Mercedes-Benz SLK 250
Reposicionamento na linha traz uma nova (e interessante) versão do roadster ao Brasil
O menor roadster da família Mercedes-Benz ganhou uma nova versão na
linha 2012. O SLK 250 chega ao país com a missão de substituir os
antigos SLK 200 e SLK 350 de uma vez só. A decisão faz parte de uma
estratégia da montadora para tentar driblar a nova alíquota do IPI,
oferecendo um novo produto com mais potência e por um valor ligeiramente
superior ao pedido na antiga versão de entrada.
Para se ter uma
ideia da diferença de valores, o SLK 200 era vendido por 202.900 reais
antes da alta do IPI, enquanto o SLK 350 saía por 252.900 reais antes do
novo imposto ser sancionado pelo governo. A nova versão ficaria no meio
do caminho, já que custa 249.900 reais, mas leva vantagem pelo valor
incluir a alíquota extra de 30%. Segundo a Mercedes-Benz, apenas parte
deste acréscimo será repassado para o consumidor, sendo que uma parte
acabou sendo absorvida pela própria empresa.
O principal chamariz
do SLK 250 se esconde debaixo do capô. O motor de 1796 cm3 tem o
auxílio de um turbocompressor para gerar 204 cv a 5.500 rpm e torque
máximo de aproximadamente 30 mkgf entre 2.000 rpm e 4.300 rpm, fazendo o
roadster responder prontamente quando exigido. Segundo a Mercedes-Benz,
o SLK 250 vai de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e chega aos 243 km/h.
Pena que o câmbio de sete marchas 7G-Tronic Plus não realize trocas de
marcha com a mesma rapidez de uma transmissão com dupla embreagem, como a
que equipa seu rival Audi TT.
Pelo menos o estilo moderno
continua sendo uma das principais virtudes do SLK. Se o modelo anterior
copiava o estilo do SLR McLaren, a terceira geração do roadster bebeu na
fonte do SLS AMG. Não podia haver inspiração melhor: o longo capô e a
grade frontal pronunciada faz o SLK ser notado por onde quer que passe.
Principalmente se estiver com a capota arriada, processo realizado
eletronicamente em alguns segundos.
A generosa lista de
equipamentos faz jus à tradição da estrela de três pontas. O SLK 250 é
recheado com itens como seis airbags (duas bolsas frontais, duas
laterais e duas que protegem os joelhos), faróis bi-xenon com LEDs para
iluminação diurna, GPS e o Neck-Pro, sistema ativo que desloca os
encostos de cabeça para frente em caso de colisões traseiras para evitar
o ‘efeito chicote’. O roadster também conta com o Attention Assist,
que emite um alerta sonoro caso o condutor não mexa no volante ou pise
nos pedais após alguns segundos.
A Mercedes-Benz aponta como
principais rivais a trinca formada pelos conterrâneos Audi TT, BMW Z4 e
Porsche Boxster. Não será uma briga fácil, mas parece que o SLK tem
plenas condições de fazer o brilho da estrela de três pontas se
intensificar em 2012.
http://quatrorodas.abril.com.br/carros/lancamentos/mercedes-benz-slk-250-681181.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário