quinta-feira, 10 de maio de 2012

7 dicas para você entrar no mercado de trabalho

Se você quer ingressar no mercado de trabalho, algumas ações podem ser fundamentais para o sucesso antes, durante e depois do ingresso na carreira profissional.


O mercado de trabalho torna-se cada vez mais competitivo e ter um bom currículo é fundamental, mas não basta apenas um diploma técnico ou universitário: aptidões comportamentais e técnicas são importantes para facilitar o relacionamento entre as pessoas e propiciar uma comunicação objetiva e transparente na empresa.
Estudos recentes revelam que posições executivas são ocupadas por pessoas que transitam com maior naturalidade nestas competências e facilitem a convivência que funcionará como mola propulsora da busca de resultados. Dessa forma, como ingressar no mercado cada vez mais competitivo e exigente?
Algumas ações podem ser fundamentais para o sucesso antes, durante e depois do ingresso na tão sonhada carreira profissional. Uma dica é procurar empresas que se aproximem do seu perfil e valores. Para Elaine Lombardi, psicóloga e consultora da M&S, consultoria especializada em desenvolvimento humano, haverá situações de entrevista ou em outros momentos de interação profissional que você deverá responder as clássicas perguntas "fale-me a seu respeito", "conte-me sobre você", "fale da sua vida" ou "diga quem é você".
"Saber fazê-lo de maneira concisa e representativa requer reflexão, escolha e ensaio. Suas competências, seu modo de ser, suas experiências e suas aspirações, tudo deve ser passado de forma clara e articulada e, sobretudo, convincente, onde o importante é dar uma visão geral de sua experiência e expectativas de evolução profissional”, explica a especialista.

 7 dicas para você entrar no mercado de trabalho
Se você quer ingressar no mercado de trabalho, algumas atitudes podem ser fundamentais para o sucesso antes, durante e depois de engrenar na tão sonhada carreira profissional. Veja as dicas a seguir da psicóloga e consultora da M&S, Elaine Lombardi.


 Prepare, antes, sua autoapresentação
Em situações de entrevista podem ocorrer situações em que você deverá responder as clássicas perguntas 'fale-me a seu respeito', 'conte-me sobre você', 'fale da sua vida' ou 'diga quem é você'. Uma vez que responder de maneira concisa e representativa sobre você exige reflexão, escolha e ensaie bem suas palavras.
Suas competências, seu modo de ser, suas experiências e aspirações, tudo deve ser passado de forma clara e articulada e, sobretudo, sendo convincente. O importante é dar uma visão geral de sua experiência e expectativas de evolução profissional.



Valorize seu 'passe' na entrevista
Faça a diferença ao causar uma ótima impressão durante a entrevista. Assim você valoriza seu 'passe'. Além de apresentar um bom currículo, faça também a diferença na sua apresentação na maneira como destaca as suas áreas de interesse que, claro, interessam também para a empresa.



Cuide de sua imagem
Ao se apresentarnuma entrevista pessoal você deve cuidar de sua imagem que incluem cabelo, unhas, maquiagem, uma vestimenta formal e cores neutras. Lembre-se que uma imagem descuidada pode causar uma impressão negativa e o emprego dos sonhos vai para o beleléu.



Informe-se bem sobre a empresa
Informe-se antecipadamente sobre a empresa. Visite o site, busque informações em revistas de negócios e até especializadas no segmento. Assim, você demonstra interesse e algum conhecimento no momento da entrevista.



Encontre empresas que apostem na formação dos funcionários
Pesquise e procure confirmar se a empresa investe no desenvolvimento de seus profissionais e atua no fortalecimento das competências pessoais e profissionais. Valorize este aspecto da empresa durante a entrevista citando este como um dos motivos de você estar ali.




Outras experiências podem valorizar seu currículo
As empresas valorizam os candidatos que apresentam experiências sociais ou profissionais complementares à formação acadêmica. Os trabalhos de voluntariado e estágios são exemplos de experiências bem valorizadas, uma vez que demonstram interesse e desenvolvimento de competências importantes para o futuro profissional.



Apresente-se como peça fundamental
Use e abuse de suas competências técnicas e comportamentais e, além disso, apresente-se como uma facilitadora e peça fundamental na solução de problemas para a empresa.
 http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/carreira/fotos.aspx?cp-documentid=33668623#image=9



Nenhum comentário:

Postar um comentário