Antes considerado “sexo frágil”, elas ocupam cada vez mais importantes espaços na política e em grandes empresas.
Liderar uma equipe não é tarefa das mais simples. Como lidar com os
próprios conflitos, lar, família e ainda administrar os problemas e
interesses de um grupo no ambiente profissional? Uma das tarefas de uma
boa líder é manobrar muitas questões: ser equilibrada para não ser
rabugenta ou condescendente demais e perceber quando as pessoas estão
estimuladas ou não, além de alinhar funcionários aos objetivos da
empresa.
Elas "acolhem"
Para Víctor
Martínez, especialista em treinamentos comportamentais e CEO da Thomas
Brasil, uma das características que as mulheres têm é na hora de
"acolher" liderados que porventura falham, por exemplo. Os homens,
geralmente, estão mais acostumados ou preferem, diante da falha, o
confronto, a dura, uma ação nesse sentido.
"A mulher líder, com
sua própria natureza que independe do estilo preferido de trabalho, no
momento da falha é mais acolhedora e essa característica, atualmente, é
tida como uma prática melhor do que o confronto em si. Não que o
confronto esteja errado. A maioria das vezes, o homem vai preferir o
confronto e a maioria das vezes a mulher vai preferir este acolhimento",
explica o especialista.
Facilidade em reconhecer o sucesso da equipe
Há,
no entanto, uma característica da liderança feminina que joga a favor e
contra elas: a facilidade que têm de reconhecer o sucesso dos seus
liderados. Já o homem tem um pouco mais de dificuldade. Vamos
exemplificar: quando alguém faz uma atividade mal feita, o homem diz "a
culpa não é minha" e, quando faz bem feito, ele se gaba do sucesso da
atividade.
Com a mulher ocorre o contrário: ela tem mais
dificuldade de quando alguém faz certo dela assumir a autoria do seu
sucesso. Quando, no momento da falha, ela é mais acolhedora e capaz dela
assumir um pouco mais essa parte de "a culpada por esse erro talvez
seja eu". "Essa é a principal diferença da liderança masculina para a
feminina", ressalta Víctor. As mulheres, ainda, possuem algumas
características próprias que as diferenciam do executivo.
As
líderes são influentes, intuitivas e comunicativas. Ao trabalharem sobre
pressão, são ainda mais verbais. As mulheres buscam a segurança do
status quo, ou seja, valorizam os aspectos relacionados à estabilidade e
são flexíveis e adaptáveis. Além disso, são firmes em relação às suas
ideias próprias e pouco propensas a seguir linhas de procedimento ou
padrões pré-estabelecidos.
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/carreira/artigo.aspx?cp-documentid=32778778
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