sábado, 24 de março de 2012

Naturologia, a ciência do bem-viver


O olhar sobre a saúde e a forma de abordá-la,


  vem sofrendo mudanças no mundo inteiro. A procura cada dia maior por práticas complementares de saúde nos apontam para uma quebra de paradigma quando falamos de saúde humana. Este conceito de saúde é definido pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS), como sendo um equilíbrio dinâmico físico, mental e emocional, e esta ainda possui o registro de um número significativo de práticas complementares.
O profissional naturólogo no Brasil tem sua formação em um curso de graduação realizado em duas universidades: Anhembi Morumbi - SP e Unisul - SC. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de prevenção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida. Em 23 de março comemora-se o Dia do Naturólogo.
Durante a formação, com duração de 4 anos e 6 meses, o naturólogo cursa disciplinas que abrangem o conhecimento científico sobre o corpo humano, que lhe dão uma base sólida para aplicar técnicas baseadas na Antroposofia, Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Indiana/Ayurveda e nas Terapias vibracionais e Ocidentais.

Abordagem integral da saúde

O diferencial desse novo profissional é a retomada de uma abordagem integral de saúde com ênfase na humanização dos atendimentos que consiste em uma escuta acolhedora e respeitosa para formação e fortalecimento do vínculo terapêutico. Entre as práticas utilizadas pelos Naturólogos estão a Fitoterapia, Iridologia, Terapia floral, Auriculoterapia, Aromaterapia, Massoterapia, Reflexologia, Geoterapia, Cromoterapia, Watsu, e muitas outras.

Algumas formas de atuação do naturólogo

  • Atendimentos individuais, avaliando junto ao interagente suas necessidades e estabelecendo um plano de tratamento. A primeira avaliação tem duração média de 1h30min, e o naturólogo irá levantar dados gerais de saúde do interagente(cliente) desde aspectos físicos, emocionais, e sociais. Após isto é feita uma foto da íris para no retorno ser dada a avaliação física (iridologia alemã) e comportamental (Método Rayid), além do início de seu processo terapêutico e plano de tratamento. Esta abordagem individual poderá ter variações dependendo da especialização do naturólogo e linha terapêutica utilizada.
  • Programas de qualidade de vida para empresas.
  • Palestras e eventos de saúde, com temas ligados a naturologia, saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Quem pode se beneficiar com a naturologia?

Crianças, jovens, adultos e idosos que:
  • Sentem-se bem e gostariam de introduzir novos hábitos de vida.
  • Sentem-se bem, mas gostariam de recuperar a tranquilidade, vitalidade e equilíbrio.
  • Buscam autoconhecimento.
  • Estão em tratamento e desejam minimizar sintomas e adquirir equilíbrio integral.
  • Querem se beneficiar de tratamentos complementares e naturais de saúde buscando a causa da alteração de saúde e não somente sintomas.
 http://www.personare.com.br/revista/saude-e-beleza/materia/2220/naturologia-a-ciencia-do-bem-viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário