quarta-feira, 13 de março de 2013

Mitos e fatos da dieta vegetariana

Sim é possível, desde que substitua por outro alimento que forneça os mesmos nutrientes.


Sim é possível, desde que substitua por outro alimento que forneça os mesmos nutrientes.
Uma dieta vegetariana bem elaborada será capaz de suprir todas as necessidades nutricionais, quando esta for fracionada em 6 refeições ao dia e manipulada por um profissional competente. Diante dessas evidências, torna-se clara a necessidade de orientação individualizada para adequar os hábitos alimentares de cada indivíduo. Antes de tudo é fundamental conhecermos o tipo de vegetariano que estamos trabalhando, para depois pensar na conduta alimentar.O estilo de vida vegetariano é bastante diversificado. As três principais categorias são: os ovo-lacto-vegetarianos, que consomem ovos e laticínios, os lacto-vegetarianos, que consomem laticínios e os vegans ou vegetarianos puros, que não consomem qualquer produto de origem animal.
Quais são os principais alimentos para suprir as propriedades das carnes?
A dieta vegetariana inquestionavelmente é saudável, nutricionalmente rica em vitaminas, minerais antioxidantes, fibras e baixa em colesterol e gordura saturada; e acompanhada de um estilo de vida saudável adotado, tem efeitos positivos na promoção da saúde e prevenção de doenças.
Apesar dos benefícios já comprovados, se a dieta vegetariana não for devidamente planejada, algumas deficiências nutricionais podem ocorrer. Neste caso é importante incluir a soja na alimentação; aumentar a ingestão de grãos integrais, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), vegetais verde-escuros, frutas e em alguns casos iniciar uma suplementação sob orientação de um profissional especializado.
Quando você para de ingerir carnes, há mudanças no corpo, como perda de massa muscular, gordura, resistência, motivação física etc?
A não ingestão de alguns alimentos de origem animal como carne e leite podem causar um déficit de proteínas, vitaminas e minerais.
A maior preocupação é a deficiência protéica que pode causar comprometimento do sistema imunológico, dificuldade na cicatrização, queda de cabelo, unhas quebradiças e perda de massa muscular.
A vitamina B12 somente é encontrada em alimentos de origem animal. Portanto, crianças e adolescentes podem necessitar de suplementação para evitar comprometimento do crescimento.
As reservas corporais de ferro são essenciais para a saúde. A anemia ferropriva pode causar cansaço; unhas com manchas e quebradiças; diminuição da resistência e geralmente ocorre por ingestão insuficiente de ferro, redução na absorção deste nutriente devido a dietas com baixa disponibilidade e perda através da transpiração e menstruação.
As fontes alimentares mais ricas em ferro são as carnes vermelhas, fígado, miúdos, gema de ovo, leguminosas, vegetais folhosos verde-escuros e frutas secas. As frutas ricas em ácido ascórbico (vitamina C) auxiliam a absorção de ferro e aumentam sua biodisponibilidade no organismo; portanto, tomar um suco de fruta cítrica durante as refeições auxiliará no aumento deste mineral.
Estudos demonstram o quanto é complicado planejar uma dieta para esta população, em especial para os vegans (vegetariano exclusivo), sendo necessário uma ampla variedade de alimentos. Dietas inadequadas têm sido associadas a alterações menstruais, perda mineral óssea e doenças digestivas. Somente uma avaliação rigorosa feita por um profissional especializado será capaz de possibilitar a prescrição correta do quanto cada um precisa.
Você pode decidir ser vegetariano em qualquer idade? Quais são as vantagens e desvantagens?
Qualquer indivíduo, em qualquer fase da vida pode ser vegetariano. Gestantes, lactantes, mulheres na menopausa, idosos, crianças e atletas podem todos ser vegans, se assim desejarem. É apenas uma questão de balancear a dieta vegetariana para atender as necessidades nutricionais de cada grupo e esta é a função do nutricionista. As necessidades nutricionais de cada indivíduo variam conforme sua idade e estado fisiológico, sendo que atletas, crianças, gestantes e idosos devem receber cuidados específicos em sua alimentação.
Há alimentos disponíveis nos supermercados para quem quer ser vegetariano? Quais você indica?
Os alimentos utilizados numa dieta vegetariana equilibrada são, na sua maioria, alimentos naturais, isentos de toxinas, antibióticos e hormônios que são pródigos na dieta dita onívora.
Alimentos facilmente encontrados: produtos de soja (leite, suco, iogurtes, proteínas, grão); frutas e verduras orgânicas, cereais integrais, oleaginosas (castanhas, amêndoas), leite e derivados, pães e farinhas integrais, etc.
 http://www.bbel.com.br/qualidade-de-vida/post/mitos-e-fatos-da-dieta-vegetariana.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário