sexta-feira, 2 de março de 2012

Brasil, Índia e África do Sul fecham acordo para fabricação de satélites

Os chefes de Estado do Ibas (Índia, Brasil e África do Sul),  


se reuniram nesta quinta-feira em Brasília para determinar a fabricação em conjunto de dois satélites. Ainda não há detalhes sobre o preço e as características dos equipamentos, nem quando serão implementados. No entanto, os três chefes de Estado se disseram animados com a possibilidade da construção dos satélites.

De acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será necessário fabricar dois satélites, um para estudos climáticos e outro para observações da Terra. “Eles beneficiarão os países do Ibas e outras nações amigas, proporcionando mais ações em matéria de agricultura, transporte e telecomunicações. É o projeto símbolo da nova etapa da nossa parceria”, declarou.

A ideia também foi elogiada pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma. “O país está especialmente animado com a proposta de termos os satélites do Ibas. Vemos essa iniciativa como um fator que vai reforçar nossa cooperação em áreas como agricultura, energia, saúde, comércio e transportes”, disse Zuma.

Outros interesses

Além da fabricação dos satélites, foram assinados também acordos trilaterais para ampliar a cooperação em ciência, tecnologia e inovação na área de energia solar. O encontro serviu ainda para intensificar as articulações para a retomada das discussões em torno da Rodada Doha.

Segundo Lula, essa é uma tarefa inadiável dos países em desenvolvimento. “[A retomada da Rodada Doha] nos ajudará a corrigir anomalias existentes no comércio internacional”, afirmou.

Os três presidentes fizeram questão de demonstrar sintonia em temas como a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e sobre necessidade de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.


 http://www.band.com.br/noticias/tecnologia/noticia/?id=10000019227

Nenhum comentário:

Postar um comentário