Nesta
quinta-feira (29), rodamos pela primeira vez com a nova Dafra Next 250.
A futura concorrente de Honda CB 300R e Yamaha Fazer 250 é produzida
pela fabricante taiwanesa SYM, que nos recebeu para testá-la antes do
início das vendas, no dia 15 de abril. O teste ocorreu no Autódromo
Internacional Penbay, ao sul da ilha de Taiwan, onde a equipe de
engenharia da Dafra também exibiu a versão vendida no país de origem
para explicar as mudanças executadas no modelo brasileiro. As principais
foram a posição das pedaleiras do piloto deslocadas para frente, o novo
guidão mais alto e o ângulo de esterçamento aumentado. As duas
primeiras surtiram efeito considerável na melhoria do conforto; já a
terceira alteração, embora tenha ampliado o ângulo de giro da moto,
ainda a deixa menos ágil nas manobras em baixa velocidade quando
comparada às concorrentes.
As
medições de desempenho serão realizadas no Brasil e publicadas na
edição de maio, já com a programação de injeção eletrônica para a
gasolina nacional (a moto avaliada usava gasolina de Taiwan) mas podemos
adiantar que em relação ao motor é equivalente ao de Fazer e CB. As
suspensões, que passaram por ajustes para elevação de curso e melhor
adequação ao asfalto brasileiro, se mostraram estáveis e garantem boa
aderência em conjunto com os pneus Pirelli nacionais. O conforto do
assento, de espuma macia, também agrada. Ao fim da reta principal do
circuito atingimos 126 km/h no velocímetro, em 5ª marcha. A 6ª marcha,
um dos diferenciais da Next, é uma espécie de "overdrive", ou seja,
serve basicamente para manter a velocidade com rotação inferior (o que
reduz consumo, vibração e ruído) e não para que a moto siga ganhando
velocidade. Os freios são eficientes e precisos, não demonstraram sinais
de acionamento "borrachudo" ou fadiga após a sequência de voltas no
circuito, em condição de uso severa. As medições completas e mais
detalhes sobre a avaliação do lançamento estarão na edição de maio de
Duas Rodas.
http://www.duasrodasonline.com.br/noticias/noticiasDetalhe.aspx?id=1097
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