sexta-feira, 27 de abril de 2012

Conheça três problemas de saúde que fazem você engordar

Você fez tudo direitinho: seguiu uma dieta balanceada, comeu menos e praticou mais atividades físicas. Mesmo assim não perdeu peso?



Algo está errado. Pois é… Existem outros problemas “ocultos” que podem dificultar o emagrecimento. A revista BOA FORMA listou três deles. Descubra aqui se você sofre com algum deles.
1. Inflamação no corpo
Cuidado com pão francês, arroz, massa, açúcar, carne vermelha e queijos amarelos. Eles são alimentos que causam inflamação nas células! Incluí-los no cardápio todos os dias, mesmo em pequenas quantidades, significa nutrir os adipócitos – células que armazenam gordura. Em um mecanismo de autodefesa, ele acabam produzindo adipocinas, substâncias com alto poder inflamatório que tomam conta de boa parte das células do corpo e levam à formação da indesejada gordura branca, aquela que acumula na barriga, no culote e no bumbum.
Para evitar esse problema, coma alimentos inimigos da inflamação como: peixes de água fria (que contêm ômega 3), aveia, linhaça, semente de chia, maçã e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico). São antioxidantes e ricos em fibras.
2. Tireoide preguiçosa
Essa glândula produz dois hormônios (T3 e T4) que regulam o funcionamento do organismo. Quando ela produz essas substâncias em quantidade insuficiente, ocorre o hipotireoidismo, que deixa o corpo inteiro mais lento, inclusive o metabolismo. Por isso a dificuldade para emagrecer.
“A doença também está relacionada à retenção de sal e água, que levam ao famoso inchaço”, explica a endocrinologista Carolina Mantelli Borges, de São Paulo, em entrevista à revista BOA FORMA.
Uma forma de contornar o problema é fazer reposição hormonal, com dosagem orientada por um médico. Assim, o organismo volta ao equilíbrio.
3. Estresse forte
Quando o estresse chega, o risco de engordar é grande. Mas por que isso acontece? Nos momentos de alta tensão, o organismo é bombardeado por cortisol, adrenalina e noradrenalina, substâncias que levam ao acúmulo de gordura corporal. Para piorar, elas diminuem o ritmo do metabolismo, o que dificulta o gasto energético. Além disso, na tensão, dá vontade de atacar comidas engordativas, principalmente doces.
O que fazer? O melhor jeito é descobrir a origem do estresse e atacá-lo com as melhores soluções. Não é uma missão fácil, mas é preciso tentar. Mude também seu estilo de vida. Se você é sedentária, procure alguma atividade física que a agrade. Os exercícios são uma poderosa válvula de escape das tensões, pois estimula a liberação de substâncias que aumentam o bem-estar e melhoram o humor.

 http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/secao/armadilhas-dos-regimes-3/

Nenhum comentário:

Postar um comentário