segunda-feira, 25 de março de 2013

5 mitos sobre tempestades solares

Clima Terrestre


Com relação às tempestades solares alterarem o clima terrestre, Adriana diz que esse ainda é um assunto controverso. Ela explica que existem algumas evidências da que a temperatura média na Terra pode ser influenciada pela atividade solar em escalas de tempo de décadas.

Adriana conta que o melhor exemplo é o chamado mínimo de Maunder, um período de 70 anos de atividade solar extremamente baixa, entre aproximadamente 1650 e 1720, quando o Sol não apresentou quase nenhuma mancha escura em sua superfície.

“Neste período, foram registradas temperaturas anormalmente baixas na Terra”, explica. Um reflexo dessa situação pode ser visto nas pinturas da época, que retrataram pessoas patinando sobre rios como o Sena e Tâmisa congelados. Esse período ficou conhecido como pequena era glacial.

 http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/5-mitos-sobre-tempestades-solares.shtml?id=5#glr

5 mitos sobre tempestades solares

Terremotos e tsunamis


Para quem acredita que tempestades solares de alta intensidade podem causar terremotos e tsunamis, Adriana destaca que isso é um mito.

Não existe evidência científica de nenhuma correlação entre a ocorrência de atividade solar ou terremotos e tsunamis (consequência de alguns terremotos) que são decorrentes da atividade geológica da Terra, sem influência do ciclo magnético solar.


http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/5-mitos-sobre-tempestades-solares.shtml?id=4#glr

5 mitos sobre tempestades solares

Falha Eletrônica


Há também a hipótese de que conforme a intensidade da tempestade, tudo que é eletrônico pode falhar, inclusive os que equipam um avião. Porém, Adriana destaca que as partículas carregadas pelas tempestades solares afetam os equipamentos eletrônicos, o que causa picos de correntes capazes de danificar aparelhos ou queimar transformadores.

Porém, Adriana ressalta que apenas as tempestades muito intensas são capazes destes efeitos e felizmente são muito raras. “No caso do avião, o problema é com o sistema de navegação, seja por bússola, seja por um GPS, mas a estrutura do avião em si não sofre danos”, justifica.

 http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/5-mitos-sobre-tempestades-solares.shtml?id=3#glr

5 mitos sobre tempestades solares

Riscos para saúde


Muitas pessoas acreditam que as tempestades solares podem causar riscos imediatos para a saúde de quem está na Terra. Porém, apenas os astronautas e pilotos podem ser prejudicados.

“Os astronautas que estiverem fora da estação espacial podem, sim, sofrer uma dose de radiação letal de uma explosão solar”, conta. Por sua vez, tripulação e passageiros de voos de avião com rota transpolar (que passam pelos Polos) ou pilotos de aviões de caça que sobem em altitudes muito altas podem receber uma dose de raio X similar a de uma chapa do pulmão, segundo Adriana.

No entanto, Adriana explica que as tempestades podem aumentar a propensão ao câncer de pele. A radiação ultravioleta produzida pelo Sol aumenta periodicamente com o ciclo de atividade solar de 11 anos. “Esta radiação faz com que a quantidade de ozônio aumente de 1 a 2% durante o máximo do ciclo solar, que coincide com o período de máxima ocorrência das tempestades solares”, conta.

Como o ozônio ajuda a impedir a passagem dos raios ultravioletas, a população fica mais exposta a esse tipo de raio. Ele penetra profundamente e desencadeia reações e alterações celulares que, por meio de mutações genéticas, podem predispor ao câncer da pele.

 http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/5-mitos-sobre-tempestades-solares.shtml?id=2#glr

5 mitos sobre tempestades solares


Fim do mundo


Na sexta-feira (11), o Observatório de Dinâmica Solar (SDO), da Nasa, anunciou que novas movimentações na superfície do Sol vão produzir fortes explosões solares nos próximos dias.

Essa movimentação está relacionada com as manchas solares, regiões onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético.

Somente em janeiro, foram detectadas duas erupções em um período de quatro dias seguidos por ondas com bilhões de toneladas de plasma percorrendo o espaço em direção a Terra com uma velocidade de 8 milhões de km/h.

Diante dessas explosões, são levantadas muitas hipóteses sobre quais os efeitos das tempestades solares na Terra. Adriana Válio, astrofísica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, explica quais são os mitos sobre as tempestades solares.

A hipótese de o mundo acabar por causa de tempestades solares, por exemplo, é mito, “pois a maioria das consequências danosas da atividade solar ocorre apenas sobre equipamentos eletrônicos, como satélites, GPS, além de transformadores e linhas de transmissão de alta tensão, por exemplo,” explica.

 http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/5-mitos-sobre-tempestades-solares.shtml?id=1#glr

Tempestade Solar

Tempestade Solar Catastrofica Pode Atingir a Terra


A Academia Real de Engenharia do Reino Unido alertou sobre os riscos de uma supertempestade solar que pode atingir a Terra em breve. Em relatório, os cientistas destacam que o evento é inevitável e pedem medidas preventivas.
Essas tempestades são causadas por manchas solares, regiões onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético.
O Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos. O auge desse ciclo acontece agora, em 2013. Por isso, muitos países já começam a buscar maneiras de se preparar para uma grande tempestade solar.
Segundo o jornal Huffington Post, os pesquisadores britânicos anunciaram que essa supertempestade é um evento de proporções raras. Isso porque erupções solares responsáveis por causar tempestades na Terra são muito comuns. Mas essa que se aproxima deve ser parecida com o Evento de Carrington, que aconteceu em 1 de setembro de 1859. Na ocasião, postos de telégrafo pegaram fogo e as redes tiveram grandes interrupções. Também foram registrados distúrbios no campo magnético da Terra.
É provável que a próxima tempestade seja intensa como a ocorrida há mais de 150 anos. Porém, os cientistas alertam que os efeitos na Terra podem ser mais impactantes agora por causa da grande dependência tecnológica atual. A próxima tempestade solar traria consequências para equipamentos eletrônicos, como satélites, comunicações por rádio, GPS, transformadores e linhas de transmissão de alta tensão.
Tudo isso é causado pelas partículas carregadas pelas tempestades solares, que afetam os equipamentos eletrônicos. Isso causa picos de correntes capazes de danificar aparelhos ou queimar transformadores. Como consequência, pode acontecer um colapso nos sistemas de comunicação, nos automóveis e na aviação.
Somente nos EUA, o dano econômico de uma tempestade nessas proporções pode ser entre 1 e 2 trilhões de dólares no primeiro ano. A recuperação completa de todas os perdas causadas pode demorar de 4 a 10 anos, de acordo com um relatório de 2008 do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos.
Segundo Adriana Valio, astrofísica e presidente da Sociedade Astronômica Brasileira, vale lembrar que essas tempestades não causam riscos imediatos para a saúde de quem está na Terra. Apenas os astronautas fora da estação espacial e pilotos de aviões de caça ou de voos com rota transpolar podem ser prejudicados.

 http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/tempestade-solar-catastrofica-pode-atingir-a-terra-08022013-21.shl

sábado, 16 de março de 2013

Moqueca de peixe com pirão

Moqueca de peixe com pirão: seus convidados vão adorar!


Ingredientes
. 1 colher (sopa) de azeite
. 2 cebolas em rodelas
. 4 tomates em rodelas
. 8 filés do peixe de sua preferência limpos e cortados ao meio
. 1 1/4 de xícara (chá) de leite de coco
. 2 colheres (sopa) de azeite de dendê
. Sal e pimenta-malagueta a gosto
. 1/2 xícara (chá) de salsa picada
. 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca

Modo de preparo

1. Prepare a moqueca: coloque o azeite na panela e, sobre ele, alterne camadas de cebola, tomate e peixe, temperando cada camada com sal, pimenta-malagueta e a salsa.
2. Tampe e leve ao fogo médio até ferver.

3. Cozinhe por 10 minutos ou até os ingredientes ficarem macios.

4. Junte o leite de coco e o azeite de dendê e verifique o tempero. Abaixe o fogo. Deixe cozinhar por mais 3 minutos e reserve.
5. Prepare o pirão: retire 4 conchas pequenas do caldo da moqueca pronta e coloque em uma outra panela. Leve ao fogo médio até ferver.

6. Junte a farinha de mandioca, aos poucos, mexendo sempre, até engrossar. Tempere com sal e sirva com a moqueca.

Tipo de prato: Prato principal
Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Peixe ou fruto do mar
Calorias: 681 por porção
 
 http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-moqueca-peixe-pirao-557285.shtml

Bobó de camarão

Bobó de camarão: ninguém vai resistir à essa maravilha!


Ingredientes 

. 3 cocos grandes
. 3 xícaras de água fervendo
. 4 colheres (de sopa) de azeite de oliva
. 2 cebolas bem picadas
. 3 tomates sem sementes picados
. 2 pimentões bem picados (verde e vermelho)
. 1 kg de aipim descascado e cortado em pedacinhos
. 300 g de camarão descascado e limpo
. 1/2 xícara de azeite-de-dendê
. 1 colher (de chá) de pimenta-do-reino
. 1 xícara de camarão seco, torrado e moído

Modo de preparo

Todo coco dá dois tipos de leite: um fino e um grosso. O leite grosso é o primeiro que sai quando se espreme um coco ralado. Para extrair o leite fino é necessário derramar a água sobre o bagaço do coco e espremer novamente. Faça isto com os três cocos e reserve os dois tipos de leite em separado.
Numa panela de bom tamanho aqueça o azeite, junte a cebola, os tomates, os pimentões, e refogue, mexendo de vez em quando, por dez minutos. Junte o aipim, o leite fino e deixe cozinhar até o aipim amolecer, ameaçando virar um creme. Acrescente o leite grosso, os camarões e cozinhe mexendo até o aipim ficar completamente pastoso.
Junte o azeite-de-dendê e deixe ferver. Tempere com sal e pimenta-do-reino. O bobó está pronto para ser servido. É o acompanhamento ideal para uma moqueca de camarões. A apresentação tradicional é numa terrina grande, primeiro o bobó, por cima, a moqueca e, por fim, o camarão seco polvilhado.

Tipo de prato: Prato principal
Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: Médio
Categoria: Peixe ou fruto do mar
 
 http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-bobo-camarao-697149.shtml

Lasanha de abobrinha

Lasanha de abobrinha: para variar o sabor


 Ingredientes:
. 3 abobrinhas do tipo italiana, cortadas em fatias finas
. 3 xícaras (chá) de molho de tomate pronto
. 500 g de queijo tipo frescal em fatias
. Mussarela e parmesão light ralados a gosto para polvilhar

Modo de preparo:

Em uma grelha aquecida, passe as fatias de abobrinha, deixando que cozinhem um pouco. A cada dois minutos, vire para grelhar do outro lado. Em um refratário, monte camadas alternadas de molho, abobrinha e queijo. Repita até acabarem os ingredientes. Polvilhe com os queijos ralados e leve ao forno, preaquecido em temperatura média, até o queijo fresco derreter. Sirva em seguida.


Tipo de prato: Prato principal
Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Assado
Calorias: 272 por porção 
 
 http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-lasanha-abobrinha-642621.shtml

Batata recheada

Batata recheada: é de dar água na boca!



Ingredientes:

. 4 batatas grandes
. 1/2 xícara (chá) de requeijão
. 1/3 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
. 4 colheres (chá) de azeite
. Salsa picada a gosto

Modo de preparo:

Aqueça o forno em temperatura média. Lave bem a batata com a casca. Com um garfo, faça furos na superfície de cada uma. Reserve. À parte, misture bem o requeijão com o parmesão. Reserve. Unte a batata com o azeite e ponha-a direto sobre a grelha do forno, na posição mais alta. Asse em temperatura média por 45 minutos ou até que, enfiando uma faca, a batata esteja macia. Retire do forno e corte a batata no sentido do comprimento até a sua metade. Ponha o recheio na abertura, decore com a salsa e sirva em seguida.
Dica: Incremente esta receita adicionando peito de peru defumado ao recheio. Fica muito gostoso e vale como uma boa refeição, pois a ave oferece proteínas de origem animal.
Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Rendimento: 4
Dificuldade: Fácil
Categoria: Assado
Calorias: 484 
 
 http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-batata-recheada-618441.shtml

Cura funcional da infecção pelo HIV é observada em 14 pacientes na França

Em um estudo, essas pessoas passaram a tomar antirretrovirais mais cedo do que o normal e durante três anos. Nos sete anos seguintes, sem remédios, seus níveis de vírus no sangue eram incapazes de desencadear sintomas

 Pesquisadores publicaram, nesta quinta-feira, um estudo no qual revelam que 14 pacientes adultos infectados pelo HIV parecem ter obtido uma cura funcional da doença. Ou seja, mesmo após terem interrompido o tratamento, apresentam quantidades tão pequenas do vírus no sangue que ele se tornou incapaz de produzir sintomas durante sete anos. A pesquisa foi divulgada dias depois de médicos americanos terem anunciado a também cura funcional em um bebê recém-nascido infectado pelo vírus da aids.

Segundo os responsáveis por esse estudo, que foi coordenado no Instituto Pasteur, em Paris, na França, a chave para a cura funcional nesses 14 pacientes foi o início precoce do tratamento com antirretrovirais após a infecção. De acordo com o artigo, essas pessoas começaram a ser monitoradas a partir do momento em que elas passaram a receber os antirretrovirais, que foi dez semanas após eles serem infectadas. Em média, essas drogas são dadas aos pacientes três anos mais tarde.

Os pacientes, que tinham entre 34 e 66 anos, então, tomaram os antirretrovirais ao longo de dois a três anos, em média, e depois interromperam o tratamento. De acordo com o estudo, eles conseguiram manter a carga viral sob controle durante uma média de sete anos e meio, sem o uso de nenhum medicamento. Um dos pacientes chegou a ficar pouco mais de dez anos sem apresentar sintomas. “Não é erradicação, mas claramente eles puderam viver por um longo período de tempo saudáveis e sem tomar os antirretrovirais”, diz Asier Saez-Cirio, coordenador da pesquisa, que está presente no periódico PLoS Pathogens.
No entanto, os pesquisadores advertem que esses resultados não significam que essa abordagem possa funcionar para todas as pessoas infectadas pelo HIV no mundo, já que a pesquisa analisou 70 pacientes infectados e somente 14 deles apresentaram a cura funcional. Já o restante dos indivíduos, ao deixarem de tomar os antirretrovirais, recuperaram níveis de vírus semelhantes aos observados antes de começarem a ser tratados.
Explicação — Segundo os autores, ainda não está claro o que fez com que a cura funcional ocorresse nesses 14 pacientes, apesar de eles terem sido submetidos a vários testes imunológicos. Mas eles acreditam que, entre essas pessoas, possa ter ocorrido uma limitação nos reservatórios virais, que se formam no organismo de um indivíduo após a infecção pelo HIV. Esses reservatórios são compostos por células dormentes que reativam a infecção quando o remédio deixa de ser tomado.
“Esses dados, junto às informações sobre o caso do bebê recém-nascido nos Estados Unidos, apoiam fortemente a ideia do tratamento precoce e fornecem pistas importantes para o desenvolvimento de estratégias para curar a infecção pelo HIV, ou ao menos induzir a um controle a longo prazo sem a necessidade de antirretrovirais”, disse Asier Saez-Cirio, que coordenou a pesquisa.

 http://veja.abril.com.br/noticia/saude/cura-funcional-da-infeccao-pelo-hiv-e-observada-em-14-pacientes-na-franca

Batata assada com bacon

Batata assada com bacon: crocante e deliciosa

Ingredientes
. 6 batatas médias
. 3 fatias de bacon
. Orégano a gosto
. Azeite a gosto
. Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Cozinhe as batatas na água com sal até ficarem “al dente”. Escorra. Com o auxílio de uma faca pequena, cave o meio de cada batata no sentido vertical. Em cada cavidade, coloque meia fatia de bacon enrolada. Coloque as batatas em um refratário, regue com azeite, salpique o orégano, o sal e a pimenta. Asse no forno preaquecido a 220º até dourarem

 http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/batata-assada-bacon-483440.shtml

Peixe com azeitonas e alcaparras

Peixe com azeitonas e alcaparras: refogado com melhor sabor

Ingredientes
. 1 kg de peixe em postas (pargo, vermelho, pescada)
. 3 colheres (sopa) de azeite
. 1 dente de alho picado
. 1 cebola
. 1 e 1/2 xícara (chá) de molho de tomate
. 3 colheres (sopa) de alcaparra
. 1 pimenta-dedo-de-moça sem sementes picadas
. 3 colheres (sopa) de manteiga
. 12 batatas pequenas cozidas
. 1 colher (sopa) de salsinha picada
. 20 azeitonas recheadas com pimentão vermelho
. Sal e limão a gosto, torradas para acompanhar

Modo de preparo

1. Tempere o peixe com sal e limão.

2. Aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola até ficarem transparentes.

3. Junte o molho de tomate, a alcaparra e a pimenta. Mexa e ponha o peixe. Cozinhe em fogo baixo por 10 a 15 minutos.

4. Enquanto isso derreta a manteiga e junte a batata. Misture até as batatas serem envolvidas pela manteiga e polvilhe com a salsinha. Reserve.

5. Retire o peixe do fogo e acrescente a azeitona. Sirva o peixe acompanhado com as torradas e as batatas.
Dica: não mexa o peixe durante o cozimento, senão ele desmancha. Apenas sacuda a panela.

 http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-peixe-azeitonas-alcaparras-486642.shtml

Três xícaras de café ao dia reduzem em 10% mortalidade entre adultos, diz estudo

Pesquisa feita com mais de 400.000 indivíduos mostrou que bebida diminui mortalidade por problemas como doença cardiovascular, diabetes e infecção

 Adultos com mais de 50 anos que bebem pelo menos três xícaras de café por dia podem reduzir o risco de morrer em 10% em relação àqueles que não consomem a bebida, revelou um estudo do Instituto Nacional do Câncer (NCI), dos Estados Unidos. A pesquisa foi feita com mais de 400.000 pessoas e os resultados foram publicados nesta quinta-feira na revista médica New England Journal of Medicine (NEJM).

O trabalho foi feito com base em um questionário aplicado em cerca de 230.000 homens e mais de 170.000 mulheres, que tinham de 50 a 71 anos entre 1995 e 1996, quando o estudo começou. Os participantes foram acompanhados até 31 de dezembro de 2008.
Os resultados demonstraram que as pessoas que consumiram, em média, três xícaras de café por dia, normal ou descafeinado, tiveram menos risco de morrer de doenças cardiovasculares e respiratórias, acidente vascular cerebral (AVC), ferimentos, acidentes, diabetes e infecção do que as pessoas que não ingeriram a bebida. Os cientistas, contudo, notaram um aumento muito sutil no risco de câncer entre os homens que consumiram muito café. Entre as mulheres, ao contrário, não foi constatado um vínculo direto entre o fato de beber café e mortes por câncer.
Essas conclusões foram obtidas após os autores da pesquisa terem levado em conta também outros fatores de mortalidade, como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.
No entanto, os pesquisadores alertaram para o fato de que não podem afirmar com certeza, em termos científicos, que o consumo do café prolongaria a vida.
"Nós descobrimos que o consumo de café estava ligado a um risco menor de mortalidade em geral, mas o mecanismo pelo qual o café reduziria a mortalidade não está claro porque esta bebida contém mais de mil substâncias diferentes que podem, potencialmente, afetar a saúde",diz Neal Freedman, da divisão de epidemiologia de câncer e genética do Instituto Nacional do Câncer dos EUA e principal autor da pesquisa.
Mesmo assim, o autor afirma que os resultados dão certa garantia ao fato de que a bebida não faz mal à saúde.
 http://veja.abril.com.br/noticia/saude/tres-xicaras-de-cafe-ao-dia-reduzem-em-10-mortalidade-entre-adultos-diz-estudo

Quatro xícaras de café ao dia evitam insuficiência cardíaca

Segundo estudo, hábito pode ajudar a diminuir risco do problema em até 11%

 Mais um benefício à saúde foi atribuído ao café. Dessa vez, pesquisadores do Centro Médico Beth Israel, hospital ligado à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, concluíram que quem consome moderadamente a bebida — ou seja, quatro xícaras ao dia — pode apresentar até 11% menos chances de ter insuficiência cardíaca. O estudo foi publicado nesta terça-feira no periódico Circulation: Heart Failure, uma publicação da Associação Americana do Coração.

 Esse resultado foi baseado na análise de outras quatro pesquisas sobre o consumo de café que, ao todo, envolveram 140.220 participantes e registraram 6.522 casos de insuficiência cardíaca, de janeiro de 1966 a dezembro de 2011. De acordo com os autores do trabalho, a relação entre o café e a proteção ao coração segue o padrão da ‘curva em J’. Ou seja, quem consome a bebida moderadamente tem menos riscos de sofrer o problema cardíaco do que os abstêmios; mas quem bebe muito café, além de não se beneficiar, pode até prejudicar a saúde.

 Os pesquisadores não conseguiram, porém, explicar de que maneira o café age sobre o organismo, reduzindo o risco de insuficiência cardíaca. No entanto, eles lembram que outros trabalhos relacionaram o consumo de cafeína à proteção contra diabetes e hipertensão — dois fatores associados à doença. Evitando esses dois problemas, portanto, já seria um modo eficaz de diminuir as chances de insuficiência cardíaca.

 http://veja.abril.com.br/noticia/saude/quatro-xicaras-de-cafe-ao-dia-evitam-insuficiencia-cardiaca

Café e chá verde reduzem o risco de AVC, conclui estudo

Após avaliar 82.000 pessoas por mais de uma década, pesquisa observou que consumo diário de uma das bebidas diminui essa chance em até 20%

 Café e chá verde podem ajudar a reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), especialmente se essas bebidas são consumidas regularmente, concluiu um novo estudo feito no Japão. Essa pesquisa mostrou, por exemplo, que beber uma xícara de café por dia já é suficiente para diminuir em 20% a chance de derrame cerebral. O trabalho completo foi publicado nesta quinta-feira no periódico Stroke, da Associação Americana do Coração.

 A pesquisa analisou os hábitos alimentares de mais de 82.000 pessoas entre 45 e 74 anos de idade ao longo de 13 anos. De acordo com os resultados, o risco de derrame cerebral é 14% menor para quem bebe de duas a três xícaras de chá verdade diariamente em comparação com quem não consome a bebida. Além disso, a análise, que foi desenvolvida na Universidade de Osaka, concluiu que beber uma xícara de café ou duas de chá verde por dia pode diminuir em 32% o risco de hemorragia cerebral. Segundo os autores do estudo, 13% dos casos de AVC ocorrem em decorrência de hemorragia no cérebro.

As conclusões apresentadas pela pesquisa foram obtidas após os dados serem ajustados de acordo com fatores como idade, sexo, tabagismo, consumo de bebida alcoólica, peso, alimentação e níveis de atividade física. Embora o estudo tenha sido feito com um grande número de pessoas, os pesquisadores não conseguiram explicar os mecanismos biológicos pelos quais o chá verde e o café atuam no organismo, mas acreditam que as substancias antioxidantes presentes nas bebidas ajudam a provocar esse benefício observado.

 http://veja.abril.com.br/noticia/saude/cafe-e-cha-verde-reduzem-o-risco-de-avc

quarta-feira, 13 de março de 2013

Maçã do amor


  • 8 maçã(s) vermelha(s) média(s)
  • 8 palito(s) de sorvete
  • 2 xícara(s) de chá de açúcar
  • 1/2 xícara(s) de chá de glucose de milho
  • 1 colher(es) de sopa de corante artificial vermelho

Modo de Preparo

Iniciar o preparo

1. lavar bem 8 maçã(s) vermelha(s) média(s) (ver dica), secar bem e colocar 8 palito(s) de sorvete no lugar dos cabos e reservar.

2. em uma panela colocar 2 xícara(s) de chá de açúcar e 1/2 xícara(s) de chá de glucose de milho, mexer e levar ao fogo e deixar ferver por 10 minutos (ver dica).

3. colocar 1 colher(es) de sopa de corante artificial vermelho e deixar ferver por mais 1 minuto e desligar.

4. passar as maçãs pela calda e colocar em uma assadeira untada com margarina e deixar secar.

dicas
- não escolha maçãs muito grandes, as menores ficam mais bonitas.
- depois de levar a panela ao fogo não mexer mais na calda, ela pode açucarar.
- glucose de milho é encontrada facilmente em supermercados.

 http://www.bbel.com.br/culinaria/receita/maca-do-amor.aspx

Mitos e fatos da dieta vegetariana

Sim é possível, desde que substitua por outro alimento que forneça os mesmos nutrientes.


Sim é possível, desde que substitua por outro alimento que forneça os mesmos nutrientes.
Uma dieta vegetariana bem elaborada será capaz de suprir todas as necessidades nutricionais, quando esta for fracionada em 6 refeições ao dia e manipulada por um profissional competente. Diante dessas evidências, torna-se clara a necessidade de orientação individualizada para adequar os hábitos alimentares de cada indivíduo. Antes de tudo é fundamental conhecermos o tipo de vegetariano que estamos trabalhando, para depois pensar na conduta alimentar.O estilo de vida vegetariano é bastante diversificado. As três principais categorias são: os ovo-lacto-vegetarianos, que consomem ovos e laticínios, os lacto-vegetarianos, que consomem laticínios e os vegans ou vegetarianos puros, que não consomem qualquer produto de origem animal.
Quais são os principais alimentos para suprir as propriedades das carnes?
A dieta vegetariana inquestionavelmente é saudável, nutricionalmente rica em vitaminas, minerais antioxidantes, fibras e baixa em colesterol e gordura saturada; e acompanhada de um estilo de vida saudável adotado, tem efeitos positivos na promoção da saúde e prevenção de doenças.
Apesar dos benefícios já comprovados, se a dieta vegetariana não for devidamente planejada, algumas deficiências nutricionais podem ocorrer. Neste caso é importante incluir a soja na alimentação; aumentar a ingestão de grãos integrais, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), vegetais verde-escuros, frutas e em alguns casos iniciar uma suplementação sob orientação de um profissional especializado.
Quando você para de ingerir carnes, há mudanças no corpo, como perda de massa muscular, gordura, resistência, motivação física etc?
A não ingestão de alguns alimentos de origem animal como carne e leite podem causar um déficit de proteínas, vitaminas e minerais.
A maior preocupação é a deficiência protéica que pode causar comprometimento do sistema imunológico, dificuldade na cicatrização, queda de cabelo, unhas quebradiças e perda de massa muscular.
A vitamina B12 somente é encontrada em alimentos de origem animal. Portanto, crianças e adolescentes podem necessitar de suplementação para evitar comprometimento do crescimento.
As reservas corporais de ferro são essenciais para a saúde. A anemia ferropriva pode causar cansaço; unhas com manchas e quebradiças; diminuição da resistência e geralmente ocorre por ingestão insuficiente de ferro, redução na absorção deste nutriente devido a dietas com baixa disponibilidade e perda através da transpiração e menstruação.
As fontes alimentares mais ricas em ferro são as carnes vermelhas, fígado, miúdos, gema de ovo, leguminosas, vegetais folhosos verde-escuros e frutas secas. As frutas ricas em ácido ascórbico (vitamina C) auxiliam a absorção de ferro e aumentam sua biodisponibilidade no organismo; portanto, tomar um suco de fruta cítrica durante as refeições auxiliará no aumento deste mineral.
Estudos demonstram o quanto é complicado planejar uma dieta para esta população, em especial para os vegans (vegetariano exclusivo), sendo necessário uma ampla variedade de alimentos. Dietas inadequadas têm sido associadas a alterações menstruais, perda mineral óssea e doenças digestivas. Somente uma avaliação rigorosa feita por um profissional especializado será capaz de possibilitar a prescrição correta do quanto cada um precisa.
Você pode decidir ser vegetariano em qualquer idade? Quais são as vantagens e desvantagens?
Qualquer indivíduo, em qualquer fase da vida pode ser vegetariano. Gestantes, lactantes, mulheres na menopausa, idosos, crianças e atletas podem todos ser vegans, se assim desejarem. É apenas uma questão de balancear a dieta vegetariana para atender as necessidades nutricionais de cada grupo e esta é a função do nutricionista. As necessidades nutricionais de cada indivíduo variam conforme sua idade e estado fisiológico, sendo que atletas, crianças, gestantes e idosos devem receber cuidados específicos em sua alimentação.
Há alimentos disponíveis nos supermercados para quem quer ser vegetariano? Quais você indica?
Os alimentos utilizados numa dieta vegetariana equilibrada são, na sua maioria, alimentos naturais, isentos de toxinas, antibióticos e hormônios que são pródigos na dieta dita onívora.
Alimentos facilmente encontrados: produtos de soja (leite, suco, iogurtes, proteínas, grão); frutas e verduras orgânicas, cereais integrais, oleaginosas (castanhas, amêndoas), leite e derivados, pães e farinhas integrais, etc.
 http://www.bbel.com.br/qualidade-de-vida/post/mitos-e-fatos-da-dieta-vegetariana.aspx

Entenda a ação dos chás no organismo

Os chás são bebidas naturais de baixo teor calórico que podem conter princípios ativos funcionais que agem no organismo humano.


 Somente por essas características, o hábito de consumir esse tipo alimento já pode ser considerado vantajoso. Mas além de produtos alimentícios, os chás, nome popular que se dá à mistura de água e ervas ou plantas, também podem ser considerados medicinais.
Alimento x substância medicinal
"O chá que fazemos em casa é um extrato aquoso, ou seja, extraímos da planta os princípios ativos solúveis em água", explica Paula Viñas, farmacêutica-bioquímica.
Usar as plantas e ervas para fins medicinais faz parte de uma ciência que se chama fitoterapia, responsável por reunir o folclore medicinal de um país e os estudos científicos feitos ao longo do tempo sobre esses costumes. "As plantas medicinais, como produtos fitoterápicos, apresentam classes de substâncias químicas responsáveis pela ação terapêutica e são utilizadas no preparo de infusões ou decocções e consumidas de forma semelhante aos chás alimentícios", afirma Kléber Berté, doutor em tecnologia de alimentos pela Universidade Federal do Paraná e farmacêutico da Chamel, empresa especializada na produção de fitoterápicos.
Os chás vendidos em supermercados como alimentos são fabricados por indústrias alimentícias e não podem, de acordo com a legislação brasileira, trazer informações sobre seu uso terapêutico. O que não significa que ao consumir um desses produtos, a pessoa não possa se beneficiar de suas características medicinais. O que diferencia o hábito de tomar chá do uso medicinal dele é a existência de uma posologia. Ou seja, uma indicação de quantas vezes ao dia, em quais quantidades e em qual formato a erva ou planta deve ser consumida. Essa prescrição apenas pode ser feita pelo médico ou farmacêutico.
Por isso, quando uma pessoa consome diariamente chás alimentícios feitos a partir de ervas que têm ação terapêutica, é possível que seu organismo sinta o efeito calmante, digestivo ou aquele de acordo com o tipo da planta, mas também é possível que a quantidade de princípio ativo não seja suficiente para isso. Na página a seguir, veja como cada chá deve ser preparado para potencializar seus efeitos.

 http://www.bbel.com.br/qualidade-de-vida/post/entenda-a-acao-dos-chas-no-organismo.aspx

Pitadas seguras de sal

Estudo recente reacende a polêmica de até que ponto o sal faz mal à saúde 




Ainda que a dieta ideal para prevenir a hipertensão vá além da redução de sal, não tem jeito: é no condimento que a maioria das pessoas pensa quando se fala na doença que coloca o coração e outros órgãos vitais em risco. E a relação imediata é compreensível. Afinal, nos últimos tempos não faltaram estudos e alertas para reforçar o perigo que o sódio, componente mais famoso do tempero, representa para as artérias. Publicada recentemente na conceituada revista Journal of the American Medical Association, uma pesquisa belga atraiu todas as atenções justamente por ir na contramão afirmando que não há motivos para fazer campanha tão fervorosa contra o mineral.


De acordo com o trabalho, que acompanhou 3 681 voluntários de meia-idade por aproximadamente oito anos, além de não proteger contra o desenvolvimento da pressão alta, o baixo consumo de sódio ainda torna as pessoas mais suscetíveis a doenças cardiovasculares. Contrassenso, a constatação reacendeu o debate sobre a relação entre o uso do saleiro e as mazelas do coração. "Os indivíduos avaliados no estudo eram jovens, predominantemente brancos e sem sobrepeso. Por isso, é possível imaginar que os resultados valem para esse grupo, mas não para a população em geral", comenta Carlos Alberto Machado, coordenador de ações sociais da Sociedade Brasileira de Cardiologia. "Ora, já se sabe que negros, obesos e idosos são mais sensíveis ao consumo do sal."

Já para Frida Plavnik, nefrologista e conselheira da Sociedade Brasileira de Hipertensão, há outro ponto desfavorável à pesquisa: não dá para garantir que a coleta de urina para verificar o nível de sódio excretado pelos participantes foi feita adequadamente. "Essa não é a primeira vez que cientistas chegam à conclusão de que o sal não interfere no aumento da pressão. Mas os trabalhos que mostram o contrário são mais evidentes."

Apesar de concordar que a investigação belga tem pontos falhos, o cardiologista Luiz Aparecido Bortolotto, diretor da Unidade Clínica de Hipertensão do Instituto do Coração, o Incor, em São Paulo, diz que ela é importante: "Isso porque mostra que em determinadas populações o sal não aumenta o risco de problemas cardiovasculares". O xis da questão — e aí fazem coro os especialistas — é que não dá para definir quem é mais sensível ou resistente aos seus efeitos sobre a pressão. "Por isso a recomendação da Organização Mundial da Saúde que prevê um consumo de até 5 gramas diários deve prevalecer", avisa Frida.
Para obedecê-la, não é preciso excluir o sal da dieta. Até porque fazer uma restrição total de sódio, de fato, pode trazer mais prejuízos do que vantagens. "Trata-se de um nutriente importante que participa de diversas funções no organismo, entre elas garantir o funcionamento adequado das membranas celulares e dos nervos", explica Camila Marcucci Gracia, nutricionista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, a Socesp. O excesso, ele sim, confirma Camila, é o vilão da história.

E, no quesito excesso de sal à mesa, infelizmente o brasileiro tem se destacado. A gente consome cerca de 12 gramas do condimento todo santo dia, ou seja, quase 2,5 vezes mais do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, a OMS. Quando muito sódio passeia pelo corpo, um dos primeiros efeitos é a retenção de água e, de quebra, um aumento no volume de sangue circulante. As artérias não estão acostumadas a abrir passagem para tanto líquido. Eis por que a pressão exercida na parede dos vasos é intensa (veja o infográfico ao lado). Para piorar, o excesso de mineral também contribui para a constrição desses vasos, reduzindo seu espaço interno. "Com o tempo, a pressão alta pode danificar as artérias de órgãos vitais, como coração, cérebro e rins. Daí, cresce o risco de infarto, derrame e insuficiência renal crônica", explica o nutrólogo Paulo Henkin, da Associação Brasileira de Nutrologia, a Abran.

Para ter ideia de como a situação é séria, o cardiologista Carlos Alberto Machado calcula que, se passássemos a ingerir 5 gramas de sal, o equivalente a 2 gramas de sódio, conseguiríamos reduzir em 15% o número de mortes por derrame e em 10% as por infarto. Além disso, por volta de 1,5 milhão de pessoas ficariam livres de medicamentos para controlar o sobe e desce da pressão. E tem mais: os hipertensos ganhariam quatro anos na expectativa de vida.

Novos riscos para a Saúde

Se não bastassem os motivos para o peito, há outros que reforçam a necessidade de usar o sal com moderação. "Há evidências de que a ingestão exagerada de sódio pode causar pedras nos rins, piorar a resistência ao hormônio insulina, um fator de risco para o diabete do tipo 2, e também contribuir para o surgimento de problemas estomacais, como gastrite e úlcera", diz a nefrologista Frida Plavnik. Por falar em estômago, é válido lembrar que um estudo sul-coreano publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition mostrou que uma dieta salgada além da conta está relacionada a um aumento de 10% nos casos de câncer nesse órgão. A conclusão veio à tona após os pesquisadores levantarem dados sobre a alimentação e o estilo de vida de mais de 2 milhões de adultos e submetê-los a exames completos durante um ano. Os mecanismos para explicar esse elo ainda não foram esclarecidos, mas o recado é claro: melhor não abusar.

"Em tese não precisaríamos adicionar sal à comida, porque a quantidade de sódio encontrada naturalmente nos alimentos como frutas, verduras, legumes e carnes já é suficiente para cobrir as necessidades do corpo", conta Henkin. Mas, como nosso paladar está muito habituado ao condimento, o conselho dos especialistas é encarar a redução como um processo. "Não dá para diminuir o consumo em 50% do dia para a noite", reconhece Frida. Para dar o pontapé inicial, uma boa é recorrer à ponta dos dedos, a famosa pitada, para salgar as refeições, uma vez que o saleiro nos deixa mais propensos ao exagero. E atenção: faça isso só depois que o prato estiver pronto. "O ideal, especialmente para os hipertensos, é cozinhar tudo sem sal. Dessa forma, é possível controlar com precisão a quantidade usada durante o dia", ensina Luiz Aparecido Bortolotto, do Incor.

Optar por alternativas como alho, cebola, pimenta e alecrim é um caminho apontado pela nutricionista Camila Marcucci Gracia para satisfazer o paladar sem comprometer as artérias. Ela ressalta, no entanto, que não adianta apenas monitorar o pacote de sal: é preciso ficar de olho nos alimentos industrializados, sabidamente lotados de sódio. "Modere o consumo de bolachas, biscoitos, produtos congelados, embutidos e evite temperos prontos", orienta Camila. Assim, com pequenos ajustes, dá para blindar o corpo contra uma série de males sem perder o sabor e o prazer de cada garfada.

Resistentes versus sensíveis

Estudiosos das Universidades Case Western e Ken State, nos Estados Unidos, revelaram por que a sensibilidade ao sal varia de pessoa para pessoa. É que o tempero afeta a capacidade do sistema cardiovascular de equilibrar a pressão e a temperatura do corpo ao mesmo tempo. Nos sensíveis, a temperatura é controlada com eficiência, mas a pressão sobe. Já nos resistentes ocorre o oposto. "Provavelmente esses mecanismos são determinados geneticamente, sofrendo influência da idade e da composição corporal", diz o cardiologista Marcus Bolívar Malachias, da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Composto de menos sódio e mais potássio, o sal light é uma boa opção para quem não tem problemas renais e quer proteger as artérias. Só não vale abusar!

Excesso de iodo?

Para evitar o retardo mental entre as crianças e erradicar o bócio, foi publicada, em 1953, a primeira lei brasileira que estipulava a adição de iodo ao sal — hoje, são encontrados de 20 a 60 miligramas do nutriente a cada quilo do condimento. Mas, devido ao uso abusivo do saleiro, surgiu outra questão: o consumo excessivo de iodo e a maior incidência de uma doença autoimune chamada tireoidite de Hashimoto. Para driblar a encrenca, o governo federal defende um valor entre 15 e 45 miligramas. "Mas a medida pode prejudicar quem consegue maneirar no tempero, sobretudo quando o organismo precisa de maior aporte de iodo, como na gravidez", critica a endocrinologista Laura Ward, de São Paulo.

 http://saude.abril.com.br/edicoes/0340/nutricao/pitadas-seguras-sal-637019.shtml

Inchaço: saiba quais podem ser as causas

Causas do inchaço e o que fazer para acabar com este incômodo

Sentir-se inchado pode ser resultado de diversos problemas, mas um dos mais comuns é a retenção de líquido, que pode ser entendida como um acúmulo excessivo de água entre as células. Segundo Ana Priscila Soggia, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, esta retenção de líquido pode ser agravada no calor, já que é principalmente nesta condição que ocorre uma vasodilatação.


"Muitas são as causas de retenção hídrica, como problemas hormonais relacionados à tireoide, problemas em órgãos como rim e coração, problemas relacionados ao tipo de alimentação...", explica a endocrinologista. E ainda completa "outra causa muito frequente é a retenção hídrica que acontece durante a fase pré-menstrual."

A manifestação do inchaço nas pessoas pode ocorrer de diversas formas, sendo no corpo inteiro, ou apenas em algumas partes dele. "É perceptível uma alteração, um edema, que começa nos pés e vai subindo", diz Renato Zilli, endocrinologista do Hospital e Maternidade São Luiz. No aspecto visual ele se dá como edema nos membros inferiores, sensação de dor, de cansaço, nas pernas, e ainda em casos mais graves, segundo Ana Priscila, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, pode haver uma alteração no aspecto da pele, na qual o inchaço é perceptível. "Ao pressionar estes locais percebemos que a pele não volta ao normal devido ao excesso de líquido", afirma Ana Priscila.

Diagnóstico
Para diagnosticar a retenção de líquido o médico vai realizar alguns exames hormonais, cardiológicos, nas veias se a retenção estiver nas pernas, mas se estes exames derem negativo, o especialista vai avaliar em que momento o inchaço está ocorrendo, pois pode estar relacionado a uma dieta com muito sódio, ou ao período menstrual.

Por consequência da fase menstrual das mulheres, o mal da retenção hídrica, segundo a endocrinologista, tende a afetar mais as mulheres do que os homens, por causa da variação hormonal. No entanto, a retenção tem como principais impactados pessoas de 25 a 30 anos, "além dos fatores relacionados a alterações hormonais, soma-se a incompetência vascular, que pode agravar o quadro", explica a médica.

Tratamento
O tratamento desta retenção de líquido depende da causa, "as hormonais, cardiológicas ou renais serão avaliadas pelos especialistas, já as causas relacionadas à alimentação e menstruação têm como base uma proposta alimentar com diminuição do sódio", explica Ana Priscila. E ainda, dependendo da gravidade do quadro o tratamento pode ser diferente, em casos mais leves podem ser usados remédios fitoterápicos, e em outros problemas são prescritos até mesmo diuréticos. Já para acabar com o inchaço Zilli recomenda de imediato diminuir o sal da alimentação, "quanto mais sal, mais líquido."

O endocrinologista Renato Zilli aponta ainda outras maneiras para que o inchaço seja evitado, como por exemplo, cortar certos alimentos que propiciam retenção de líquido, são eles além do sal: os alimentos em conserva e os refrigerantes. E ainda para evitar este incômodo a endocrinologista Ana Priscila sugere a prática de exercícios que fortaleçam o bombeamento do sangue, uma alimentação saudável e que as pessoas mantenham a linha evitando o ganho de peso.

http://saude.abril.com.br/edicoes/0361/medicina/causas-do-inchaco-735744.shtml?origem=barraM

Óleo de coco e semente de chia emagrecem?

A semente de chia e o óleo de coco são os emagrecedores da vez.


 Ambos estão sendo cogitados como artifícios para um emagrecimento eficaz, acompanhados de uma alimentação saudável e equilibrada. O óleo de coco é um elemento natural e ficou conhecido como ajudante na perda de peso e redução de medidas, principalmente da região abdominal do corpo.
Não há consenso sobre o seu potencial emagrecedor, mas alguns especialistas defendem o óleo na redução de peso. "O óleo de coco é um importante coadjuvante no emagrecimento, pois tem o efeito termogênico e foi testado nos perfis bioquímicos e antropométricos de mulheres com circunferência maior que 88 cm. Após 12 semanas de reeducação alimentar, 50 minutos de atividade física e consumo de 30 ml de óleo de coco, essas mulheres tiveram reduzidas suas circunferências de cintura", diz Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede de lojas Mundo Verde.
O nutricionista Edis Rodrigues Junior não confia no óleo como emagrecedor, mas afirma que ele pode ser um aliado contra o colesterol. "Por não existir nenhum estudo científico que comprove a funcionalidade no processo de queima de gordura corporal, não acredito que o óleo ajude no emagrecimento, mas a gordura do coco eleva os níveis de HDL (Lipoproteína de alta densidade), conhecido como o colesterol bom e nesse aspecto faz muito bem para o organismo", atenta o nutricionista. Mas mesmo esta propriedade é controversa. "O óleo de coco deve ser consumido corretamente, pois é considerado uma gordura saturada, se ingerido em grande quantidade faz mal e aumenta o colesterol ruim", acrescenta a nutricionista Giovanna Ceccolini.
O óleo também pode ser encontrado em cápsulas, o que facilita o consumo para quem não gosta do sabor do líquido. Devem ser consumidas seis cápsulas ao dia, cerca de seis gramas de óleo. Em líquido, a quantidade sugerida é de 20 a 30 ml ao dia, o equivalente a duas ou três colheres de sopa. O ideal é começar seu consumo com uma pequena quantidade (meia colher de sopa) e ir aumentando gradualmente até chegar à quantia indicada. "O óleo pode ser usado como tempero de saladas, misturado ao azeite, em sucos, iogurtes e shakes, ou ainda em torradas e tapiocas. Pode ser usado para diminuir a acidez de molhos de tomate e combina bem com pratos de peixe", indica Flávia.

 http://www.bbel.com.br/qualidade-de-vida/post/oleo-de-coco-e-semente-de-chia-emagrecem.aspx

A natureza está repleta de espécies bizarras; veja

 Uma das espécies tidas como mais bizarras do mundo é a brasileira “Bocydium globulare”.


 O inseto, que é parente das cigarras e gafanhotos, tem cerca de 5mm e “chifres” que se parecem antenas, mas os cientistas ainda não descobriram totalmente para que servem. Uma hipótese é que as bolas afastariam possíveis predadores que poderiam engasgar com elas Reprodução/NatureCloseups

 http://sitedanoticia.com/canais/tecnologia/?p=164

A natureza está repleta de espécies bizarras; veja

 A rã tartaruga (Myobatrachus gouldii) é uma espécie que vive embaixo da terra na Austrália, na região semi-árida do país.



 Durante o período de acasalamento, os machos "chamam" as fêmeas logo abaixo da superfície da areia. Isso ocorre após a chuva, o que é um evento raro. As fêmeas localizam o chamado, mas elas não se acasalam de imediato. As fêmeas se enterram a 1 metro e criam ninhos. Os ovos se desenvolvem em pequenas rãs e não em girinos, como é comum aos anfíbios. Neste caso, isso ocorre para sobreviver em regiões muito secas Crypsis Nature Photography

 http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/album/2013/01/23/especies-bizarras.htm#fotoNav=15

Violência contra a mulh

Antonio Banderas entra na luta pelo fim dos abusos contra a mulher como Embaixador da ONU

 

 "A violência contra a mulher é inaceitável e deve acabar agora!" Essa é a mensagem passada pelo astro de Hollywood Antonio Banderas que sai em defesa das mulheres contra abusos físicos e sexuais

 "Mais de 60% das mulheres em todo o mundo sofrem alguma forma de abuso físico ou sexual durante a vida, e mais da metade das agressões sexuais são cometidas contra meninas com menos de 16 anos", diz Banderas, no vídeo divulgado hoje, Dia Internacional da Mulher, em apelo pelo fim da violência contra as mulheres. "Dois milhões de mulheres e meninas são traficadas anualmente para prostituição, trabalho forçado, escravidão, ou servidão. Mulheres jovens e meninas são particularmente vulneráveis ao casamento precoce, mutilação genital e infectadas pelo vírus do HIV - colocando sua saúde e direitos em risco. Isto é inaceitável e deve acabar agora."

Banderas também pede que os homens se juntem a ele nesta luta contra a violência dirigida contra as mulheres e meninas. "Ergam-se pelo fim da violência contra as mulheres, agora", conclama.

O astro internacional é um dos oito Embaixadores da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas, ONU, que este ano para o Dia Internacional da Mulher tem como tema "Uma promessa é uma promessa:. Tempo de ação para acabar com a violência contra as mulheres".

Em 1995, na IV Conferência Mundial da Mulher, os governos identificaram a violência contra as mulheres como uma violação dos direitos humanos e um "obstáculo para a realização dos objectivos de igualdade, desenvolvimento e paz.".

Em 2010, 84 mil mulheres foram vítimas de homicídio no mundo o que representa 18% dos 468 mil homicídios ocorridos naquele ano. Em média, 18 mulheres são mortas todos os dias na Europa, 12 delas nas mãos de seus parceiros íntimos ou outros membros da família, de acordo com o UNODC.

O Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yuri Fedotov, lembrou que os assassinatos são apenas a expressão máxima dessa forma de violência. "Apesar dos avanços recentes em alguns países, especialmente na área de legislação, milhões de mulheres continuam a relatar experiências de violência. Estima-se que mais de seis em cada 10 mulheres vão sofrer violência física ou sexual, ou ambas, em algum momento durante as suas vidas".

"Este crime global precisa desesperadamente de uma resposta global. Precisamos trabalhar simultaneamente em todos os países e regiões do mundo para mudar percepções e desenvolver leis sobre igualdade de gênero e do estatuto das mulheres na sociedade. Mulheres e meninas devem ser valorizadas e respeitadas por todos os setores de cada sociedade", acrescentou.

Brasil
Segundo declaração do coordenador de operações do Banco Mundial Boris Enrique Utria, em entrevista à Rádio ONU, o Brasil é o país que tem a melhor lei de proteção às mulheres e contra a violência doméstica do mundo. "O Brasil tem a Lei Maria da Penha, que literalmente, é uma das melhores leis de redução de violência, de antiviolência doméstica no mundo. A Lei Maria da Penha é uma lei federal mas com implementação prática ocorre a nível estadual e municipal", declarou Utria.

http://saude.abril.com.br/edicoes/0361/corpo/violencia-mulher-antonio-banderas-luta-fim-abuso-735654.shtml?origem=home

Mouse promete acabar com as dores nas mãos de quem vive no PC



Parece magia, mas não é. O mouse flutuador é a nova aposta da empresa Kibardin. O mouse BAT inclui um mouse pad que está conectado com um anel magnético, que possibilita o mouse atingir 4 cm de altura da mesa


  Quando você coloca a mão sobre o mouse, ele diminui sua distância para o mouse pad de 4 cm para apenas 1 cm


 Um dos objetivos do mouse é prevenir doenças como lesões por esforço repetitivo, que são causadas por movimentos como digitar e clicar

 O design permite que o usuário tenha uma menor pressão no nervo, evitando desconfortos como formigamento ou dores

 
 O mouse BAT é de plástico e será fabricado nas cores branco e preto, na Holanda e na China. O peso total é de 2 kg, contando o mouse pad. Para os mais apressados, o mouse ainda não está no mercado. O BAT ainda esta em fases de testes e não tem data de lançamento



 oticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/fotos/mouse-promete-acabar-com-as

Nasa colhe amostras que podem dar pistas de vida em Marte

A Nasa informou nesta terça-feira (12) que foram econtrados elementos básicos para existência da vida em Marte a partir de análises feitas em amostras de rochas do planeta.


Hidrogênio, carbono e oxigênio foram encontrados pelo robô Curiosity, e sugerem que Marte poderia, no passado, ter abrigado organismos vivos.
O Curiosity, um robô com seis rodas e dez instrumentos científicos a bordo, é o veículo mais sofisticado já enviado para outro planeta.
Segundo o cientista-chefe do Programa de Exploração de Marte da Nasa, Michael Meyer, é preciso investigar, acima de tudo, as condições do planeta para abrigar a vida.
— Uma questão fundamental para esta missão é se Marte poderia ter tido um ambiente habitável.


Em uma entrevista coletiva transmitida pela televisão, a equipe da Nasa informou que esta é a primeira prova definitiva de que existiu um ambiente capaz de abrigar a vida além da Terra. O principal pesquisador da investigação de Química e Mineralogia do Curiosity, Dave Blake, também falou na coletiva.
— Há lugares que sugerimos serem habitáveis, mas não determinamos onde.
Amostra
A amostra foi retirada do leito rochoso sedimentar em uma área onde uma pesquisa anterior provou ter existido um antigo rio ou lago. As análises demonstraram que ela contém minerais de argila, de sulfato, além de outras substâncias químicas.
Com base nas análises desses elementos químicos, os cientistas conseguiram determinar que a água em que as rochas foram formadas tinha um pH (índice de pontecial ácido/base) relativamente neutro, ou seja, não salgado, ácido ou oxidante demais.
Na mesma coletiva, John Grunsfeld, um dos altos oficiais da Nasa, afirmou que a descoberta o fez "sentir-se zonzo".
Ele disse que os novos dados ajudam a dar uma ideia de como foi a aparência do planeta vermelho em uma era anterior, com um possível lago de água doce. Mas, alertaram os cientistas, esta aparência não seria recente.
Embora seja difícil confirmar a data exata, provavelmente seria há três bilhões de anos, disse Grotzinger.
Os cientistas também notaram que será necessário coletar mais amostras rochosas para confirmar estes resultados porque é possível que carbono residual na perfuratriz tenha afetado as análises.
Os especialistas não esperam que o robô encontre alienígenas ou criaturas vivas, e de fato, segundo disseram nesta terça-feira, o dispositivo não tem a capacidade de identificar vida microbiana ou fósseis, mesmo se eles existissem atualmente.
Mas a análise do solo e das rochas visa a encontrar evidências de que Marte pode ter abrigado vida no passado.

terça-feira, 12 de março de 2013

Africa-Garoto de 8 anos se casa

Africa-Garoto de 8 anos se casa com mulher de 61 anos de idade



Um casamento chocou uma aldeia da África do Sul na última semana. Em Tshwane, um menino de oito anos de idade se casou com uma mulher de 61, após supostamente ter recebido ordens de seus parentes mortos. A mulher, Helen Shabangu, já era casada e tem cinco filhosO garoto, que se chama Sanele Masilela, disse ter recebido ordens de seus antepassados para se casar. Sua mãe, temendo um castigo divino, concordou com a cerimônia. Ela pagou 500 libras (cerca de R$ 1.400) para a noiva e mais 1.000 libras (quase R$ 2.900) para organizar o casamento. As informações são do tabloide britânico Daily Mail
Usando uma gravata borboleta e um pequeno terno, o menino trocou alianças e até um beijo com a mulher. A mãe de Sanele, Patience, disse que o casamento era apenas um ritual, sem nenhum valor jurídico, e que foi um pedido do avô do garoto. Foi o menino quem escolheu Helen para ser sua noiva, porque gostava dela.
 
 

Questionada pela imprensa, a mãe de Sanele (na foto) disse que o casamento fez o filho "feliz". "Ele estava animado com a cerimônia e era o que ele queria", declarou. O menino não vai viver com a esposa. Após a cerimônia, os dois voltarão a ter sua vida normal. Patience também disse que espera que seu filho se case com uma mulher da sua idade quando for o tempo certoHelen, a esposa, também estava animada com a cerimônia. "Isso é o que os antepassados dele queriam, e agora eles estão felizes". O marido de Helen, Alfred, de 65 anos, também disse não ver problemas no casamento.R7.com

Foto: Reprodução/dailymail.co.uk

http://www.keronoticias.com/2013/03/africa-garoto-de-8-anos-se-casa-com.html




domingo, 10 de março de 2013

Sony novo PlayStation 4

Sony apresenta nova imagens da rede social do PlayStation 4

 A fabricante do console de videogames PlayStation 4 divulgou nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, imagens da nova rede social PS4. No conteúdo revelado aparece em detalhes páginas de perfil, integração com smartphones e tablets e o grande destaque, a página do usuário da mesma.

 Algumas destas imagens já haviam sido apresentadas durante o lançamento do novo console da Sony, em Nova York; nessas novas imagens agora apresentadas, aparecem detalhes interessantes do novo programa usado pelo PS4, bem como o funcionamento do sistema de live streaming e de compartilhamento de vídeos e imagens com seus amigos.

 Um dos pedidos feitos por usuários do PS3 parece que fora atendido pela Sony, onde a companhia parece ter inserido no novo console; estou falando das fotografias em que uma interface do perfil de usuário apresenta além claro, a tela de streaming que é exibida em um smartphone e tablet, tendo ela total compatibilidade com os dispositivos móveis.

Apesar da apresentação de alguns novos detalhes desta rede social e do que ele agrega, os usuários estão curiosos mesmo para conhecer o corpo do novo PlayStation 4 e seu real valor de mercado, detalhes esses que ainda não fora revelado pela Sony; vale lembrar que o mesmo será oficialmente lançado no final de 2013.
Para muitos especialistas da área de games, a Sony deverá revelar mais informações do PS4 durante a E3, que ocorrerá na metade deste ano.

 http://www.oficinadanet.com.br/games/post/9924-sony-anuncia-o-playstation-4

PlayStation 4

Saiba tudo sobre o novo controle do PlayStation 4

 O dia mais esperado pelos Sonystas enfim chegou, nesta quarta-feira dia 20, a Sony organizou um Evento que chamaram de PlayStation Meeting, que tinha o objetivo de anunciar o novo console da empresa, o PlayStation 4, um console que segundo a mesma esta vindo com mais velocidade e melhor suporte a qualidade gráfica.

Porém, os Sonystas se decepcionaram, pois não puderam ver o novo console, o que foi recompensado com teasers, trailers de jogos que serão os primeiros da plataforma e o anuncio do tão falado DualShock 4, que será o novo controle do PlayStation 4.
 O DualShock 4 será o controle principal da PlayStation 4, sendo semelhante ao DualShock 3 do Playstation 3, porém, mais “gordinho” e mais bem desenhado para que a mão do jogador fique mais confortável ao pegar o controle, a conexão com a plataforma é via Bluetooth 2.1 + EDR o que torna impossível jogar com um DualShock 3 no PlayStation 4.
O novo DualShock segue o mesmo padrão dos modelos anteriores, trazendo os quatro botões já tradicionais do PlayStation: X, triângulo, quadrado e círculo. O direcional digital continua com o mesmo formato e os dois direcionais analógicos receberam uma nova cobertura côncava semelhante ao controle do Xbox360, o que deve garantir mais firmeza na hora dos movimentos.
O controle está equipado com vários recursos novos, incluindo os novos botões na parte da frente do controle, o “options” e o “share”. O options ira substituir os botões start e select dos antigos controles. O botão share permite que você compartilhe nas suas redes sociais suas conquistas, vídeos, imagens e até mesmo fazer um streaming de uma gameplay ao vivo.
O DualShock 4 ainda vai continuar com o botão “PlayStation” provavelmente para se acessar a Home do console, também virá com um alto-falante embutido e uma entrada para headsets, permitindo que os jogadores possam desfrutar de efeitos sonoros de alta fidelidade dos games e também bater papo com os amigos que também estão jogando online.
A maior novidade do DualShock 4 certamente é o touchpad encontrado na parte superior do dispositivo. O mecanismo utiliza a tecnologia capacitiva para a detecção dos movimentos de entrada e vai permitir aos jogadores comandos personalizados e uma maior liberdade dentro dos games.



 Outra interessante novidade implementada pela Sony no controle é a barra luminosa encontrada na parte superior. Os três LEDs coloridos acendem em várias cores e podem mostrar a cor do seu personagem dentro de algum jogo; um modo fácil de identificar cada um dos jogadores que estiverem lado a lado. Essa barra luminosa também pode mudar durante as partidas, representando o life do personagem, por exemplo. Os botões L1 e R1 continuam existindo e os gatilhos L2 e R2 tiveram o visual mudado para acompanhar o novo formato do controle.


 O controle irá ter uma melhor detecção de movimentos para o PlayStation Eye que será o novo Playstation move. Contêm vibração melhorada para melhorar a sensação de se estar no game, Inclui uma bateria de lítio-ion recarregável mas não-removível. O projeto experimental pesa 210g e tem um suporte de plástico e borracha para aumentar a aderência ao segurar o controle. 

A nova PlayStation Eye é uma barra com duas câmeras incorporadas que deverá ficar próxima ao televisor. As duas câmeras possuem alta sensibilidade e podem detectar as barras luminosas de cada um dos controles ligados. Assim, ela pode identificar cada um dos jogadores e proporcionar novos modos de jogo através da detecção dos movimentos. O acessório também é inteiramente compatível com os controles de movimento PlayStation Move do PlayStation 3, oferecendo uma precisão muito maior na hora dos jogos.

 http://www.oficinadanet.com.br/games/post/9932-saiba-tudo-sobre-o-novo-controle-do-playstation-4

O que é A-GPS?

GPS assistido (A-GPS) é uma versão aprimorada de GPS.



 A-GPS recebe dados de suporte através de uma conexão de dados (por exemplo, GPRS ou 3G), ajudando seu aparelho a calcular as coordenadas da sua posição atual quando recebe informações de satélites.
 GPS assistido (A-GPS) é uma versão aprimorada de GPS. A-GPS recebe dados de suporte através de uma conexão de dados (por exemplo, GPRS ou 3G), ajudando seu aparelho a calcular as coordenadas da sua posição atual quando recebe informações de satélites.
"Standalone" ou "Autonomous" GPS é uma operação que usa sinais de rádio de satélites sozinho. O A-GPS, adicionalmente, utiliza recursos de rede para localizar e utilizar os satélites em condições de sinal fraco. Em condições de sinal muito fraco, por exemplo, em uma cidade, estes sinais podem sofrer propagação multipath onde os sinais entre edifícios, pode ser enfraquecida passando por condições atmosféricas, paredes ou cobertura vegetal. 

Quais são os benefícios de A-GPS?

A-GPS foi desenvolvido para localizar satélites com mais rapidez e confiabilidade, o que significa mais estabilidade na sua experiência GPS. A-GPS reduz o tempo que um aparelho com GPS leva para localizar a sua posição atual, conhecido como Tempo de Localização Inicial (TTFF) na maior parte do mundo. O sistema de A-GPS é mais útil em áreas urbanas, onde você pode passar por "desfiladeiros urbanos" ou dentro de um carro em movimento. A-GPS melhora a experiência do usuário para todos os aplicativos que usam o GPS integrado.

 Existem custos extras para usar o A-GPS?
Consulte sua Operadora para saber quais serão os custos cobrados pela transferência de dados sobre a rede celular. Lembre-se de que os custos podem ser mais altos em roaming.

Diferenças entre GPS e A-GPS

 Sempre que ligamos nosso GPS, imediatamente ele começa a buscar satélites disponíveis para auxiliá-lo na navegação. Encontrado o primeiro, o aparelho recebe informações sobre a localização dos outros satélites e inicia a roteirização. Este processo costuma demorar alguns minutos, já que a conexão GPS-satélite não é muito rápida.
Com o GPS assistido (A-GPS) a conexão inicial não é feita diretamente com o satélite, mas sim com uma antena de telefonia celular que previamente armazenou a localização destes satélites e as transmite para o GPS com uma velocidade até 40 vezes maior. Este recurso só é possível em aparelhos com conexão GPRS, recurso mais comum em celulares com função GPS do que em aparelhos GPS puros, e tem preço estipulado pelas operadoras de telefonia móvel.
  Além do tempo de inicialização, o A-GPS também usa o ‘apoio’ da antena quando o sinal GPS está fraco, ajudando a manter o sinal estável até mesmo em regiões cercadas por edifícios muito altos. E se você está em uma área que não há cobertura de celular? Neste caso seu aparelho funcionará normalmente, mas como um GPS convencional.
Naturalmente, o A-GPS não é perfeito e está sujeito a bugs e erros diversos, o que, combinado com o uso do tráfego de dados, faz com que alguns optem por desativar o recurso. Entretanto, na maioria dos casos o saldo é bastante positivo, já que o A-GPS torna a utilização do GPS bem mais imediata, evitando que você precise ficar esperando vários minutos pela conexão dos satélites.
Mais sobre: gps, mobile, a-gps


 http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1185/o_que_e_a-gps