sábado, 10 de março de 2012

36 horas em Bruges, Bélgica



Sábado, 9h00
De mercado em mercado
Comece o dia como os moradores da cidade: na feira que acontece na praça 't Zand. Evite os vendedores de bugigangas e vá direto para a parte dos queijos, arenque defumado e pães de nozes e passas assados na hora; compre um saquinho de mini boterwafels frescos (waffles de manteiga, 3,50 euros) da barraquinha Hauwerstraat e vá comendo enquanto caminha até a feira Beursplein.
10h00
Primitivos potentes
A essa hora da manhã os museus ainda estão vazios _ então aproveite para admirar as pinturas dos chamados Primitivos Flamencos, um grupo de artistas influentes que surgiu na cidade no século XV. Comece pelo Museu Memling in Sint-Jan Hospitaal (Mariastraat 38; 32-50-44-87-71; museabrugge.be), onde seis trabalhos de Hans Memling enfeitam a capela; depois, atravesse o canal e vá para o Museu Groeninge (Dijver 12; 32-50-44-87-51; museabrugge.be), que reabriu em 2011 depois de passar por uma grande reforma. Só de poder admirar o realismo impressionante de "Madonna With Canon Joris van der Paele", de Jan van Eyck, ao vivo e em cores, já vale o preço do ingresso (8 euros).
13h00
Almoço com quem conhece
Evite os restaurantes da Cidade Velha, onde os preços e a qualidade refletem a aposta nos turistas e não nos clientes regulares. Melhor ir ao Tete Pressee (Koningin Astridlaan 100; 32-470-21-26-27; tetepresse.be), um lugarzinho estiloso que só serve almoço (com uma delicatessen ao lado para quem quiser levar a refeição para casa) que abriu em 2009 no bairro residencial de Sint-Michiels. Uma prova que o restaurante é só para os moradores: o cardápio é todo em holandês. Sente-se ao longo balcão de frente para a cozinha aberta porque assim o chef Pieter Lonneville terá o maior prazer em traduzi-lo para você _ mas, sério, não dá para errar com nada que está incluído no cardápio de três pratos a preço fixo (33 euros). Quando estive lá, comi um cozido de faisão com endívias e abobrinha grelhada e uma porção de clafoutis de pera quente com figos frescos.
17h00
Moda flamenca
Os fashionistas de plantão que não puderem ir a Antuérpia, capital da moda de vanguarda da Bélgica, vão ficar maravilhados ao descobrir a boutique L'Héroïne (Noordzandstraat 32; 32-50-33-56-57; heroine.be). Essa loja discreta oferece uma coleção incrível de peças criadas pelos estilistas mais arrojados do país, desde grifes tradicionais como Dries Van Noten e Ann Demeulemeester a revelações como Christian Wijnants. As araras estão lotadas de vestidos de seda estampados, jaquetas assimétricas, capas de lã e cachecóis grossos, peças transadas, bonitas, sem um logotipo à vista.



 http://nytsyn.br.msn.com/viagem/36-horas-em-bruges-b%C3%A9lgica?page=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário