Um esportivo elétrico com caixa manual de cinco velocidades foi
projetado pela Morgan. Mostrado como conceito para testar a reação do
mercado, o novo roadster poderá ser fabricado em série se houver demanda
o suficiente.
“Nós queríamos ver o quão divertido pode ser um esportivo elétrico,
então criamos um para descobrir.” Explicou Steve Morris, diretor de
opeações da marca inglesa. “O Plus E combina o viasual tradicional da
marca com alta tecnologia de construção e um motor que libera torque
instantâneamente em qualquer velocidade. Com o câmbio manual para
aumentar tanto a esportividade quanto o envolvimento do motorista, o
carro será uma maravilha de ser guiado” completou.
O Plus E é baseado numa versão especial do chassi em alumínio de
baixo peso da Morgan. A potência é entregue por um motor derivado do
Zytek de 70 kW (95,3 cv), que já foi utilizado por montadoras nos EUA.
Localizado no túnel da transmissão, o motor movimenta as rodas
traseiras por meio de uma caixa de câmbio convencional. A embreagem foi
mantida, mas, como o motor libera torque desde a inércia, o motorista
pode escolher em deixar o câmbio engatado quando o carro estiver parado,
podendo assim, ser manuseado de forma similar à um automático.
“Uma transmissão de várias marchas permite que o motor opere por mais
tempo em sua condição ideal, quando utiliza a energia mais
eficientemente, principalmente em altas velocidades. Isso também nos
permite oferecer menor tempo de resposta em acelerações rápidas, o que
fará o carro mais divertido para motoristas que dirigem rápido” – Neil
Heslington, diretor automotivo da Zytek.
Serão entregues dois modelos, um com a caixa manual e baterias de
lítio-íon,que será usado para estudos preeliminares, enquanto o segundo
será mais próximo de um possível modelo de produção, com tecnologia
alternativa de bateria e a possibilidade de uma transmissão seqüencial.
O modelo está sendo mostrado no Salão de Genebra.
http://motor4.com.br/motor4/?tag=eletrico
Nenhum comentário:
Postar um comentário