quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mercedes-Benz SLK 250

Reposicionamento na linha traz uma nova (e interessante) versão do roadster ao Brasil

 O menor roadster da família Mercedes-Benz ganhou uma nova versão na linha 2012. O SLK 250 chega ao país com a missão de substituir os antigos SLK 200 e SLK 350 de uma vez só. A decisão faz parte de uma estratégia da montadora para tentar driblar a nova alíquota do IPI, oferecendo um novo produto com mais potência e por um valor ligeiramente superior ao pedido na antiga versão de entrada.

Para se ter uma ideia da diferença de valores, o SLK 200 era vendido por 202.900 reais antes da alta do IPI, enquanto o SLK 350 saía por 252.900 reais antes do novo imposto ser sancionado pelo governo. A nova versão ficaria no meio do caminho, já que custa 249.900 reais, mas leva vantagem pelo valor incluir a alíquota extra de 30%. Segundo a Mercedes-Benz, apenas parte deste acréscimo será repassado para o consumidor, sendo que uma parte acabou sendo absorvida pela própria empresa.

O principal chamariz do SLK 250 se esconde debaixo do capô. O motor de 1796 cm3 tem o auxílio de um turbocompressor para gerar 204 cv a 5.500 rpm e torque máximo de aproximadamente 30 mkgf entre 2.000 rpm e 4.300 rpm, fazendo o roadster responder prontamente quando exigido. Segundo a Mercedes-Benz, o SLK 250 vai de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e chega aos 243 km/h. Pena que o câmbio de sete marchas 7G-Tronic Plus não realize trocas de marcha com a mesma rapidez de uma transmissão com dupla embreagem, como a que equipa seu rival Audi TT.

Pelo menos o estilo moderno continua sendo uma das principais virtudes do SLK. Se o modelo anterior copiava o estilo do SLR McLaren, a terceira geração do roadster bebeu na fonte do SLS AMG. Não podia haver inspiração melhor: o longo capô e a grade frontal pronunciada faz o SLK ser notado por onde quer que passe. Principalmente se estiver com a capota arriada, processo realizado eletronicamente em alguns segundos.

A generosa lista de equipamentos faz jus à tradição da estrela de três pontas. O SLK 250 é recheado com itens como seis airbags (duas bolsas frontais, duas laterais e duas que protegem os joelhos), faróis bi-xenon com LEDs para iluminação diurna, GPS e o Neck-Pro, sistema ativo que desloca os encostos de cabeça para frente em caso de colisões traseiras para evitar o ‘efeito chicote’. O roadster também conta com o Attention Assist, que emite um alerta sonoro caso o condutor não mexa no volante ou pise nos pedais após alguns segundos.

A Mercedes-Benz aponta como principais rivais a trinca formada pelos conterrâneos Audi TT, BMW Z4 e Porsche Boxster. Não será uma briga fácil, mas parece que o SLK tem plenas condições de fazer o brilho da estrela de três pontas se intensificar em 2012.

 http://quatrorodas.abril.com.br/carros/lancamentos/mercedes-benz-slk-250-681181.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário