Super-embarcações fazem Titanic parecer barquinho de papel
Há 100 anos, na noite de 14 de abril de 1912, o maior navio em
atividade em todo o mundo afundou ao norte do oceano Atlântico matando
1503 pessoas.
A tragédia causou um grande impacto na
sociedade da época e abalou a confiança que as pessoas tinham na
tecnologia. Dizia-se que o transatlântico era inafundável.
Mas
ao contrario do que muitos poderiam esperar, o naufrágio do Titanic não
serviu como um divisor de águas e a insaciável fome da humanidade pelo
tamanho e pelo poder continuou crescendo.
Hoje, os navios
são ainda maiores e mais poderosos, transportando milhares de pessoas e
mercadorias ao redor do mundo e, em alguns casos, carregando até outros
navios.
Conheça a seguir essas embarcações gigantescas e
colossais que demonstram a capacidade do homem de sobrepujar os
elementos e fazem do Titanic um mero barquinho de papel.
Milhares de navios já afundaram no mar. Mas, atualmente, os grandes
navios de linha oceânicos são muito mais seguros. O Titanic foi um
exemplo de tamanho e luxo, mas os cruzeiros que hoje navegam pelos mares
superam em muito os números do navio cujo naufrágio não era uma
hipótese.
Entre os mais luxuosos transatlânticos está o
Explorer of the Seas, com capacidade para 5.040 passageiros, contra os
2.207 do Titanic. O transatlântico pertencente a Royal Caribbean
International custou US$ 600 milhões e levou três anos para ser
construído. É a última palavra em viagem de luxo.
Da proa a
pompa são 310 metros de comprimento, o que supera a extensão somada de
três campos de futebol. Para efeito de comparação, o Titanic tinha 269
metros de comprimento. No peso, o Explorer of the Seas também é
monstruoso: são 138 mil toneladas, contra “apenas” 46 mil e 328
toneladas do Titanic.
Mas mesmo com números tão grandiosos e
imponentes, ainda existe um navio de cruzeiro que faz o Explorer of the
Seas parecer pequeno. Trata-se do maior navio cruzeiro jamais
construído.
O nome reflete bem o que é este transatlântico da Royal Caribbean
International, um oásis sobre os mares. Lançado em 2009, o Oasis of the
Seas é uma maravilha arquitetônica com 37 bares e restaurantes, 4,1 mil
banheiros, 42 elevadores e 4,5 mil unidades de ar condicionado.
No
pátio do centro do navio foi criado o Central Park, uma praça ao ar
livre do tamanho de um campo de futebol, com arbustos, plantas e um
jardim vertical. Em vez de ser um bloco maciço com um convés por cima, o
Oasis é composto por duas alas de apartamentos que também têm vista
para os pátios internos.
Com todos os camarotes ocupados,
com a lotação completa e passageiros e tripulação, o Oasis comporta
6.300 pessoas, e conta com 16 andares ao longo de 65 metros de altura.
Seu peso é de incríveis 220 mil toneladas, quase o dobro do Explorer of
the Seas. Trata-se do maior navio cruzeiro de todos os tempos.
Não
é exagero dizer que o Titanic caberia dentro do Oasis of the Seas e
ainda assim sobraria espaço. No entanto, não foi para isso que ele foi
projetado. Carregar outras embarcações é a tarefa de outro super navio.
Ser grande é bom, mas ser grande e forte é melhor ainda. E neste
aspecto, o cargueiro Blue Marlin é imbatível. Com 217 metros de
comprimento e pesando 56 mil toneladas, o navio semi submersível ficou
famoso ao transportar o "destroyer" "USS Cole"desde o Yemen até aos
Estados Unidos em 2000.
Isso é possível porque o Blue
Marlin é essencialmente uma série de grandes tanques de água. O navio
afunda bombeando água para dentro dos tanques e, quando a outra
embarcação está a bordo, ele bombeia para fora uma quantidade suficiente
para erguer fora da água o seu próprio peso.
Essa forma
particular permite ao Blue Marlin transportar pesos superiores ao da sua
própria estrutura e cargas tão volumosas que desafiam as próprias leis
da lógica. Em 2004, o poderoso navio transportou a maior plataforma
petrolífera do mundo desde a Coreia do Sul até ao Golfo do México.
Durante
mais de 15 mil quilômetros, o cargueiro carregou sem problemas a
estrutura de 60 mil toneladas de peso, uma carga que batia todos os
recordes conhecidos até ao momento. Essa é considerada uma das façanhas
mais importantes da história da marinha.
Mas mesmo navios
gigantescos e capazes de carregar cargas enormes como o Blue Marlin são
minúsculos quando comparados com a maior e mais pesada máquina em
movimento do mundo – o super petroleiro.
O mundo moderno precisa do petróleo para gerar energia, produção,
lucro e desenvolvimento. A única maneira de satisfazer nossa necessidade
sempre crescente é transportar o petróleo para todos os pontos do
globo. Para isso, foram criados os gigantescos super-petroleiros.
O
maior entre os maiores é o super-petroleiro Knock Nevis, construído em
1976 e desmontado em janeiro de 2010. Enquanto existiu, foi o maior
objeto móvel a já navegar pelos mares. Perto dele, o Titanic seria
facilmente confundido com uma canoa de reboque.
Com 458,5
metros de comprimento e 68 metros de altura, o equivalente a um edifício
de 23 andares, o Knock Nevis é a maior embarcação de todos os tempos.
Poucos portos no planeta suportavam recebê-lo. A descarga do petróleo,
normalmente, tinha que ser realizada por navios menores.
O
maior navio do mundo também era, consequentemente, o mais pesado.
Totalmente carregado, ele pesava 564 mil e 763 toneladas. Viajando na
velocidade máxima, o Jahre Viking precisava de, no mínimo, 10
quilômetros para ser parado totalmente.
A capacidade de
carga do meganavio colossal era de mais de 4 milhões de barris de
petróleo. Fazendo uma comparação, essa quantidade daria para encher o
tanque de 10 milhões de carros de passeio, ou o suficiente para que um
único automóvel desse a volta ao mundo 200 mil vezes.
Mas
por mais colossal que o Knock Nevis fosse, ele ainda é um mero grão de
areia comparado com os milhares de milhares de quilômetros de oceanos da
Terra. E naufrágios como o do cruzeiro Costa Concordia na costa da
Itália em janeiro deste ano servem para nos lembrar que, assim como o
Titanic, tamanho e força não é sinônimo de inafundável.
http://tecnologia.br.msn.com/especiais/conhe%C3%A7a-os-maiores-navios-do-mundo?page=5
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