sexta-feira, 25 de maio de 2012

Projeto paraense voltado à economia criativa é aprovado pelo MinC

O resultado foi divulgado pelo Ministério da Cultura nesta terça-feira


BELÉM - O projeto ‘As Voltas do tempo: As reminiscências de um projeto de identidade nacional na cerâmica Artesanal “marajoara” do Icoaraci’ , de Telma Saraiva dos Santos, foi aprovado na primeira fase do Edital de Apoio a Estudos e Pesquisas em Economia Criativa. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Cultura nesta terça-feira (23), no Diário Oficial da União.
O projeto sobre a cerâmica artesanal marajoara é a dissertação de mestrado de Telma Saraiva dos Santos para o Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (UFPa). Também da região Norte do País,  o Ministério  da Cultura aprovou o projeto maranhense ‘Iconografias do Maranhão ‐ Identidade é valor’ de Raquel Gomes Noronha de São Luís.
Os recursos da etapa de habilitação serão julgados pela comissão técnica designada, no prazo de até dez dias úteis após encerramento do prazo hábil para recursos oferecidos aos concorrentes. O documento poderá ser enviado por meio eletrônico,  formulário (Anexo III) ou remetido pelos Correios.
Secretaria da Economia Criativa
A criação da Secretaria da Economia Criativa visa colocar a cultura como eixo do desenvolvimento do país. Apesar de ainda estar em fase de estruturação, a pasta já desenvolve uma série de ações na área. Entre as iniciativas já realizadas estão: o lançamento do seu Plano, o conveniamento com cinco estados (Acre, Pernambuco, Goiás, Minas gerais e Rio Grande do Sul) para a criação dos ‘Criativas Birôs – escritório de apoio a empreendedores criativos’ e o Prêmio da Economia Criativa, com dois editais.
Segundo o “Relatório da Economia Criativa 2010” da Unctad, em 2010, a China era a maior exportadora mundial de bens criativos, com 20,87% do mercado, enquanto o Brasil era o 35º, com 0,30%. “Se somos a sexta maior economia do mundo e temos uma riqueza e diversidade cultural, podemos ter melhores resultados econômicos usando a nossa criatividade”, afirma secretária de Economia Criativa Cláudia Leitão.
 http://www.portalamazonia.com.br/cultura/projeto-paraense-voltado-a-economia-criativa-e-aprovado-pelo-minc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário