quinta-feira, 29 de março de 2012

Frango assado na cerveja

A receita do livro Cozinha para Homens - "Como Conquistar as Mulheres pelo Estômago" é um prato prático, saboroso e barato.

O frango com cerveja é um prato prático, saboroso e barato. É muito fácil de fazer. E agrada. Tem um inconveniente, quando começa a assar, um cheiro apetitoso se exala pelo ar e se espalha pela redondeza, igual aquele desenho animado. Você vai aguçar o apetite das vizinhas...A receita do chefe de cozinha Itagyba de Oliveira serve 4 pessoas e o tempo médio de preparo é de 1 hora para limpar e marinar, e 1 hora para assar. O custo do prato é de R$ 20.
FRANGO ASSADO NA CERVEJA
Ingredientes:
  • 6 coxas de tamanho médias e uniformes
  • 6 sobre coxas de tamanho médias e uniformes
  • 5 dentes de alho socados
  • 2 cebolas médias picadinhas
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto.
  • 1 garrafa ou latinha de cerveja sem gelo (300 a 350ml)
Modo de preparo:
Dica: Quando comprar as coxas e sobre coxas, cuide para que sejam de tamanhos uniformes. Se você for trabalhar com peças de tamanhos muito diferentes, vai atrapalhar na hora de assar.
Vamos preparar o frango. Primeiro elimine o excesso de gordura e de pele. Lave bem. Enquanto escorre, misture o sal com o alho bem picadinho ou passado no espremedor de alho e a com pimenta do reino. Se tiver um socador de alho é bem melhor, soque até obter uma pasta. Fica muito cheiroso. Depois, vá passando esse tempero em cada pedaço do frango e vá ajeitando na vasilha. Junte a cebola batidinha e misture bem. Deixe descansar por meia hora para pegar tempero. Passado esse tempo, abra a cerveja e derrame por cima. Deixe marinar por mais meia hora.
Para assar:
Numa forma refratária ou de alumínio, monte as peças do frango, uma ao lado da outra, cuidando para que as sobre coxas fiquem com a parte da pele fique virada para cima. Despeje e espalhe o tempero que ficou na vasilha por cima das peças de frango e leve ao forno pré-aquecido para assar. Depois de uma meia hora assando, abra o forno e regue com o caldo peça por peça. Utilize uma colher de cabo grande e proteja a mão com a luva térmica.
Dicas:
Como o frango e o molho estão frios, se for assim para o forno, vai demorar a começar a assar. Para abreviar o processo e economizar tempo, sugiro que aqueça a forma já montada com o frango nas bocas do fogão, colocando-a sobre uma ou duas bocas acesas. Assim, a assadeira aquecerá rapidamente e irá para o forno bem quente, acelerando o processo de assar e o cozimento. Se o número de pessoas for maior, você pode fazer três pedaços para cada convidado. Serve muito bem. Acompanhamento: arroz branco e salada.
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/receitas/artigo.aspx?cp-documentid=32872067

Nenhum comentário:

Postar um comentário