocar no liquidificador 1 ½ xícara(s) de chá de vinho branco seco, a cebola restante e 2 tablete(s) de caldo de galinha, regar o peru até envolver completamente. cubrir com 0 rolo(s) de papel alumínio e leve ao forno médio por aproximadamente 1 hora, regando periodicamente com o caldo formado na assadeira, até o termômetro levantar.

    4. retirar o papel alumínio e deixar assar por mais aproximadamente 1 hora e 30 minutos ou até estar dourado, regando sempre com o caldo da assadeira.

Preparar a calda

5. preparar a calda: em uma panela colocar 2 colher(es) de sopa de manteiga, 500 grama(s) de jabuticaba, 2 xícara(s) de chá de vinho branco seco, 1 xícara(s) de chá de água e 4 colher(es) de sopa de açúcar, levar para ferver em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos ou até reduzir a calda pela metade.

6. coar a calda e servir acompanhado do peru.



 http://www.bbel.com.br/culinaria/receita/peru-brasileirinho.aspx

Russa é considerada a albina mais linda do mundo

No meio de tantas classificações inusitadas, surge mais uma: a albina mais linda!


  Seu nome? Nastya Zhidkova. Sua idade é um dos grandes segredos de sua carreira como modelo. Não apenas a idade, mas também informações pessoais e familiares são extremamente resguardadas. 


 
  Ela é conhecida na Rússia como a “Rainha Elfo”, termo dado por sua aparência de fada com traços bastante delicados. 



  É um distúrbio congênito que provoca a ausência total ou parcial de melanina, pigmento responsável por dar cor aos cabelos, olhos, pele e pelos.



 Isso ocorre por um defeito biológico que não produz uma enzima que está diretamente envolvida no processo de síntese da melanina.

  
A falta de pigmentação representa um grande transtorno, podendo ocasionar problemas na visão como nistgmo (oscilações repetidas e involuntárias), astigmatismo e fotofobia. Além disso, a falta de pigmentos torna os albinos mais propensos ao câncer de pele.



 http://www.jornalciencia.com/inusitadas/inacreditavel/2305-russa-e-considerada-a-albina-mais-linda-do-mundo





 

Apenas 3 bananas por dia pode livrar você de ter um AVC

Pesquisa coordenada por britânicos e italianos mostrou que o Acidente Vascular Cerebral pode ser evitado com bananas!


O estudo mostrou que uma pessoa que consome uma banana durante o café da manhã, seguido de mais uma unidade no almoço e jantar, têm uma redução bastante significativa nas chances de sofrer um AVC, também conhecido como “derrame”.
A ciência já mostrou que alimentos com altos índices de potássio têm ação efetiva na boa saúde do cérebro, além de contribuir no controle da pressão arterial. Alimentos ricos em potássio incluem o espinafre, as nozes, lentilha, leite e a banana, dentre outros.
O estudo levou em consideração dados colhidos em 1960, onde dezenas de pesquisas realizadas na época foram revisadas e reanalisadas em busca de um índice que pudesse se encaixar de modo global na população.

As universidades de Warwick e Nápoles divulgaram nota alertando que se o consumo de potássio aumentasse na população mundial e diminuísse em cloreto de sódio (sal de cozinha), mais de um milhão de pessoas teriam suas vidas poupadas anualmente de um AVC.
O estudo foi publicado no Journal of the American College of Cardiology.

 http://www.jornalciencia.com/saude/corpo/2304-apenas-3-bananas-por-dia-pode-livrar-voce-de-ter-um-avc