Kawasaki Concours 14
A moto prova que uma touring pode viajar bem rápido
Há dez anos, um alemão praticamente completou a volta ao mundo com uma
Yamaha YZF R1. Ele era tão maluco que, além de ter escolhido uma
superesportiva para enfrentar estradas de terra e deserto, ainda
realizou a façanha de macacão de couro e instalou um enorme baú na
traseira para levar tudo de que iria necessitar. Levava de pneus
reservas a caixa de ferramentas, com a posição de pilotagem a mais
inapropriada possível. Porém, quando lhe perguntaram o porquê de ter
escolhido uma superesportiva, ele respondeu com a lógica dos puros:
"Porque queria ir rápido".
Ainda não existia a Kawasaki Concours
14. Essa estradeira de longo curso está longe de ser apenas uma ZX-14
com bolsas e para-brisa elevado. É uma moto diferente, projetada desde a
prancheta para longas viagens, com extreme conforto e potência
suficiente para acompanhar qualquer superesportiva na estrada. Uma
verdadeira GT. Na Europa, ela é batizada de GTR 1400. Sim, ela faz jus à
sigla GTR que a marca não adota no Brasil. Mais que isso, ela explica
as três letrinhas (Gran Turismo Racing) com seu desempenho.
Equipada
com um motorzão de quarto cilindros em linha de 1352 cc, DOHC, 16
válvulas, capaz de render 155 cv a 8800 rpm de potência e 14,1 mkgf a
6200 rpm de torque, a Concours 14 não apenas se difere da ZX-14 por
oferecer melhores respostas em baixos e médios giros, mas também pela
escolha de eixo cardã na transmissão final. A melhor resposta em baixa é
mérito da adoção de um sistema de comando de válvulas variável,
semelhante ao VVT do Toyota Corolla, que segundo a Kawasaki melhora a
resposta do acelerador em médios giros e também a economia.
Com o
confortável banco a 81,5 cm de altura, pedaleiras pouco recuadas e
extensos prolongadores de guidão, a Concours permite que o piloto
mantenha as costas firmemente eretas e os braços completamente
relaxados. É muito mais confortável que a recémtestada Ninja 1000, uma
sport touring derivada da Z1000. Não falta espuma no banco para permitir
a um ossudo motociclista encarar centenas de quilômetros sem dores no
traseiro.
A Concours 14 conta com para-brisa regulável
eletricamente e boa capacidade de carga em duas bolsas rígidas laterais
de 35 litros de volume cada uma.
Luxo extra
Como
esse é o segmento das motos mais sofisticadas e caras do mercado, e a
concorrência capricha para valer, a Kawasaki não economizou em
electronica embarcada nem em acessórios de conforto e praticidade. A
Concours 14 traz manoplas aquecidas e computador de bordo completo, que
indica até a pressão dos pneus. Também está equipada com controle de
tração e modern sistema de freios ABS, capaz de equilibrar as forças
aplicadas no manete e no pedal. Há ainda a opção de escolher entre dois
mapas de injeção que, em vez de serem usados para otimizar a
performance, têm como ideia economizar combustível em cruzeiro por
longos trechos. A indicação ECO no painel informa a condição de maior
economia, desde que o piloto não ultrapasse os 6000 giros ou os mais que
satisfatórios 160 km/h. O sistema pode ser desligado ou acionado por
meio de botões no punho esquerdo.
Navegando
Uma
moto com tanta tecnologia não poderia ter uma simples chave de contato.
A Concours 14 possui uma grande chave fixa ao miolo, muito parecida com
botões de fogão. Ela não precisa sair dali, pois a moto somente dá a
partida quando um chaveiro equipado com sensor de presença está perto da
moto. Sem o sensor perto da moto, nada funciona na Concours 14. Mas
ela pode sim ser removida, inclusive para abrir o bocal de
abastecimento, se a chave com o sensor estiver lá dentro da mochila, por
exemplo.
O motor é silencioso e o câmbio, suave. Ela parece
justa e compacta para a pilotagem, apesar de seus portentosos 304 kg. É
leve aos comandos de pilotagem e mesmo nas frenagens.
Na cidade,
há que se tomar muito cuidado com as malas laterais, pois elas são altas
e largas, quase na mesma altura dos espelhos dos carros.
É na
estrada que a Concours revela sua real proposta. A enorme ponteira de
escape cumpre bem o papel de abafar ruídos. Em velocidade constante, não
se ouve ruído algum, apenas o som do vento no capacete. Com a bolha
totalmente abaixada, o peito já fica completamente protegido, mas com a
bolha levantada, a situação melhora ainda mais. A diferença é tanta que o
consumo instantâneo (apontado pelo computador de bordo) ganha mais de 2
km/l quando a bolha está levantada.
A 140 km/h em sexta marcha, a
Concours 14 navega a apenas 4 000 rpm e o eficiente e comprovado
marcador de consumo no painel indica 17 km/l. Mas a situação muda
rapidamente em caso de ultrapassagem ou súbitas esticadas. Em meio a uma
arrancada mais ligeira, saindo de um pedágio, ela chegou a indicar 6
km/l. O tanque tem capacidade para 22 litros e o marcador digital é
ótimo: percorrer 300 km com um tanque é fácil se a tocada for sem
pressa.
Quer ir rápido? Passe cola nas mãos, pois a Concours 14 é
capaz de ultrapassar os 200 km/h em menos de 10 segundos e, graças à
excelente aerodinâmica e boa estabilidade, você pode nem perceber tanta
velocidade.
Em curvas ela também surpreende. Equipada com
excelentes pneus radiais esportivos e suspensões reguláveis, tem alto
grau de inclinação. Repare nas fotos que, apesar do eixo cardã do lado
esquerdo, a roda não fica exposta do lado direito: há uma bonita balança
de alumínio com sistema de paralelogramo deformável, para garantir a
estabilidade. Na regulagem standard da suspensão (como saiu da
concessionária), a traseira não acompanhou o bom apoio da roda dianteira
em curvas de alta, evidenciando certo desequilíbrio. Porém, há um pomo
do lado esquerdo que permite endurecer a traseira. Fiz isso e a situação
melhorou, apesar de não ter ficado ainda tão rígida como uma Ninja ZX
10R, claro.
O controle de tração, batizado pela Kawasaki de KTRC
(Kawasaki Traction Control), é supremo. Ele não apenas corta a ignição
quando a roda patina, mas inteligentemente alivia a potência antes de a
roda patinar, tudo muito rápido e quase imperceptível, do jeito que deve
ser.
Já o ABS K-ACT (Kawasaki Advanced Coactive-braking
Technology) permite uma pilotagem bem esportiva. Apesar de a pinça
dianteira direita entrar em ação quando se aciona o freio traseiro, o
sistema é modulado. Ela é uma GT e não uma superbike: foi desenvolvida
para ser confortável com acompanhante e bagagens.
Com 155 cv,
controle de tração, ABS, posição de pilotagem confortável, boas malas
laterais, por 76 790 reais, a Concours 14 é uma excelente opção para
cutucar a BMW K 1600 GT e a Honda GL 1800 Gold Wing, quase 20 000 reais
mais caras.
http://quatrorodas.abril.com.br/moto/testes/kawasaki-concours-14-683670.shtml
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