segunda-feira, 26 de março de 2012

Acompanhe AO VIVO a queda do satélite da NASA | ATUALIZADO

Acompanhe ao vivo o rastreamento da posição do satélite UARS da NASA que deve cair na Terra entre a noite de sexta e a madrugada de sábado.

 
 Como já publicamos aqui no Sempre Tops, o satélite UARS da NASA irá reentrar na atmosfera terrestre em algumas horas. Há uma janela temporal que estimava sua queda entre quinta (22) e sábado (24), mas cálculos recentes apontam para uma probabilidade maior de que a reentrada ocorra entre a noite de sexta e a madrugada de sábado.
O UARS é um satélite com 20 anos de idade e do tamanho de um ônibus que foi desativado após seu combustível acabar. Um pouco antes, a NASA usou o combustível renascente para deslocá-lo pra uma órbita baixa, onde lentamente perderia altitude até cair.
De acordo com a agência espacial norte-americana, somente 26 pedaços do satélite poderiam sobreviver. A reentrada poderá ser observada no estado do Ceará.
Caso tenha curiosidade, o UARS está sendo rastreado continuamente e pode ser visto na imagem ao vivo logo abaixo. As atualizações demoram um pouco, então é só esperar pra ver a imagem mudando.

Notícias atualizadas sobre o satélite UARS

O satélite UARS se desmantelou durante a entrada na atmosfera superior e caiu na Terra entre 00:23hs e 02:09hs de sábado (24).
O centro de operações na Base Aérea de Vanderberg, na Califórnia, relata que o satlélite entrou na atmosfera sobre o Oceano Pacífico Norte, ao largo da costa oeste norte-americana.
O tempo preciso de reentrada e a localização precisa de eventuais impactos ainda não foi determinada e a NASA fará ainda hoje, sábado, uma conferência de imprensa onde mais detalhes serão informados.
A reentrada foi monitorada por diversos sistemas de rastreamento, muito dos quais não apontaram a queda do satélite e continuaram a mostrá-lo em órbita após sua queda. Isto ocorre porque estes sistemas são projetados para reproduzir a órbita através de cálculos matemáticos e não pela observação real, via telescópio ou GPS da posição do satélite.
 http://www.sempretops.com/interessante/acompanhe-ao-vivo-a-queda-do-satelite-da-nasa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário