sábado, 16 de junho de 2012

Vitaminas e nutrientes que não podem faltar na sua dieta parte 2

Conheça a importância e a quantidade diária ideal daquilo que pode ajudar a garantir o seu futuro

  M
Magnésio É fundamental tanto para o sistema imunológico quanto para a contração muscular. Dose diária recomendada 320 miligramas, encontrados em 3 xícaras de feijão-branco ou 2 1/2 xícaras de granola.
Manganês Atua na formação dos ossos e tendões. Não consumi-lo pode causar tontura, zunido nos ouvidos e até perda da audição. Dose diária recomendada 1,8 miligrama, encontrado em 4 colheres (sopa) de arroz integral, 4 colheres (sopa) de aveia ou 1/3 de nabo.
Molibdênio Sem ele, o organismo não consegue estocar ferro e você corre o risco de ter dor de cabeça, problemas respiratórios, diminuição da visão e perda de dentes. Dose diária recomendada 45 microgramas, alcançados com a ingestão de leite e seus derivados, hortaliças e cereais integrais.
P
Potássio Importante principalmente para praticantes de atividade física, pois regula as contrações musculares, mantém a pressão arterial estável e previne cãibras e formigamentos. Dose diária recomendada 4,7 gramas, encontrados em 6 bananas-nanicas, 1 abacate grande ou 1/4 de abóbora.
S
Selênio Reforça a imunidade e a proteção contra os radicais livres, tanto das células quanto das fibras de colágeno. Também regula a produção dos hormônios. Manchas brancas nas unhas são os sinais mais visíveis da carência do mineral. Dose diária recomendada 55 microgramas, facilmente encontrados em 2 castanhas-dopará, 1 1/2 xícara de ricota ou 3 xícaras de arroz integral.
Sódio Está envolvido na transmissão nervosa e no relaxamento da musculatura. Por outro lado, não consumir a quantidade indicada pode provocar retração muscular, vômitos e gases. Dose diária recomendada 2,4 gramas, encontrados em 1 colher (chá) de sal de cozinha, 3 sardinhas em lata ou 2 1/2 colheres (sopa) de shoyu.
Z
Zinco Sem esse nutriente, boa parte da atividade enzimática do corpo não aconteceria, e as feridas levariam mais tempo para cicatrizar. Se já não bastasse isso, o zinco auxilia na prevenção de resfriados e ainda aumenta a disposição. Dose diária recomendada 8 miligramas, encontrados em 16 fatias de queijo, 1 bife médio ou 3 xícaras de grão-de-bico.

Nutrientes de pacote
Engana-se quem pensa que alimento enriquecido com vitaminas e minerais é coisa de criança. “Adulto também pode consumir esse tipo de produto, que ajuda a reduzir a carência nutricional especialmente de quem vive fazendo dieta ou não come de forma balanceada”, explica a nutricionista Silvia Cozzolino, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição e professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP). Para escolher bem, é preciso ficar atenta aos termos utilizados na embalagem do produto. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a expressão “fonte de vitaminas e minerais” significa que cada 100 gramas do produto correspondem a pelo menos 15% da ingestão diária recomendada do nutriente em questão, no caso dos sólidos, e a 7,5%, se ele for líquido. Já nos termos “rico em nutrientes” e “a presenta alto teor”, as porcentagens saltam para 30% e 15%, respectivamente. “ Os alimentos fortificados geralmente trazem vitaminas A, C, D e do complexo B, além de iodo, magnésio, ferro e fósforo”, lembra a nutricionista Daniela Jobst, de São Paulo. Recentemente, alguns produtos receberam doses extras de cálcio, que, segundo Silvia Cozzolino, é pouco consumido pelos brasileiros. Não se preocupe com a overdose dos micronutrientes. “Isso é difícil de acontecer, já que a quantidade adicionada aos alimentos é pequena e visa, sobretudo, complementar a ingestão deles, que costuma ser baixa”, diz a professora da USP.

 http://claudia.abril.com.br/materia/vitaminas-e-nutrientes-que-nao-podem-faltar-na-sua-dieta-3920?p=%2Fsaude%2Fprevencao-e-cura&pw=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário