sábado, 19 de maio de 2012

Conheça os maiores navios do mundo

Super-embarcações fazem Titanic parecer barquinho de papel

 Há 100 anos, na noite de 14 de abril de 1912, o maior navio em atividade em todo o mundo afundou ao norte do oceano Atlântico matando 1503 pessoas.
A tragédia causou um grande impacto na sociedade da época e abalou a confiança que as pessoas tinham na tecnologia. Dizia-se que o transatlântico era inafundável.
Mas ao contrario do que muitos poderiam esperar, o naufrágio do Titanic não serviu como um divisor de águas e a insaciável fome da humanidade pelo tamanho e pelo poder continuou crescendo.
Hoje, os navios são ainda maiores e mais poderosos, transportando milhares de pessoas e mercadorias ao redor do mundo e, em alguns casos, carregando até outros navios.
Conheça a seguir essas embarcações gigantescas e colossais que demonstram a capacidade do homem de sobrepujar os elementos e fazem do Titanic um mero barquinho de papel.


  Milhares de navios já afundaram no mar. Mas, atualmente, os grandes navios de linha oceânicos são muito mais seguros. O Titanic foi um exemplo de tamanho e luxo, mas os cruzeiros que hoje navegam pelos mares superam em muito os números do navio cujo naufrágio não era uma hipótese.
Entre os mais luxuosos transatlânticos está o Explorer of the Seas, com capacidade para 5.040 passageiros, contra os 2.207 do Titanic. O transatlântico pertencente a Royal Caribbean International custou US$ 600 milhões e levou três anos para ser construído. É a última palavra em viagem de luxo.
Da proa a pompa são 310 metros de comprimento, o que supera a extensão somada de três campos de futebol. Para efeito de comparação, o Titanic tinha 269 metros de comprimento. No peso, o Explorer of the Seas também é monstruoso: são 138 mil toneladas, contra “apenas” 46 mil e 328 toneladas do Titanic.
Mas mesmo com números tão grandiosos e imponentes, ainda existe um navio de cruzeiro que faz o Explorer of the Seas parecer pequeno. Trata-se do maior navio cruzeiro jamais construído.


 O nome reflete bem o que é este transatlântico da Royal Caribbean International, um oásis sobre os mares. Lançado em 2009, o Oasis of the Seas é uma maravilha arquitetônica com 37 bares e restaurantes, 4,1 mil banheiros, 42 elevadores e 4,5 mil unidades de ar condicionado.
No pátio do centro do navio foi criado o Central Park, uma praça ao ar livre do tamanho de um campo de futebol, com arbustos, plantas e um jardim vertical. Em vez de ser um bloco maciço com um convés por cima, o Oasis é composto por duas alas de apartamentos que também têm vista para os pátios internos.
Com todos os camarotes ocupados, com a lotação completa e passageiros e tripulação, o Oasis comporta 6.300 pessoas, e conta com 16 andares ao longo de 65 metros de altura. Seu peso é de incríveis 220 mil toneladas, quase o dobro do Explorer of the Seas. Trata-se do maior navio cruzeiro de todos os tempos.
Não é exagero dizer que o Titanic caberia dentro do Oasis of the Seas e ainda assim sobraria espaço. No entanto, não foi para isso que ele foi projetado. Carregar outras embarcações é a tarefa de outro super navio.


 Ser grande é bom, mas ser grande e forte é melhor ainda. E neste aspecto, o cargueiro Blue Marlin é imbatível. Com 217 metros de comprimento e pesando 56 mil toneladas, o navio semi submersível ficou famoso ao transportar o "destroyer" "USS Cole"desde o Yemen até aos Estados Unidos em 2000.
Isso é possível porque o Blue Marlin é essencialmente uma série de grandes tanques de água. O navio afunda bombeando água para dentro dos tanques e, quando a outra embarcação está a bordo, ele bombeia para fora uma quantidade suficiente para erguer fora da água o seu próprio peso.
Essa forma particular permite ao Blue Marlin transportar pesos superiores ao da sua própria estrutura e cargas tão volumosas que desafiam as próprias leis da lógica. Em 2004, o poderoso navio transportou a maior plataforma petrolífera do mundo desde a Coreia do Sul até ao Golfo do México.
Durante mais de 15 mil quilômetros, o cargueiro carregou sem problemas a estrutura de 60 mil toneladas de peso, uma carga que batia todos os recordes conhecidos até ao momento. Essa é considerada uma das façanhas mais importantes da história da marinha.
Mas mesmo navios gigantescos e capazes de carregar cargas enormes como o Blue Marlin são minúsculos quando comparados com a maior e mais pesada máquina em movimento do mundo – o super petroleiro.


 O mundo moderno precisa do petróleo para gerar energia, produção, lucro e desenvolvimento. A única maneira de satisfazer nossa necessidade sempre crescente é transportar o petróleo para todos os pontos do globo. Para isso, foram criados os gigantescos super-petroleiros.
O maior entre os maiores é o super-petroleiro Knock Nevis, construído em 1976 e desmontado em janeiro de 2010. Enquanto existiu, foi o maior objeto móvel a já navegar pelos mares. Perto dele, o Titanic seria facilmente confundido com uma canoa de reboque.
Com 458,5 metros de comprimento e 68 metros de altura, o equivalente a um edifício de 23 andares, o Knock Nevis é a maior embarcação de todos os tempos. Poucos portos no planeta suportavam recebê-lo. A descarga do petróleo, normalmente, tinha que ser realizada por navios menores.
O maior navio do mundo também era, consequentemente, o mais pesado. Totalmente carregado, ele pesava 564 mil e 763 toneladas. Viajando na velocidade máxima, o Jahre Viking precisava de, no mínimo, 10 quilômetros para ser parado totalmente.
A capacidade de carga do meganavio colossal era de mais de 4 milhões de barris de petróleo. Fazendo uma comparação, essa quantidade daria para encher o tanque de 10 milhões de carros de passeio, ou o suficiente para que um único automóvel desse a volta ao mundo 200 mil vezes.
Mas por mais colossal que o Knock Nevis fosse, ele ainda é um mero grão de areia comparado com os milhares de milhares de quilômetros de oceanos da Terra. E naufrágios como o do cruzeiro Costa Concordia na costa da Itália em janeiro deste ano servem para nos lembrar que, assim como o Titanic, tamanho e força não é sinônimo de inafundável.
 http://tecnologia.br.msn.com/especiais/conhe%C3%A7a-os-maiores-navios-do-mundo?page=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário