quarta-feira, 13 de março de 2013

Entenda a ação dos chás no organismo

Os chás são bebidas naturais de baixo teor calórico que podem conter princípios ativos funcionais que agem no organismo humano.


 Somente por essas características, o hábito de consumir esse tipo alimento já pode ser considerado vantajoso. Mas além de produtos alimentícios, os chás, nome popular que se dá à mistura de água e ervas ou plantas, também podem ser considerados medicinais.
Alimento x substância medicinal
"O chá que fazemos em casa é um extrato aquoso, ou seja, extraímos da planta os princípios ativos solúveis em água", explica Paula Viñas, farmacêutica-bioquímica.
Usar as plantas e ervas para fins medicinais faz parte de uma ciência que se chama fitoterapia, responsável por reunir o folclore medicinal de um país e os estudos científicos feitos ao longo do tempo sobre esses costumes. "As plantas medicinais, como produtos fitoterápicos, apresentam classes de substâncias químicas responsáveis pela ação terapêutica e são utilizadas no preparo de infusões ou decocções e consumidas de forma semelhante aos chás alimentícios", afirma Kléber Berté, doutor em tecnologia de alimentos pela Universidade Federal do Paraná e farmacêutico da Chamel, empresa especializada na produção de fitoterápicos.
Os chás vendidos em supermercados como alimentos são fabricados por indústrias alimentícias e não podem, de acordo com a legislação brasileira, trazer informações sobre seu uso terapêutico. O que não significa que ao consumir um desses produtos, a pessoa não possa se beneficiar de suas características medicinais. O que diferencia o hábito de tomar chá do uso medicinal dele é a existência de uma posologia. Ou seja, uma indicação de quantas vezes ao dia, em quais quantidades e em qual formato a erva ou planta deve ser consumida. Essa prescrição apenas pode ser feita pelo médico ou farmacêutico.
Por isso, quando uma pessoa consome diariamente chás alimentícios feitos a partir de ervas que têm ação terapêutica, é possível que seu organismo sinta o efeito calmante, digestivo ou aquele de acordo com o tipo da planta, mas também é possível que a quantidade de princípio ativo não seja suficiente para isso. Na página a seguir, veja como cada chá deve ser preparado para potencializar seus efeitos.

 http://www.bbel.com.br/qualidade-de-vida/post/entenda-a-acao-dos-chas-no-organismo.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário