sábado, 7 de abril de 2012

A moleira é muito delicada e precisa ser tratada com cautela

A frágil abertura revela muito sobre seus cuidados com o bebê

  Ao passar a mão no alto da cabeça do neném, é possível sentir uma parte mais macia e flexível. Encontrada em todos os bebês até cerca de nove meses, a fontanela, conhecida popularmente como moleira, tem a função de auxiliar o bebê na hora do parto e posteriormente permitir que o cérebro cresça. Ela existe porque as quatro tábuas formadoras do crânio ainda não estão soldadas quando nascemos, mas apenas sobrepostas.

A abertura tem de dois a quatro centímetros e é coberta por uma membrana bastante resistente. Ainda assim, a região é muito delicada e deve ser sempre tocada com cautela. Na hora do banho, cuide para não fazer pressão ao massagear o couro cabeludo. A fontanela costuma se fechar completamente até os 18 meses de idade.Caso você perceba que a moleira do bebê está afundada, atenção. É sinal de que o bebê pode estar desidratado.

Se, ao contrário, a moleira apresentar uma forma arredondada, de baú, pode significar excesso de vitamina A, entre outros motivos. Qualquer outra alteração notável na forma do crânio nessa fase do desenvolvimento da criança é motivo para procurar o pediatra.

 http://r7.minhavida.com.br/familia/materias/1024-a-moleira-e-muito-delicada-e-precisa-ser-tratada-com-cautela

Nenhum comentário:

Postar um comentário