A Dra. Ami Shah Nagarajan, de 38 anos, especialista em Medicina
Integrada que vive em Nova York, calcula gastar uns US$ 150 por mês com
produtos da Mustela e California Baby para seus gêmeos de três anos.
"Gasto
mais com produtos para eles do que para mim", ela revela, "mas acho que
vale a pena comprar algo que seja puro".
Embora Ami afirme que já
se preocupava em usar produtos de beleza com o mínimo de química mesmo
antes de ter filhos, outras mães se tornaram mais conscienciosas depois
de dar à luz. Zoe Schaeffer, que tem 35 anos, vive em Los Angeles e tem
um blog, o Macaroon Original, disse que gasta de US$ 150 a US$ 200 por
mês em vários produtos de uma linha natural para os três filhos, que têm
entre três meses e quatro anos.
Zoe se descreve como "viciada em
novidades" e confessa que sua curiosidade em experimentar novos produtos
de beleza se estendeu aos filhos quando ela se tornou mãe.
"Eu
mesma não faço questão de nada natural", ela diz, "mas acho importante
que os dos meus filhos seja puros e não tóxicos porque a pele deles é
muito novinha".
Nos últimos cinco anos, a categoria premium de
produtos para a pele do bebê, que geralmente inclui marcas naturais e
orgânicas, cresceu muito. Segundo a Euromonitor International, empresa
de pesquisa de mercado londrina, as vendas dessa categoria, só nos EUA,
cresceram 68 por cento de 2005 a 2010. Em contraste, as vendas das
linhas infantis comuns subiram apenas 16 por cento no mesmo período.
Na
Diapers.com, uma das maiores lojas virtuais de artigos infantis dos
EUA, a categoria de produtos para a pele cresceu mais de 180 por cento
nos últimos três anos, com a maior parte das vendas vinda de marcas de
artigos naturais, como explica Kwany Lui, porta-voz da empresa. O
campeão de vendas do site é um frasco de 113 gramas de creme de
calêndula da marca California Baby, que custa US$ 21. Mesmo a gigante
dos cosméticos, a Sephora, resolveu apostar no mercado infantil e
começou a vender, em maio de 2010, a Lavanila, uma linha de produtos
naturais exclusivos em 150 de suas lojas. (A empresa também vende uma
marca francesa bastante popular em seu site, a Mustela.)
Outras marcas de luxo incluem Love Me Baby Me, MD Moms, Dr. Robin,
Lalabee Bathworks, Episencial e The Honest Company, que a atriz Jessica
Alba, mãe de dois filhos, ajudou a fundar.
De acordo com a
Euromonitor, a marca infantil mais popular ainda é a Johnson &
Johnson, que lançou uma linha natural de cinco produtos em 2010; o
problema é que a oferta de opções naturais e orgânicas no mercado é
tamanha que é de enlouquecer _ como geralmente também é o caso dos
preços.
Essas linhas usam ingredientes, muitas vezes orgânicos,
como óleo de amêndoas e açafrão, extratos de flores e aloé vera, e não
contêm produtos químicos como parabenos, sulfatos e ftalatos, que muitos
estudos ligaram a uma série de problemas, como irritação da pele.
No
mundo dos produtos para bebês, saúde virou sinônimo de luxo: são
sabonetes, loções e cremes com embalagens atraentes que nunca saem menos
de US$ 10. O custo médio de um item da Mustela _ a linha tradicional
parisiense que, em 2010, mudou suas fórmulas para eliminar os produtos
químicos que preocupavam os pais _ é US$ 12. (Há também uma colônia para
bebês, a Musti Eau de Soin, que custa US$ 29.) A Love Me Baby Me, linha
de Los Angeles que utiliza ingredientes como aloé vera e camomila
orgânica em seus cinco produtos, oferece uma loção por US$ 25,95 e a MD
Moms, também de Los Angeles, oferece um pacote com 72 lenços úmidos de
limpeza com extrato de raiz de gengibre por US$ 12.
O extrato de
noni é o principal ingrediente dos produtos da Lavanila, cujos preços
começam em US$ 15; já para a Noodle and Boo de Campbell, na Califórnia,
dois sabonetes de aveia e óleo de amêndoas saem por US$ 12.
(Honestamente, o serviço de assinatura mensal é mais barato: os clientes
podem escolher cinco dos 14 produtos, que incluem detergente e
sabonete, por US$ 35,95.) Enquanto isso, a Aveeno, que pertence à
Johnson & Johnson, possui a nova linha Organic Harvest, cujos três
produtos são feitos por pelo menos 70 por cento de ingredientes
orgânicos e custam US$ 12 cada.
A California Baby foi a precursora
entre as linhas exclusivas: Jessica Iclisoy foi quem a idealizou há
quase vinte anos, quando estava grávida do primeiro filho e não
conseguia encontrar nem sabonete nem xampu que não tivesse uma
infinidade de produtos químicos. Ela começou vendendo sua linha em
pequenas lojas de produtos naturais e hoje pode ser encontrada em mais
de dez mil estabelecimentos, incluindo Babies "R" Us e Target. Segundo
Jessica, a empresa continua crescendo 40 por cento por ano, oferecendo
um frasco de xampu, por exemplo, por US$ 20.
Usar ingredientes naturais como calêndula sai muito mais caro do que
usar química abrasiva como sulfatos e sulfitos", ela explica.
O
fato é que os bebês consomem certos itens como lenços úmidos e loções
numa rapidez assustadora _ e qual é a mãe que nunca rangeu os dentes
quando viu o filho despejar metade do frasco de xampu na banheira?
Entretanto,
muitos pais afirmam que esses produtos não são luxo, mas sim
necessidade. Amy Shea, 33 anos, vendedora de produtos médicos de Boston,
garante que o xampu da MD Moms, que custa US$ 22, acabou com o tampão
de berço (dermatite seborreica) da filha.
"Mudou a minha vida",
ela afirma. "Não é frescura; são coisas práticas que fazem bem para os
meus filhos."
Só que nem todos os dermatologistas aceitam a ideia:
a Dra. Sheryl D. Clark, professora assistente de Dermatologia da
Faculdade de Medicina Weill Cornell, em Nova York, diz que produtos para
a pele, naturais ou não, podem ser prejudiciais para bebês com menos de
seis meses _ e se a criança apresentar sinais de alergia, é melhor
procurar um médico que identifique o problema do que testar uma bateria
de produtos caros.
"A pessoa acha que, porque está pagando caro, o
produto é bom", ela explica, "mas nem sempre isso é verdade".
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