terça-feira, 17 de setembro de 2013

As coisas mais bizarras feitas por sonâmbulos

Todas as pessoas sabem que o sonambulismo é um distúrbio do sono, mas poucas sabem o que os sonâmbulos são capazes de fazer quando estão no estado de sonolência.


Muitas histórias estranhas são contadas sobre sonâmbulos que saem de casa sem roupas ou que se levantam no meio da noite para cozinhar e voltam para a cama sem comer nada. Nesses casos, os sonâmbulos só descobrem que fizeram algo bizarro no dia seguinte, quando acordam e notam os sinais das atividades noturnas involuntárias.

O sonambulismo é um distúrbio perigoso, e as pessoas que apresentam esse problema devem ser supervisionadas constantemente pelos familiares.


Em alguns casos os devaneios noturnos podem ser realmente prejudiciais.

Alguns comportamentos complexos do sonambulismo podem contar com pular janelas, dirigir ou até mesmo fazer sexo enquanto se dorme. Os episódios podem durar até 30 minutos.

Uma nova atitude do sonambulismo, que também pode ser prejudicial, é o uso da internet durante os devaneios. Algumas pessoas relataram ter enviado mensagens e tweets, usando seus celulares, enquanto estavam dormindo.

Vamos conhecer agora as coisas mais bizarras já feitas por sonâmbulos:

1 – Um caso de sonambulismo ocorrido em Londres quase se transformou numa tragédia. Uma jovem foi encontrada pela polícia em cima de um guindaste de construção. Um bombeiro teve que escalar o guindaste para salvar a vítima e descobriu que ela estava dormindo nas alturas. A garota tinha apenas 15 anos de idade e estava num sono profundo quando foi encontrada.

2 - Na Austrália, uma mulher relatou que transava com vários desconhecidos enquanto estava dormindo. O marido da vítima foi quem descobriu o caso ao encontrar várias camisinhas usadas em sua casa e flagrar a esposa transando com outro homem enquanto estava sob o efeito do sonambulismo. Felizmente, a mulher teve a compreensão do marido, que a ajudou a procurar um médico especialista para lidar com o caso.

3 – Um caso relatado em Denver, nos Estados Unidos, mostrou que uma enfermeira entrou em seu carro vestindo uma camisola fina e saiu dirigindo pela cidade. O fato foi ainda mais perigoso porque a jovem estava embriagada. Ela acabou se envolvendo num acidente e foi acordada por dois policiais que a levaram presa. A justiça condenou a enfermeira a pagar uma multa.

4 - Um pintor britânico chamado Sean Joyce teve um ataque de sonambulismo durante um vôo de Charlotte, na Carolina do Norte, para Londres. Ele bebeu dois copos de vinho antes de dormir. Em determinado momento do voo, Sean tirou sua camisa e invadiu a cabine do avião ameaçando se matar. O incidente rendeu uma pena de cinco dias de serviços comunitários para o pintor.

5 – Um caso de sleep eating, ou comer durante o sonambulismo, chamou a atenção. Anna Ryan procurou um médico depois de engordar quase 60 quilos. Anna então descobriu que estava comendo muito durante o sono.

6 – Um dos casos mais extremos de sonambulismo aconteceu com Kenneth Parks. Ele foi acusado de cometer um assassinato brutal enquanto dormia. Por sorte, ele conseguiu provar que sofria de sonambulismo e não foi condenado.

 http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/as-coisas-mais-bizarras-feitas-por-sonambulos.html

Você sabia que quase todo mundo possui olhos azuis?

Quem não gostaria de ter um par de belos  olhos azuis? 


Muitas pessoas se encantam ao viajar para o sul do Brasil e encontrar milhares de homens e mulheres de olhos claros, descendentes de imigrantes europeus. Mas, o que pouca gente sabe é que todo mundo possui olhos azuis. Na verdade, todos nós nascemos com olhos azuis em razão da quantidade de melanina que apresentamos ao nascer.

Os bebês têm pouca melanina, mas conforme eles crescem a quantidade aumenta e os olhos começam a escurecer.

Quem nunca visitou um recém-nascido que parecia ter olhos claros, mas que com o tempo ficou com olhos castanhos?

A melanina é um pigmento que está presente nos olhos, no cabelo e na pele. Quando temos uma pequena quantidade de depósito de melanina na íris dos olhos, eles parecem mais azuis. Uma quantidade média de melanina torna os olhos verdes ou castanhos. E quando a melanina é muito presente, os olhos se tornam marrom escuro ou pretos.

O processo de maturação da melanina, que define a cor dos olhos, acontece até os 2 anos de idade.

 http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/voce-sabia-que-quase-todo-mundo-possui-olhos-azuis.html

A cada cigarro menos 11 minutos de vida

Calculam que fumar de maneira habitual encurta a esperança de vida em 6,5 anos



Valendo-se de estudos epidemiológicos, expertos do Reino Unido determinaram o real impacto sobre a saúde das pessoas.

Consumir um pacote de 10 unidades equivale a viver três horas e 40 minutos menos, enquanto que um cartão completo resta um dia e meio de vida do fumador.

Sempre tem se dito que o tabaco é nocivo para a saúde, que pode produzir câncer e que a longo prazo encurta a vida das pessoas. Um novo estudo realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Bristol na Inglaterra, da mais precisão a estas advertências ao calcular que cada vez que um homem fuma um cigarro esta encurtando sua vida em 11 minutos. Como se fosse pouco, o estudo publicado pela revista cientifica British Medical Journal, afirma que os adictos ao tabaco diminuem em 6,5 anos sua esperança de vida por culpa dos cigarros.

De qualquer forma, este ultimo calculo rege unicamente para pessoas do sexo masculino que começaram a fumar aos 17 anos e não pararam até os 71.

O investigador inglês Richard Mitchell explica que estimaram que se um homem fuma como media 5.722 cigarros anuais a partir dos 17 anos de idade, e não deixa de faze-lo até os 71, haverá consumido um total de 311.688 cigarros em toda a sua vida.


Pesquisa dos dados
O doutor observou durante 4 décadas - começando em 1951 a mais de 34 mil médicos ingleses do sexo masculino. Todos eram maiores de 40 anos sendo alguns fumadores e outros não. Dentro dos resultados, Doll descobriu que a porcentagem de mortes de aqueles que fumavam era 3 vezes maior em homens entre 45 e 64 anos e o dobro para os que tinham entre 65 e 84 anos, em comparação com os não fumantes. É que os efeitos nocivos do tabaco vão além do câncer de pulmão. Os fumadores habituais tem mais possibilidades de apresentar sintomas de deterioro intelectual, como perda de memória, linguagem e capacidade de aprendizagem. Além disto triplica as possibilidades de dano cerebral e um fator de risco para as doenças cardiovasculares, entre outros numerosos males.


Jogos Matemáticos
Entenda o caminho seguido pelos investigadores ingleses para chegar a estabelecer que cada cigarro resta, em media, 11 minutos de vida a uma pessoa.

Primeiro calcularam que os 6,5 anos de diminui a expectativa de vida equivalem a 2.374 dias ou 56.976 horas ou a 3.418.560 minutos. Logo determinaram que o consumo de 5.772 cigarros ao ano multiplicado por 54 anos desde os 17 até os 71 dão como resultado 311.688 cigarros ao longo de toda a vida. Finalmente dividiram os 3.418.560 minutos perdidos pelos 311.688 cigarros fumados. Esta operação entrega a cifra de que perdem 11 minutos de vida por cada cigarro consumido.




http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-cada-cigarro-menos-11-minutos-de-vida.html

Erupção do Vesúvio

A erupção do Vesúvio aconteceu em 79 d.C e se destacou como uma das mais devastadoras da história da humanidade.


 A catástrofe destruiu as cercanias romanas de Pompéia e Herculano.

Nessa erupção, o Vesúvio espalhou uma densa nuvem de rochas, cinzas e fumaça. A poeira do vulcão alcançou uma altura de 30 quilômetros.

A destruição do vulcão resultou na morte de 16 mil pessoas em Pompéia e Herculano. A temperatura no local chegou a 700 °C.

Os destroços de Pompéia começaram a ser escavados em 1860. A partir desse ano, os arqueólogos passaram a descobrir as construções da cidade e os corpos decompostos de mais de 1000 vítimas.

A erupção, que durou cerca de dois dias, contou com uma explosão sem precedentes. A força do vulcão destruiu muitas estruturas e acabou incenarando ou sufocando os habitantes da região que não conseguiram fugir. Os gases tóxicos lançados pelo vulcão também foram extremamente mortais.

As cidades de Pompéia e Herculano sumiram do mapa. Atualmente, milhares de turistas visitam a região todo ano para ver os destroços dos templos, afrescos, arenas e prédios públicos que foram destruídos e ficaram desconhecidos até o século XVIII.

Hoje, a região de Pompéia e Herculano faz parte de um Parque Arqueológico. As visitas custam 11 euros e acontecem durante o ano todo

 http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/erupcao-do-vesuvio.html

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Testes de vacina contra malária têm resultados promissores, diz pesquisa

Cientistas atenuaram formas do protozoário 'Plasmodium' para vacina.


Mais estudos para determinar duração da proteção são necessários.

Cientistas americanos afirmam ter obtido  resultados promissores com testes de uma vacina contra a malária. A pesquisa, publicada nesta quinta-feira (8) no site da renomada revista "Science", diz que eles conseguiram atenuar e depurar versões do protozoário Plasmodium falciparum, os chamados esporozoítas, responsáveis por causar a doença.
Essas "formas ativas" do protozoário (na verdade os esporozoítas são uma de suas fases, segundo o site da Fiocruz) são normalmente encontradas na saliva do mosquito Anopheles quando ele está infectado. A vacina foi segura e tolerada quando administrada em média de quatro a cinco vezes por via intravenosa, dizem os pesquisadores.
A primeira fase dos testes clínicos envolveu mais de 50 adultos. Voluntários receberam a vacina por um ano. Um grupo recebia quatro doses periodicamente, equanto outro recebia cinco. No primeiro grupo, cerca de um terço desenvolveu malária, enquanto o segundo não teve nenhum doente.
"Os dados indicam que há um limite imunológico para a aplicação das doses que estabelece um alto nível de proteção contra a malária, e pode ser atingido pela administração da vacina de forma segura e com padrões regulares", diz o estudo.

Quanto mais doses ministradas - até um certo ponto - maior o número de anticorpos contra esporozoítas observados no sangue dos voluntários, afirmam os cientistas.
Eles ponderam que o imunizante precisa ser aplicado por via intravenosa - o mais comum é a aplicação intramuscular, intradermal e outros tipos, segundo a pesquisa.
Novos estudos são necessários para determinar a duração da proteção da vacina, assim como para saber o quão efetiva é a imunização contra as demais cepas de Plasmodium falciparum. Os cientistas também consideram ser importante pensar em outras maneiras de aplicação da vacina, já que pela pela via intravenosa pode ser complicado em uma grande população.

 http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/testes-de-vacina-contra-malaria-tem-resultados-promissores-diz-pesquisa.html