quarta-feira, 18 de abril de 2012

Com 56% de avanço, Mineirão deve ter dois mil operários em junho

No entorno, esplanada chega a quase 60% de conclusão; dentro do estádio, anel inferior avança 30%

 

 Faltando pouco mais de um ano para a Copa das Confederações e menos de 800 dias para a Copa de 2014, o Mineirão, em Belo Horizonte, segue em dia com o cronograma de obras.

O percentual de execução do projeto alcançou 56% em meados de abril. Os trabalhos seguem em sua terceira e última fase com a construção da esplanada, que tem 57% das peças pré-moldadas instaladas, e das arquibancadas inferiores, 30% concluídas.

Três gruas –uma delas com 75 metros de altura– auxiliam na reforma, sendo que uma delas atuará na construção da cobertura.

 O consórcio Minas Arena (Construcap, Egesa e Hap) pretende entregar o estádio em 21 de dezembro. Ao divulgar as últimas imagens aéreas da modernização do estádio na última sexta-feira (13), o secretário da Copa Sérgio Barroso comemorou o andamento do projeto.

“Em junho alcançaremos o pico de operários trabalhando nas obras, chegando a dois mil”, falou Barroso. Atualmente, a construção conta com 1.850 trabalhadores.

Greves
Um fator que vem colaborando para o bom ritmo de trabalhos é a ausência de greves. Duas paralisações atrapalharam a reforma em 2011, sendo que uma delas aconteceu justamente em setembro, período em que Belo Horizonte recebeu a festa oficial da Fifa para a contagem regressiva dos mil dias para a Copa do Mundo.

Outro fator que atrapalhou o processo no último ano foi esquecido: uma análise parcial do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicava superfaturamento superior a R$ 20 milhões na obra. Até o momento, o órgão não divulgou a análise oficial.

No âmbito fiscal, mesmo inserido no Regime Especial de Tributação para Construção, Ampliação, Reforma ou Modernização de Estádios de Futebol (Recopa) desde novembro passado, os valores das isenções federais, estaduais e municipais da reforma ainda não foram divulgados pela Secretaria da Copa mineira.

O Mineirão está orçado em R$ 695 milhões, de acordo com a última revisão da Matriz de Responsabilidade realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, o Gigante da Pampulha terá capacidade para 64 mil pessoas, estacionamento para 2.600 veículos e área de imprensa para quase três mil jornalistas.

 http://www.portal2014.org.br/noticias/9632/COM+56+DE+AVANCO+MINEIRAO+DEVE+TER+DOIS+MIL+OPERARIOS+EM+JUNHO.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário