quarta-feira, 21 de março de 2012

Alimentos cor de laranja trazem longevidade

Pessoas com altos níveis de alfa-caroteno no sangue


 — o antioxidante encontrado em frutas e vegetais de cor laranja — vivem mais e têm menos risco de morrer de doença cardíaca e câncer do que pessoas com pouca ou nenhuma quantidade de alfa-caroteno nno sangue, de acordo com um estudo divulgado no jornal The New York Times.
A pesquisa americana não prova uma relação de causa e efeito, apenas faz uma associação. Pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças analisaram níveis da substância em amostras de sangue de mais de 15 mil adultos que participaram de um estudo de acompanhamento da terceira Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, de 1988 a 1994. Até 2006, os pesquisadores observaram que 3.810 participantes tinham morrido. Os que tinham maiores níveis de alfa-caroteno tiveram maior probabilidade de terem sobrevivido, mesmo depois que os cientistas controlaram variáveis como idade e tabagismo.
As pessoas com maior concentração do antioxidante no organismo tinha quae 40% menos probabilidade de terem morrido do que as com concentração menor de alfa-caroteno. Já os indivíduos com níveis intermediários da substância tinha probabilidade 27% menos de terem morrido do que aqueles com uma concentração menor. “É impressionante”, disse o epidemiologista Chaoyang Li, principal autor do estudo, que foi publiado na edição online do “Archives of Internal Medicine”, no dia 22 de novembro.
 http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/saude/alimentos-cor-de-laranja-trazem-longevidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário