segunda-feira, 26 de março de 2012

Sistemas da NASA foram atacados no ano passado

A NASA informou que alguns de seus principais computadores ficaram sob o controle de hackers no ano passado.

  Materiais sensíveis foram comprometidos, como senhas de empregados que foram roubadas, arquivos que foram copiados, modificados ou excluídos. Pesquisadores da agência espacial acreditam que endereços IP chineses estão envolvidos no ataque.
Os hackers atacaram avançados sistemas de computadores da NASA em 2011, e conseguiram assumir o controle de alguns computadores chave da agência espacial norte-americana, que agora torna estes fatos públicos.
 O Inspetor Geral da NASA, Paul K Martin , revelou às autoridades americanas, os detalhes sobre ataque da organização. Hackers escolheram “comprometer as contas dos usuários mais privilegiados do JPL (Jet Propulsion Laboratory)”. Este centro desenvolve e administra naves espaciais.

Hackers conseguiram acesso completo

O documento emitido por Martin  revela que hackers conseguiram “acesso completo”, observando também que poderiam ter sido capazes de copiar, modificar ou até mesmo apagar arquivos com informações confidenciais. Segundo o comunicado da NASA à BBC, roubos de senhas e dados também teriam sido possíveis.

Evidências apontam para a China

Quanto aos autores dos atentados, os pesquisadores descobriram algumas evidências apontando para endereços IP da China. Se confirmada esta informação, o evento poderia ser mais um capítulo da guerra cibernética entre o país asiático e os Estados Unidos, de onde partiram outros ataques a Google e Yahoo no início de 2010.
A respeito das informações contidas no documento, a NASA emitiu uma declaração oficial afirmando ter feito um progresso significativo em proteger seus sistemas informatizados.
 http://www.sempretops.com/tecnologia/sistemas-da-nasa-foram-atacados-no-ano-passado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário