quinta-feira, 10 de maio de 2012

Meio branco, meio integral

 "Uma boa alternativa para o dia a dia é fazer um mix: o arroz não precisa ser integralmente integral, misture com grãos do arroz branco! Veja também uma receita de estrogonofe saudável". 


Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. O caminho do meio me parece sempre o mais seguro, confortável e saboroso. E por que não: saudável? A resistência referente ao consumo de alimentos considerados saudáveis é muito grande dentre os brasileiros de todas as classes sociais. Arroz e massas integrais, alimentos com baixo teor de gordura e com menos sal geralmente ganham uma boa torcida de nariz antes mesmo de abrirmos a boca.
Uma boa alternativa para o dia a dia é fazer um mix contínuo em nosso cardápio. Por exemplo: o arroz não precisa ser integralmente integral. Misture os grãos dos dois tipos de arroz e já é possível ter um ganho de fibras em sua alimentação. O mesmo pode ser feito com pães fazendo um sanduíche com um tipo de pão em cada banda. Aqueles enormes sanduíches frios levam pães de forma coloridos e os nossos levam um camada de cada tipo: pão branco, pão integral e assim por diante.
Uma receita de massa de panqueca pode ser feita com duas xícaras de farinha de trigo branca e outra de farinha integral. Três ovos e três xícaras de leite desnatado batidos no liquidificador e voilà, tens uma massa prontinha para ir para a frigideira. Desta forma o sabor acentuado da farinha escura não sobressai ao da farinha clara e acaba por se apresentar mais saudável. O mesmo pode ser repetido nas massas de tortas e querendo algo diferente substitua meia xícara de farinha branca por uma inteira de gérmen (oi, fibra!) de trigo.
O leite utilizado em receitas pode ser de soja sem nem ser percebido. Ele pode fazer parte do molho do estrogonofe assim como o creme de leite da mesma natureza. Optar por produtos menos corriqueiros em nosso cardápio não quer dizer o fim de nossos pratos prediletos.

Ingredientes:
  • 400 g de filezinhos de alcatra
  • 100 g de margarina light
  • Meia cebola pequena picadinha
  • 6 colheres de sopa de molho inglês
  • 4 colheres de sopa de catchup
  • 1 sachê de caldo de legumes sem gordura
  • 2 copos de leite de soja quentes
  • Meia caixinha de creme de leite de soja
  • 1 colher de amido de milho
Refogue a cebola na margarina light e em seguida frite a carne até que a mesma fique dourada. Adicione o molho inglês, o catchup e o caldo de legumes. Misture tudo e junte o leite quente. Deixe ferver. Adicione o amido de milho previamente dissolvido e engrosse o caldo formado na panela. Acrescente o creme de leite de soja e corrija o sal.
Dica: Faça um arroz mix integral e cozinhe batatas com açafrão e sal para acompanharem seu prato principal.
 estilo.br.msn.com/tempodemulher/colunistas/meio-branco-meio-integral?page=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário