Tudo novo: nem o nome sobrou na nova geração do sedã compacto da marca italiana
Foram quase vinte anos de uma união estável e recheada de momentos de
alegria. O Siena foi o segundo modelo derivado do Palio e logo virou um
dos modelos mais vendidos do país. Mas chegou a hora dele andar com suas
próprias rodas: a nova geração está maior e mais atual. Tanto é que até
seu nome mudou: agora ele se chama Grand Siena.
O novo batismo se justifica por uma decisão estratégica da Fiat. Além
de dar mais prestígio, a mudança afasta o Grand Siena da versão EL, que
continuará à venda nas concessionárias. Não é só no nome que o sedã se
afastou do Palio: o design traz poucas semelhanças com o hatch. Tanto
frente quanto traseira possuem personalidade própria, longe do visual
inspirado no Punto que norteia o Palio. O Grand Siena também cresceu:
agora ele tem 4,29 metros de comprimento (14 centímetros a mais que o
Siena) e 2,51 metros de distância entre-eixos (nove centímetros maior).
Ao contrário da parte externa, no interior a Fiat optou por conservar
praticamente o mesmo painel do Palio. A principal diferença está no
formato das saídas de ar centrais, que são retangulares ao invés de
redondas. Pelo menos não haverá dor de cabeça na hora de encher o
porta-malas de bagagens para viajar: a capacidade volumétrica saltou de
500 para 520 litros.
Para fazer frente a rivais como o Chevrolet Cobalt, a Fiat investiu na
hora de decidir o "recheio" do Grand Siena. A lista de equipamentos é
generosa: airbag duplo frontal, direção hidráulica, travas elétricas,
vidros dianteiros elétricos com função um toque e antiesmagamento, chave
canivete, abertura elétrica do porta-malas, computador de bordo e
volante com regulagem de altura equipam o carro desde a versão
Attractive. A lista de opcionais inclui ar-condicionado, para-brisa
térmico, sensor de estacionamento traseiro, sensores crepuscular e de
chuva, retrovisor interno eletrocrômico, volante de couro
multifuncional, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos,
banco do motorista com regulagem de altura, rodas de 15 polegadas, rádio
CD Player com reprodução de arquivos em MP3, Bluetooth® e entrada USB,
entre outros itens.
Na versão Essence, o Grand Siena ganha ar-condicionado, rodas de 16
polegadas, banco do motorista com regulagem de altura e detalhes
externos cromados. Opcionalmente, o carro pode ser equipado com itens
como airbags laterais dianteiros, sensor de estacionamento traseiro,
sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrônico,
volante multifuncional revestido em couro, piloto automático, painel
bicolor e acabamento interno em tecido exclusivo. O Grand Siena Essence
também pode ser comprado com o câmbio automatizado Dualogic - equipado
também com borboletas atrás do volante - e na versão Tetrafuel, equipada
com GNV.
O sedã será oferecido nas motorizações Fire 1.4 Evo e E.TorQ 1.6 16V
Flex, que já equipam Uno e Palio, respectivamente. Na opção com 1,4
litro, são 88 cv e torque máximo de 12,5 mkgf, ambos com etanol no
tanque. O motor 1.6 16V entrega 117 cv e torque máximo de 16,8 mkgf,
também com o combustível derivado da cana-de-açúcar.
Os preços do Grand Siena variam entre R$ 38.710 na versão Attractive 1.4 e R$ 48.210 na configuração Tetrafuel 1.4.Veja abaixo os valores de todas as versões do Grand Siena:
Fiat Grand Siena Attractive 1.4: R$ 38.710
Fiat Grand Siena Essence 1.6 16V: R$ 43.470
Fiat Grand Siena Essence 1.6 16V Dualogic: R$ 45.990
Fiat Grand Siena Tetrafuel 1.4: R$ 48.210
http://quatrorodas.abril.com.br/carros/lancamentos/fiat-grand-siena-680146.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário