Motos
Brammo Empulse: esportividade sem ruído
Naked
norte-americana elétrica foi lançada oficialmente esta semana, tem
motor com refrigeração líquida que promete 54 cv e 160 km/h de
velocidade final
Se quando você pensa em motos elétricas o que vem à mente são os
carrinhos de golf ou aqueles que carregam as macas nos campos de
futebol, reveja seus conceitos. Apresentada no Salão de Milão em 2010, a
Brammo Empulse é uma naked cuja missão é mostrar que motocicletas
elétricas podem sim ser sinônimo de esportividade mesmo sem o ronco do
motor.
Prevista para chegar ao mercado no ano passado, o modelo ficou na gaveta
até agora. Mais precisamente até esta semana, quando as versões de
produção da Empulse e da Empulse R foram oficialmente lançadas no último
dia 08 de maio em Los Angeles.
Entretanto, o tempo na geladeira serviu para amadurecer o projeto e
rendeu algumas alterações sutis. A rabeta, por exemplo, perdeu as
tomadas de ar do conceito e passou a ser composta exclusivamente pelo
banco e alças da garupa. O paralama traseiro deixou de lado as linhas
sofisticadas da versão anterior e adotou um formato mais convencional.
A ergonomia também mudou em relação à moto apresentada em Milão há quase
dois anos. Enquanto a primeira versão trazia guidão curto e curvado
para baixo, semelhante ao das cafe-racers, que foram trocados no produto
final para uma barra um pouco mais alta e confortável, condizente com
outros modelos do segmento.
Igual, mas diferente
Em uma primeira olhada, a naked elétrica consegue enganar. É preciso
observar com um pouco mais de atenção para perceber que a estrutura que
está abaixo do falso tanque de gasolina não é o motor, mas sim, o
complexo de baterias de Íon-Lítio que a alimentam. Com capacidade para
10,2 kWh, a moto tem autonomia para rodar quase 200 quilômetros dentro
do perímetro urbano ou 90 na estrada em velocidade máxima. Mas depois
disso serão necessárias oito horas até que esteja totalmente carregada.
A linha Empulse está equipada com um motor de corrente alternada (AC) de
Magneto Permanente, cujo grande trunfo em relação às outras
motocicletas elétricas é a refrigeração líquida e o câmbio de seis
marchas. O propulsor de 40kW produz potência máxima equivalente a 54 cv a
8.200 rpm e torque máximo de 6,4 kgf.m e, pelo que afirma a fabricante,
é capaz de atingir 160 km/h de velocidade final.
Para ficar ainda mais parecida com uma moto convencional, a Empulse
conta ainda com dois sistemas de mapeamento do motor. O modo normal, que
limita a aceleração para otimizar a autonomia da bateria e o modo
sport, que deixa de lado esta preocupação e permite que o piloto extraia
toda a potência do propulsor silencioso.
Corpo italiano
Embora a Brammo seja sediada no Estado norte-americano do Oregon, o
chassi das duas versões da Empulse é feito na Itália. Assim como o
subquadro e a balança, que conta com ajuste a gás na suspensão. Já o
garfo dianteiro traz suspensão invertida “upside-down” como qualquer
moto esportiva que se preze. Todo o conjunto pesa 200 kg a seco.
Mesmo não apresentando altos níveis de potência, a naked conta com
freios de respeito. São dois discos flutuantes de 310 mm de diâmetro e
pinças radiais de quatro pistões na roda dianteira, enquanto a traseira
está equipada com disco único e pinça de pistão duplo. Ambas as pinças
são feitas pela Brembo.
Além da chancela grife italiana, os freios são regenerativos. Isto é,
parte da força cinética da frenagem é acumulada e revertida para a
bateria, o que melhora a autonomia da moto. O sistema, também utilizado
nos carros elétricos, já foi, inclusive, instalado nos carros de Fórmula
1 durante a temporada 2010, quando ficou conhecido pelo nome KERS
(Kinetic Energy Recovery System).
Não tão “R” assim
Quando foi anunciada que a Empulse teria uma versão “R” na nomenclatura,
imaginou-se que seriam duas motos completamente diferentes. O palpite
mais arriscado foi que a moto seria uma réplica da Empulse RR,
superesportiva com carenagem integral que já competiu no TTXGP,
competição exclusiva para motocicletas elétricas paralela ao Tourist
Trophy da Ilha de Man.
Todavia, a realidade não poderia ser mais distante. As duas motos
partilham as mesmas especificações técnicas e diferem apenas na
suspensão, que na versão R são totalmente ajustáveis e têm bengalas
pintadas na cor dourada. O preço também é diferente. A Empulse já está
em pré-venda nos EUA pelo preço sugerido de US$ 16.995, enquanto a
Empulse R pode ser encomendada por US$ 18.995.
Com preço relativamente superior do que as outras motos de mesmo
segmento – para se ter uma idéia a Honda CB 1000R parte de US$ 11.760 – a
Brammo pensa a longo prazo. Para a marca, o custo elevado da linha
Empulse será revertido para o proprietário na bomba de gasolina, ou
melhor dizendo, ao não passar por ela. Mas, será esse o futuro do
motociclismo?
http://revista.webmotors.com.br/motos/brammo-empulse-/1333465861526
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