sábado, 16 de junho de 2012

Boas escolhas aos 20 anos: dieta dos pontos parte 1

Este é o melhor momento para adquirir bons hábitos – assim você controla a TPM, que costuma ser acentuada por causa dos altos níveis hormonais, e mantém o metabolismo acelerado


• Almoçar com o iPod ligado pode fazer você consumir 100 calorias a mais do que se o aparelho estivesse desligado, garantem estudiosos da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos. Numa conta rápida, ficar mais atenta à música do que à comida pode custar até 5 quilos a mais por ano!
• Estudos mostram que mulheres com tensão pré-menstrual, a famosa TPM, têm menor quantidade de cálcio no sangue. “A partir dos 25 anos, há uma perda natural desse nutriente, que ajuda a combater sintomas como fadiga, ansiedade e irritabilidade”, alerta a nutricionista Bia Rique, do Rio de Janeiro. Por isso, não deixe de incluir leite e derivados com baixo teor de gordura.
• Já comeu feijão hoje? “O grão é rico em ferro, que previne a anemia, doença bastante comum em jovens devido à grande perda de sangue na menstruação”, diz Bia Rique. Para aumentar a absorção do mineral pelo organismo, consuma na mesma refeição uma fonte de vitamina C, como suco de laranja ou salada de folhas verdes.
• No intervalo da faculdade ou do estágio, invista em um iogurte desnatado. Segundo pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o alimento é perfeito para o lanche, pois sacia e retarda a fome por mais tempo do que uma fruta, por exemplo.
• Em vez de descontar a ansiedade numa caixa inteira de bombons, prefira atacar uma porção de frutas secas, como banana, damasco, figo ou uva. Como elas não têm água, a quantidade de açúcar natural fica concentrada no petisco, matando a vontade de doce sem extrapolar nas calorias. Só não vale exagerar na dose.


• Uma forma gostosa e nutritiva de potencializar o resultado da ginástica é comer um tomate por dia (sempre orgânico) na salada. Ele contém potássio, sódio e magnésio, que aceleram a resposta do músculo ao exercício.
• Tenha sempre na geladeira sopa natural – pode ser de cenoura, tomate, abóbora, espinafre ou agrião. Por serem ricas em água e fibras, ocupam grande parte do estômago e levam à saciedade. Um prato de sopa quentinha é ideal para quem chega tarde da noite e não quer dormir com a barriga vazia – nem com a consciência pesada!
• Não é à toa que refrigerante é tachado como caloria vazia: tem muito açúcar e gás e não oferece nenhum nutriente. Para quem não consegue ficar sem, a nutricionista Cynthia Antonaccio, de São Paulo, sugere que consuma a bebida dia sim, dia não, até se acostumar a tomá-la apenas nos fins de semana. A recomendação para as versões zero e light é a mesma. Meninas, gás estufa!
• Se você ama sanduíche, mas foge dele para não engordar, saiba que o de ricota está liberado. “O queijo tem cerca de 45 calorias por fatia e é rico em selênio, potente antioxidante que melhora a pele, o cabelo e as unhas”, afirma a nutróloga Heloísa Rocha, do Rio de Janeiro.
• Aos 20, ter dificuldade para emagrecer não é normal. O problema pode estar no intestino preguiçoso. Nesse caso, inclua no café-da-manhã uma porção de cereais integrais, como granola, aveia, farelo de trigo ou de arroz. “ Todos têm fibras, combatem a constipação e controlam o apetite”, afirma a pesquisadora Jocelem Salgado, autora do livro Alimentos inteligentes (Prestígio Editorial).
• Substituir uma refeição por um shake para dar uma secada rápida, tudo bem, só não vale deixar de almoçar e jantar por muitos dias seguidos. “A bebida contém vitaminas e minerais, mas em quantidades bem menores do que um prato de comida. Isso pode causar carência nutricional e fraqueza. E pior: depois você volta a engordar”, alerta a nutricionista Lara Natacci Cunha, de São Paulo.


• Fazer jejum é um crime contra a dieta e a saúde. O certo é comer um pouquinho a cada três horas. “Esse intervalo evita a perda de massa muscular, que é essencial para a queima de gordura, mantém o metabolismo acelerado, diminui o apetite e reduz os níveis do hormônio cortisol, que aumenta a barriga”, diz Jorge Cruise, autor do livro A dieta das três horas (Editora Best Seller).
• Prato congelado é o melhor amigo de quem vive na correria ou não sabe cozinhar. O preço para a saúde e a beleza, porém, pode ser alto. “Esses produtos têm muitos conservantes e gordura saturada, que engorda e prejudica a saúde do coração. Não basta escolher recheios leves e livres de queijo, é preciso maneirar no consumo mesmo”, adverte a nutricionista Roseli Rossi, de São Paulo.
• Esqueça a história de querer emagrecer do dia para a noite com a dieta da celebridade da vez. Pesquisas apontam que de cada dez pessoas que seguem regimes da moda, como o da Lua, do abacaxi ou da sopa, nove recuperam o peso em um ano. Depois a frustração é maior!
Na happy hour, pegue leve na cerveja. Cada lata tem as mesmas calorias de um pão francês. Imagine, então, o que pode acontecer às suas curvas se comer quatro ou cinco “pãezinhos”. Isso sem contar as calorias dos petiscos que acompanham a bebida...

 http://claudia.abril.com.br/materia/boas-escolhas-aos-20-anos-3530?p=%2Fsaude%2Fdieta&pw=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário