segunda-feira, 18 de junho de 2012

Como cuidar dos dentinhos dos bebês

Veja alguns métodos simples que previnem o aparecimento precoce de caries, protegem a gengiva e ainda fortificam os dentes das crianças

 A prevenção de cáries começa antes do nascimento com cuidados na alimentação da gestante. Nos primeiros meses de vida, é preciso controlar a ingestão de açúcar pelo bebê e inclusive o uso da chupeta, evitando assim o aparecimento de problemas futuros, como caries. A odontopediatra Lidia Modesto, de São Paulo, criou um programa de odontologia preventiva para a fase da primeira dentição. Confira as dicas da especialista:

· A ponta do dente deve ser limpa com gaze umedecida. Com a dedeira massageie e higienize a gengiva.
· Use pequena porção de pasta na escovação. O excesso de flúor pode provocar manchas.
· A criança só deve escovar os dentes sozinha depois dos 7 anos. Mesmo assim os pais precisam acompanhar o processo algumas vezes para ver se a criança está realizando o processo de forma correta.
· Doce causa cárie, já se sabe, mas se for ingerido sozinho o efeito é muito pior. Comer chocolate à tarde pode ser mais prejudicial do que após a refeição.
· A mastigação aumenta a salivação, que dilui o açúcar e reduz seu efeito.
· Cuidado com os alimentos com muito açúcar. Mesmo que você não dê doces ou chocolates para seus filhos, açucares acumulados em certos alimentos podem trazer problemas aos dentes das crianças
Fique atenta: dentes de crianças que nasceram prematuras em geral demoram mais para aparecer. Se depois de um ano os dentinhos não derem sinal de que estão saindo, leve ao pediatra.
 http://mdemulher.abril.com.br/familia/reportagem/filhos/como-cuidar-dentinhos-bebes-685762.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário