domingo, 25 de março de 2012

Morgan Plus E, um esportivo clássico, elétrico

Um esportivo elétrico com caixa manual de cinco velocidades foi projetado pela Morgan. Mostrado como conceito para testar a reação do mercado, o novo roadster poderá ser fabricado em série se houver demanda o suficiente.
 “Nós queríamos ver o quão divertido pode ser um esportivo elétrico, então criamos um para descobrir.” Explicou Steve Morris, diretor de opeações da marca inglesa. “O Plus E combina o viasual tradicional da marca com alta tecnologia de construção e um motor que libera torque instantâneamente em qualquer velocidade. Com o câmbio manual para aumentar tanto a esportividade quanto o envolvimento do motorista, o carro será uma maravilha de ser guiado” completou.

O Plus E é baseado numa versão especial do chassi em alumínio de baixo peso da Morgan. A potência é entregue por um motor derivado do Zytek de 70 kW (95,3 cv), que já foi utilizado por montadoras nos EUA.
Localizado no túnel da transmissão, o motor movimenta as rodas traseiras por meio de uma caixa de câmbio convencional. A embreagem foi mantida, mas, como o motor libera torque desde a inércia, o motorista pode escolher em deixar o câmbio engatado quando o carro estiver parado, podendo assim, ser manuseado de forma similar à um automático.

“Uma transmissão de várias marchas permite que o motor opere por mais tempo em sua condição ideal, quando utiliza a energia mais eficientemente, principalmente em altas velocidades. Isso também nos permite oferecer menor tempo de resposta em acelerações rápidas, o que fará o carro mais divertido para motoristas que dirigem rápido” – Neil Heslington, diretor automotivo da Zytek.

Serão entregues dois modelos, um com a caixa manual e baterias de lítio-íon,que será usado para estudos preeliminares, enquanto o segundo será mais próximo de um possível modelo de produção, com tecnologia alternativa de bateria e a possibilidade de uma transmissão seqüencial.
O modelo está sendo mostrado no Salão de Genebra.
 http://motor4.com.br/motor4/?tag=eletrico

Nenhum comentário:

Postar um comentário