Viagem virtual
Desde 2011, cerca de 150 pessoas já tiveram uma experiência de voo em um jato regional da Embraer um tanto inusitada.
As viagens simuladas, com duração de até duas horas, acontecem no
Centro de Engenharia de Conforto, na Escola Politécnica (Poli) da USP.
O objetivo do projeto é estudar como melhorar o conforto dentro da aeronave.
As condições consideradas mais agradáveis para o ser humano são
analisadas por meio dos questionários respondidos por voluntários que
participam como passageiros dos ensaios.
A cada experimento, um conjunto diferente de condições no interior do
avião é simulado: ruído, vibração, umidade, temperatura, pressão,
iluminação, além da análise de atividades dos passageiros (ergonomia).
Réplica em tamanho real
"Trata-se de um projeto inovador, com um equipamento único no mundo. Existe apenas um mock-up
[réplica de cabine em tamanho real] semelhante no mundo, no Instituto
Fraunhofer, na Alemanha, construído em 2005", diz o professor Jurandir
Itizo Yanagihara, coordenador da pesquisa.
"O nosso [simulador], por ser mais novo, inclui ainda mais recursos,
que permitem simular as condições reais de voo com maior riqueza de
detalhes, em termos de vibração, ruído, variação de temperatura, sistema
de condicionamento de ar. Aqui conseguimos variar até a temperatura das
paredes, por exemplo," exemplifica o pesquisador.
O projeto é multi-institucional, envolvendo, além da Embraer, a
Universidade Federal de São Carlos e a Universidade Federal de Santa
Catarina.
"Cada grupo de pesquisadores se dedicou inicialmente aos tópicos de
sua especialidade e posteriormente realizamos o estudo integrado nos
ensaios no simulador", diz Yanagihara.
Simulador de avião
O simulador é feito com os mesmos materiais da aeronave real, réplica
do interior dos modelos E-170 e E-190, da família E-Jet da Embraer.
Há bagageiros, saídas de ar individuais, banheiro funcional, e até
uma aeromoça, contratada para participar dos ensaios, que oferece
serviço de bordo.
A fase atual, que inclui estes ensaios, deve ser concluída em agosto
de 2012. Serão estudados novos dispositivos e controles individuais de
microclima, como saídas de ar a partir do banco da frente do passageiro,
algo que ainda não existe nas aeronaves comerciais.
Câmeras monitoram as atividades dos passageiros para alimentar um
banco de dados que auxiliará os pesquisadores e engenheiros da Embraer
no desenvolvimento de espaços e instrumentos mais ergonômicos.
Os interessados em participar dos ensaios, que continuam a ocorrer
durante todo o primeiro semestre de 2012, podem se cadastrar no banco de
voluntários pelo site do projeto
(http://www.lete.poli.usp.br/confortodecabine/inicio.html). Os
participantes devem ser maiores de 18 anos e já terem viajado ao menos
uma vez de avião.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=simulador-cabine-aviao&id=010175120327

Nenhum comentário:
Postar um comentário